Como gerir uma empresa? Gestão empresarial, o que é, qual sua finalidade e como aplicá-la?

Para gerir uma empresa é necessário que se acompanhe suas finanças, planejando-as e controlando-as. Essas preocupações são necessárias em qualquer segmento empresarial, independente de seu porte.

Essa importância se fundamenta no fato de haver a necessidade de manter o negócio sustentável, e é justamente o comportamento de administrar os recursos financeiros que garante essa sustentabilidade, que, como sabem todos os novos e antigos empreendedores, deve ser sempre um ponto de grande atenção.

Mas saber nem sempre é sinônimo de conseguir colocar em prática determinadas atituides. A gerência financeira da empresa torna-se uma atividade comumente mais difícil aos donos de pequenas empresas ou aqueles intitulados microempreendedores individuais, isso porque, em geral, em um pequeno negócio, fica mais difícil separar os gastos da empresa daqueles gastos que são individuais.

Sabendo desse erro grave que leva muitas empresas à falência, é preciso que você entenda a importância da gestão financeira e a importância de sua implementação na fase do nascimento do negócio.

Por isso, para dar um start com pé direito em sua empresa que está apenas começando ou mesmo se reetruturando, você precisa primeiramente entender que o sucesso do empreendimento está atrelado a uma atitude: você precisa ter mais capital entrando do que gastos. Ou seja, suas receitas devem ser mais robustas que suas despesas.

Agora vamos entender um pouco mais sobre gestão financeira empresarial? Que tal?

Nos próximos tópicos falaremos um pouco sobre o que é, afinal, essa gestão e como é possível aplicá-la em sua empresa.

 

Gestão financeira empresarial: o que é?

Esse tipo de gestão é a responsável por todas as atividades que se relacionam ao:

planejamento;

administração;

análise financeira da empresa;

Dessa maneira, de uma forma geral, essa gestão tem o objetivo de mensurar quanto uma empresa possui em dinheiro, ou quanto ela almeja possuir no futuro. A margem de lucro e os valores a serem investidos para a execuçãoda tarefas também passa por essa gestão.

É importante ressaltar que, como em qualquer área, aplicar a gestão financeira no negócio requer a utilização de metodologias, relatórios e indicadores diversos, tais como contabilidade de custos; ponto de equilíbrio; projeção de vendas; EBITDA; receita operacional, dentre outras.

 

Gestão estratégica x Gestão operacional

Existem duas formas de gerir financeiramente a sua empresa: a forma estratégica e a forma operacional. A opção por uma das duas vai depender exclusivamente de como você pensa as atividades relativas ao controle financeiro do seu negócio.

A gestão financeira empresarial operacional é aplicada quando o gestor se ocupa em terminar o mês com saldo positivo, tendo em mente a importância de manter as contas em dia.

A gestão financeira empresarial estratégica tem foco no acompanhamento dos indicadores, no planejamento e nas metas e objetivos colocados.

 

Três frentes administrativas na gestão financeira empresarial

Gestão de investimentos: uma das frentes administradas por esse tipo de gestão é a ligada a investimentos. Empreendedores anseiam pelo crescimento do seu negócio, por esse motivo é sempre necessário investir. Investimento inclui aumento da equipe, do espaço físico, dentre outras possibilidades.

O gestor que possui conhecimento sobre sua realidade financeira sabe com maior propriedade naquilo que pode ou não investir. O gestor, além disso, deve projetar o retorno de seu investimento, bem como capital de giro que possui.

Gestão de Crises: Momentos de crises geralmente são repudiados em empresas, mas podem acontecer. Por isso, é necessário que o gestor detenha planos de contingência para casos como esses.

A gestão financeira empresarial modera épocas em que as coisas ficam mais difíceis e tem o papel de ampliar horizontes, ofertando planos e estratégias para superação.

É nesse quadro que entra a gestão das prioridades nas contas a pagar, nos acordos com fornecedores sobre valores de mercadorias e prazos, por exemplo.

Gestão de Caixa no Dia a Dia: nessa frente fica em foco a gestão diária dos recursos disponíveis, como o próprio nome da modalidade apresenta.

 

Como implementar esse tipo de gestão em sua empresa?

Primeiro: aposte em um planejamento estratégico.

Através dele a empresa sabe onde quer chegar. Nele são colocadas as metas.

Além disso, constará nesse documento os riscos de mercado; competitividade e seu potencial no mercado.

Planejamento financeiro e de vendas estarão apoiados nesse planejamento, por isso ele precisa ser completo e sólido.

Segundo: você precisa de organização

As informações financeiras da empresa, todas elas, devem estar detalhadamente expostas e organizadas, para que estejam a mão sempre que necessário.

Todos os pagamentos e saídas de caixa devem estar dispostos;

Vendas realizadas;

Formas de pagamento – incluindo abatimentos nos casos das taxas;

Terceiro: Ferramentas de gestão

É importante possuir um software a disposição, como o excel.

Seja qual for o programa escolhido, opte por algum que seja de fácil acesso e domínio e, além disso, permita um lançamento simples de dados.

Quarto: despesas sob controle!

Quando tudo está detalhado, é mais fácil mensurar aqueles gastos desnecessários. O gestor financeiro é o responsável por apresentar os limites e o teto de gastos, a partir de seu plano financeiro e a par do orçamento disponível.

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