Entenda como colocar em prática essa soft skill e se destacar no ambiente de trabalho.
É muito provável que você já tenha ouvido sobre a importância da comunicação assertiva no mundo do trabalho. A comunicação eficiente é a base para que qualquer processo seja bem sucedido, você sabia? Quando é assertiva, a comunicação se torna um método eficiente para a resolução de problemas diversos nas empresas, e, ainda é capaz de tornar processos menos trabalhosos, reduz os ruídos e torna mais eficientes os serviços, o que evita o retrabalho.
Quando se pergunta do que se trata a comunicação assertiva, geralmente a questão é respondida da seguinte maneira: trata-se de uma comunicação feita de forma objetiva, sem muitas voltas e sem erros, o que determina sua eficiência.
E essa resposta está, em partes, certa. Porém, a comunicação assertiva não se relaciona objetivamente somente ao conceito de errado e certo.
A comunicação assertiva, na verdade, diz respeito a uma comunicação que se dá de maneira segura, objetiva e que, sobretudo, não gera dúvidas a quem recebe a mensagem.
Isso quer dizer que, é possível que você se comunique com uma mensagem correta. No entanto, isso não garante que o receptor da sua mensagem vai compreender de forma completa aquilo que você diz, ou seja, podem ficar dúvidas.
No artigo de hoje falaremos sobre a comunicação assertiva e sobre como essa comunicação é decisiva para a melhoria dos processos de comunicação no interior de uma instituição. Vem com a gente!
Comunicação assertiva: o que é?
A comunicação assertiva se relaciona diretamente a ideia de uma comunicação objetiva, clara e segura, que não dá margem para interpretações duvidosas e problemáticas sobre o assunto tratado ao receptor.
A comunicação assertiva tem como método a transmissão de informações com ênfase em conseguir a colaboração de todos com os quais se comunica. Isso se dá a partir da habilidade de se comunicar assertivamente.
Porém, é importante não confundir assertividade com rispidez. Assertividade não é sinônimo de agressividade. Essa associação está errada. O conceito de comunicação assertiva nada tem a ver com agressividade. Quem se comunica de forma assertiva consegue transmitir aquilo que pensa, porém sem nenhum tom ou expressão de agressividade.
Lembre de que o exímio comunicador é aquele que de forma assertiva tem a capacidade de transmitir ideias a partir de palavras bem colocadas, frases bem ordenadas, pensamentos lineares, mas também a partir de gestos que transmitem firmeza, segurança e respeito. Nesse caso, toda a comunicação se dá sem o uso de termos ou gestos agressivos, sem a ocorrência de conflitos ou mesmo desentendimentos.
A comunicação se torna assertiva quando é realizada de maneira clara e não gera ruídos ou dúvidas a quem recebe a mensagem. Para que a comunicação seja ainda mais fluida, é necessário que a pessoa que se comunica também ouça com atenção e calma, enquanto o outro se expressa.
É assim que um canal de comunicação eficiente é construído entre quem transmite e quem recebe a mensagem.
A comunicação assertiva no ambiente de trabalho
A comunicação feita de maneira ineficiente é muito mais comum no ambiente empresarial do que se pensa. Essa falta de capacidade ou vontade de trabalhar a boa comunicação figura entre os principais problemas que mais incorrem em erros de execução de tarefas, o que gera a necessidade de retrabalho e acaba causando desgastes no interior das equipes.
Quando a informação é transmitida de forma incorreta, de forma obscura, ou sem certeza e clareza, os alinhamentos, processos e demandas de uma forma geral acabam sendo realizados de forma incorreta.
Essa falta de expertise na comunicação gera profundos problemas à organização, às equipes e aos gestores, pois os trabalhos mal executados interferem diretamente no alcance de resultados e metas da empresa e, além disso, no desperdício de recursos.
Conforme já mencionado, a comunicação assertiva se baseia na entrega de mensagens de forma transparente e segura. Para tal, o respeito mútuo é a base da mesma, logo, não há espaço para conflitos, uma vez que os comportamentos, gestos e palavras negativas podem ser consideradas as piores expressões para a gerência de qualquer tipo de relação, pessoal ou profissional.
Com a habilidade assertiva desenvolvida, os indivíduos podem se expressar e defender seus direitos de maneira calma, porém com firmeza, sem utilizarem de agressividade ou passividade. Essa segurança e calva é fundamental para o ambiente de trabalho, pois evita estresses e desentendimentos desnecessários, capazes de afetarem o clima organizacional.
A capacidade de se comunicar de forma mais assertiva traz diversas vantagens para um indivíduo, veja alguma delas:
A habilidade, além de outros aspectos, contribui para que haja uma elevação da autoconfiança de quem a desenvolve, Já que questões como inseguranças, reatividades e vulnerabilidades são trabalhadas.
A comunicação assertiva torna a comunicação mais positiva, pois:
- Os diálogos se tornam mais compreensivos, portanto, menos reativos e impositivos;
- Promove diálogos mais honestos;
- Estimula interações respeitosas;
- Permite a transmissão de mensagens sem ruídos;
- Otimiza e torna mais claros os diálogos.
Agora você já sabe o que é comunicação assertiva e o quanto ela é fundamental para um bom relacionamento, principalmente no ambiente de trabalho, que é em muito valorizado quando a habilidade assertiva é desenvolvida pelo funcionário.
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