A Coopbank parabeniza todos os Bancários do Brasil. Você é, e sempre será Essencial. Parabéns!!!!
O Dia do Bancário é comemorado em 28 de agosto de cada ano.
Esta data é para homenagear todos os profissionais que atuam no banco, e sua origem se deve à luta histórica nessa categoria, ocorrida em 1951.
Em alguns estados brasileiros, dias bancários são considerados feriados, assim como Acre e Paraíba.
Continue lendo os artigos a seguir para saber mais sobre datas!
Origem do dia do Bancário
Esta data é a mais longa greve da história deste tipo de organização.
Em 28 de agosto de 1951, após uma manifestação, por conta de uma proposta salarial trivial apresentada pelo governo, esse aumento foi de apenas 20%, e foi decidido que os profissionais entraram em greve.
Na época, os bancários exigiam aumento de 40% e melhores condições de trabalho.
Naquela época, devido à crise econômica, o Brasil vivia um momento de tensão na Quarta República e na sociedade. O governo apontou no índice oficial que o custo de visualização dos bens aumentou cerca de 15,4%.
No entanto, os bancários acharam o índice mais alto, então recalcularam e o governo revisou o próprio índice, que acabou apontando para 30,7%.
Posto isto, os bancários decidiram entregar os braços porque para eles um aumento de 20% é considerado uma “gorjeta”.
No entanto, mesmo com a adesão de vários profissionais de todo o país à greve, eles não resistiram à pressão e aceitaram a proposta do governo.
Somente em São Paulo a classe bancária continuou a resistir às pressões, principalmente do Ministério da Ordem Política e Social (DOPS) e até de outros sindicatos.
69 dias após a greve, em 5 de novembro, o tribunal decidiu que os trabalhadores receberam um aumento salarial de 31%, o que garantiu uma grande vitória para os bancários.
Como resultado desse marco histórico no setor bancário, a greve de 1951 produziu vários sindicatos em todo o país.
Além disso, sob o desafio dos indicadores oficiais do governo, o movimento sindical criou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Pesquisas Sócio-Econômicas (DIEESE) em 1955 com o objetivo de realizar pesquisas envolvendo as necessidades dos trabalhadores.
Greve histórica em 1985
Outro momento de luta nessa categoria foi em 1985.
Em 30 de outubro daquele ano, funcionários da Caixa Econômica Federal suspenderam o trabalho nas agências em todo o país por 24 horas, obrigados a trabalhar 6 horas por dia, e reconheceram a condição de banqueiro.
Desde então, esses trabalhadores foram identificados como poupadores.
A paralisação teve impacto e os colaboradores da Caixa garantiram estas duas conquistas. Em 17 de dezembro, foi aprovada a lei que institui a jornada de trabalho de seis horas.
Como é comemorado o Dia do Bancário?
Conforme mencionado acima, alguns estados brasileiros promulgaram legislação específica para tratar esta data como feriado para o setor bancário.
É o caso da Paraíba (Lei nº 8.939 de 2009) e Akha (Lei nº 3.247 de 2017).
Neste dia, também foram produzidos banners e pôsteres com as palavras homenagear todos os profissionais e celebrar todas as lutas e conquistas históricas.
Além disso, o movimento sindical também organiza eventos culturais como exibição de filmes, shows, cursos e festas noturnas.
Para concluir
Banqueiros de todo o Brasil comemoram o Dia do Banco em 28 de agosto. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que atuam na área, e teve origem em uma luta histórica em 1951. Os trabalhadores da época entraram em greve de 69 dias, exigindo aumento e melhoria das condições de trabalho.
Você gosta do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais!