1º de maio – Dia do Trabalho

1° de maio no Brasil

O decreto que oficializou a existência do feriado nacional no Brasil foi criado pelo presidente da República Arthur da Silva Bernardes. O decreto de nº 4.859 estabelecia o 1º de maio como data voltada para comemoração de figuras ilustres e mártires ligados a causa, e de confraternização dos operários.

Após a chegada de Getúlio Vargas à presidência do país, em 1930, a data passou a ser reservada também à divulgação de leis e benefícios criados em prol dos trabalhadores brasileiros.

A data passou a estar em maior medida relacionada a comemorações do que a protestos. Nesse contexto a nomenclatura “Dia do Trabalhador” começou a ser empregada pelo então presidente populista. No Brasil, atualmente, ambas as expressões “Dia do Trabalho” e “Dia do Trabalhador” continuam em sendo bastante utilizadas.

1º de maio de 1940 > houve a instituição do salário mínimo pelo presidente Getúlio Vargas (este deveria garantir que as necessidades básicas da família fossem supridas – saúde, educação, lazer, moradia, etc.)
1º de maio de 1940 > ano em que foi criada no Brasil a Justiça do Trabalho, órgão este responsável pela resolução de questões judiciais que se delimitassem aos direitos dos trabalhadores e às relações de trabalho.
E você, o que acha desse dia? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos.

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas