O ramo do crédito consignado reflete um meio de grande potencial realizador de sonhos que, através de seu mecanismo, pode gerar melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Por esse motivo e também por enxergar a demanda e o mercado lucrativo, empresas atuantes no ramo expandem cada vez mais a comercialização desse produto.
Visando esses benefícios, incorre a expansão e busca por esse benefício por parte dessas classes interessadas na aquisição do produto e, além disso, também aumenta o interesse dos empresários para a comercialização e expansão dos negócios ao identificarem vastas oportunidades de lucro e crescimento com a infiltração na área.
Por sua vez, o nosso país é repleto de linhas telefônicas que respondem a uma quantidade expressiva de potenciais clientes dispostos a adquirirem crédito e outros produtos, como é o caso dos empréstimos consignados. A televenda é a responsável por fazer a ponte entre instituições que oferecem esse tipo de produto e clientes que porventura possam estar interessados nos mesmos.
Embora a via telefônica possa ser para alguns clientes, forma duvidosa de aquisição de produtos financeiros, há maneiras que permitem elevar as vendas de empréstimo consignado por meio telefônico
Ainda assim, no momento de começar a vender crédito consignado podem existir certas dúvidas a respeito de qual caminho seguir, principalmente quando essa venda deve ser feita sem o falado “olho no olho” Pensando nisso, listamos alguns passos iniciais que poderão te auxiliar nessa empreitada, caso você seja um vendedor na área ou caso seja um gestor em busca de capacitação para sua equipe.
É preciso ter em mente que, seja qual for o campo de atuação, é sempre necessária uma boa estratégia para o alcance do cliente. Por isso, saiba que uma estratégia apropriada de call center pode resultar no aumento das vendas de empréstimo consignado por telefone. Pensando em estratégias e nesse mercado, hoje vamos apresentar 5 formas de fazê-lo.
1 – Abordagem certeira
Se você pretende alavancar as suas vendas, você não pode sair ligando para toda uma lista, aleatoriamente, a abordagem precisa ser certeira, o que irá tornar o seu tempo mais produtivo e aumentará sua chance de sucesso na empreitada. Por isso, é preciso estudar o perfil ideal do consumidor.
Os clientes que geralmente contratam empréstimo bancário e que tem direito a contratar o produto são:
- aposentados;
- pensionistas;
- funcionários públicos;
Há ainda empresas grandes que possuem convênio com instituições bancárias e que podem disponibilizar a seus funcionários essa possibilidade de produto. Estude as regras!
2 – Faça uma adequada apresentação do produto
É imprescindível objetividade e conhecimento do produto com o qual você ou seus colaboradores estão trabalhando, por isso, em primeiro lugar, estude todas as regras válidas ao produto que você ofertará. A partir daí, invista na formulação de um bom roteiro para atendimento e oferta, que seja claro e objetivo. A apresentação segura pode ser o diferencial para o vendedor que deseja conquistar clientes e, talvez, ser indicado a outros potenciais clientes que tenham interesse na aquisição do consignado.
Seguem alguns passos cruciais para um atendimento de excelência:
- Cumprimente-o e apresente-se;
- Apresente a empresa da qual faz parte;
- Aborde o assunto do empréstimo consignado;
- Saliente as vantagens do produto que você está ofertando (menores taxas de juros em relação a outras linhas de crédito em virtude do débito ser efetuado diretamente no contracheque – fator que gera menos risco à Instituição concedente do empréstimo e número maior de parcelas, o que permite a flexibilização do valor descontado mensalmente – que, lembrando, não pode ser superior a 30% do rendimento líquido).
- Ser claro sobre taxas de juros, prazos, limites e forma de contratação.
O detalhamento de informações permitirá a pessoa do outro lado da linha se sentir mais confortável e segura com o vendedor e, portanto, inclinada a considerar a proposta.
3 – Esteja alinhado à tecnologia
Aliar tecnologias promissoras ao call center é de suma importância para quem almeja aumentar de forma exponencial as vendas de empréstimo consignado.
Faça uso de discadores automáticos, gravadores de chamada, como também de sistemas capazes de realizarem o cadastro do cliente e possam gerir o relacionamento com o colaborador.
4 – Treine e capacite os colaboradores
Para se ter um bom resultado nas vendas de empréstimo consignado, é necessário fazer um treinamento da equipe já que o produto em si, exige uma boa dose de conhecimento técnico, pois as especificidades que o crédito consignado apresentam são inúmeras e é necessário se ter domínio sobre as opções de pagamento, taxas de juros e dúvidas que os clientes possam vir a ter. Um domínio dessas características confere uma credibilidade que pode ser decisiva na contratação ou não do produto.
5 – Entenda de marketing
Outra questão interessante é oferecer a sua equipe embasamento sobre alguns conceitos do telemarketing, pois as vendas por telefone exigem que quem a utilize domine conceitos como: abordagem ativa, perguntas abertas e fechadas, afim de otimizar o contato.
Durante toda a ligação é necessário que se estabeleça uma relação com o futuro cliente para conduzi-lo até a contratação. O objetivo é que ele se sinta atraído pela oferta, e consiga fazer isso demonstrando a materialidade que o valor do crédito pode trazer em sua vida. Exemplos como: um novo carro, uma viagem desejada, reforma na casa podem fazer com que o cliente sinta o produto de uma forma mais concreta . Essas dicas podem ser muito úteis durante a negociação do crédito consignado.