Acompanhar o desempenho da equipe de trabalho é uma maneira bastante eficaz de mensurar como anda a produtividade no interior da empresa. Dessa maneira, é preciso realizar um monitoramento do trabalho dos colaboradores e se ater ao uso de indicadores úteis para empreender uma análise de desempenho correta.
Os Recursos Humanos devem fazer uso desses indicadores e de interfaces tecnológicas capazes de realizarem o acompanhamento e avaliação da a evolução dos funcionários em suas tarefas e em sua produtividade. O processo também permitirá a Identificação das necessidades da equipe em geral, assim como dos colaboradores individualmente.
Listamos abaixo alguns dos principais benefícios encontrados quando do empreendimento da análise de desempenho da equipe. Role para baixo e acompanhe esse conteúdo.
Alguns benefícios da análise de desempenho
Destacaremos a seguir alguns dos benefícios da análise de desempenho:
- Profissionais valorizados, : o crescimento da empresa deve estar atrelado ao crescimento dos colaboradores, portanto, é papel da instituição investir em seus funcionários.
- Equipe sólida/ pouca rotatividade: com as informações conseguidas após a análise de desempenho, a empresa conseguirá uma equipe mais sólida, mais focada no trabalho, menos rotativa e mais imersa na cultura organizacional da empresa.
- Reconhecimento de talentos: a análise de desempenho dos funcionários possibilita a identificação de trabalhos bem executados e da performance de cada funcionário em suas funções e produtividade. O trabalho bem feito faz toda diferença na Instituição e é papel dos líderes, com base na análise de desempenho, reter esses talentos para que continuem a somar com a empresa.
- Capacidades em desenvolvimento: esse tipo de análise permite além da identificação de talentos, também o reconhecimento e aproveitamento do potencial de todos os funcionários — mesmo daqueles que, inicialmente, não pareçam demonstrar capacitação elevada. Quando se conhece as limitações e a capacidade particular de cada colaborador, trabalhar para aprimorá-las fica mais fácil.
- Produtividade elevada: a análise de desempenho auxilia na elevação da produtividade, já que são realizadas correções e ajustes para reduzir os problemas e melhorar o desempenho da equipe. Essas ações de correção – que analisam riscos e reduzem problemas – permitem o desenvolvimento de programas que impulsionam os funcionários e possibilitam o planejamento estratégico, estipulando metas alcançáveis elevadas.
Algumas tendências para a análise de desempenho
Com a finalidade de empreender uma análise de desempenho acertada, é preciso que sejam considerados determinados pontos — caso não seja feito assim, o gestor não poderá utilizar as informações recolhidas de forma adequada.
Mesmo que a avaliação individual seja crucial, é necessário que se analise o todo, ou seja, ir além das partes, apenas. A produtividade e os resultados devem ser analisados como um todo, para isso, nenhum funcionário, de forma individual, deve ser considerado responsável pela totalidade dos resultados apresentado pela equipe na empresa.
O resultado individual apresentado pelos funcionários depende do nível de interações e de contato que cada colaborador possui com seus colegas de trabalho. Por esse motivo, os resultados coletivos devem ser prioridade para a instituição que tem como foco o aumento de sua produtividade e alcance de suas metas.
Veremos a partir de agora algumas tendências para a análise de desempenho.
- Busca por inovação
A concorrência no mundo moderno é avassaladora. O mercado está em constante regime de instabilidade, por isso concorrer é tão necessário. Estamos imersos em um mundo globalizado e na era digital, com acesso constante à informação, presente em todos os canais acessados.
Portanto, com a maior valorização do conhecimento, inovar se tornou indispensável, já que a capacidade de inovação garante a manutenção da competitividade em uma empresa e, por esse motivo, sua existência e sobrevivência no mercado, junto as concorrentes.
O trabalho, em nosso tempo, também não pode ser dividido em funções e partes – como quando as máquinas foram implementadas a partir da Revolução Industrial e cada trabalhador tinha a sua função determinada –, pois por ter se tornado mais complexo, sua divisão se tornou também muito mais complexa. O sistema de trabalho atual parece tomar um rumo onde os setores estão cada vez mais integrados.
É preciso apostar no trabalho unificado da equipe para que todo o conhecimento e capacidade da mesma sejam aproveitados. Inovar, de uma maneira geral, garante a geração de valor para a corporação.
- O feedback
O feedback é uma ferramenta que permite a avaliação o quanto um agente pode influir em todo um sistema e como ele pode se desenvolver.
Eles podem ocorrer em tempo real, mostrando como o desempenho de um algum funcionário influencia nos resultados totais da empresa, se esse funcionário está contribuindo para atingir as metas propostas ou se sua forma de trabalho se adequa ao trabalho de outros colaboradores e a cultura da empresa.
A avaliação é direta e imediata, por isso o feedback possibilita uma análise precisa dos pontos que precisam de correção e melhora. O feedback também conta com a ratificação, ou seja, reafirmação daquilo que deve ser mantido. O feedback é, além disso, uma ferramenta que pode ser utilizada por clientes, além da empresa.
- A avaliação 360º
Nessa análise de desempenho, todos aqueles que possuem algum contato com o funcionário são chamadas a participar.
A subjetividade dessa avaliação garante que gestor possa tirar conclusões variadas sobre vários pontos de vista — por exemplo, um colaborador que não possui boa relação com os colegas provavelmente não será bem avaliado nesse contexto.
Porém, como todos participam, o gestor conseguirá distinguir e comparar informações recebidas, filtrando caso a caso – e se desvencilhando de picuinhas que porventura possam existir.
As falhas pessoas e coletivas são apontadas por essa avaliação.
- A presença constante do gestor
Uma outra tendência na análise de desempenho é o acompanhamento de perto do gestor de Recursos Humanos. Ele acompanha o desenvolvimento dos funcionários visitando suas salas e participando de seu cotidiano sempre que possível.
Essas visitas garantirão que ele observe se as suas estratégias estão sendo aplicadas e se são efetivas. As visitas garantem ainda que o gestor entregue informações concretas a chefia.
Quando o gestor acompanha a equipe, ela acaba por se motivar e entender a importância do andamento do seu trabalho. Além disso, pode ser um momento de feedback dos funcionários para com o gestor.
Além disso, pode configurar ainda uma fiscalização, mas muito informal. O gestor pode utilizar esses momentos para observar a equipe em relação a uso de equipamentos, a convivência, uso das ferramentas disponíveis e mesmo na abordagem com clientes.
- A autoavaliação
Garantir que o colaborador realize uma autocrítica dá a ele maior autonomia. Desenvolve o senso crítico e o poder de considerar as melhores escolhas no cotidiano.
Por isso, o gestor é peça fundamental para o crescimento profissional do colaborador, o que se relaciona diretamente com o sucesso da empresa.
A análise de desempenho te parece útil? Que tal aplicá-la com sua equipe e torná-la mais proativa?
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