PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA EMPRESA: como se equilibrar entre estes aspectos?

Dois indicadores são considerados fundamentais em se tratando de gestão empresarial, são eles qualidade e produtividade. Quando uma instituição encontra o equilíbrio entre ambos os aspectos é possível dizer que ela caminha a passos largos para o sucesso. Nesse momento, em sua produção, os recursos são utilizados da melhor forma, e, ao mesmo tempo, a qualidade e a satisfação de seus clientes não fica em segundo plano.

É importante refletir e sempre prezar pelo equilíbrio dos dois aspectos, já que se somente a quantidade e o lucro a qualquer custo são o foco, o empreendedor ou empresário passa a correr o risco de que seus negócios não caminhem de forma desordenada até atingirem um caminho sem volta. Por isso, para evitar ter prejuízos e mesmo vir a falir, é preciso que se pense estratégias que visem elevar a produtividade do time, sem comprometer a qualidade dos serviços ou produtos ofertados aos clientes em potencial no mercado.

Para que você entenda melhor como adotar as melhores estratégias e alcançar o equilíbrio almejado, vamos entender quais são os indicadores de qualidade e produtividade. Para sanar suas dúvidas sobre eles, basta continuar neste artigo, rolando para baixo. Vamos lá?

Indicadores de qualidade e produtividade

Como vimos, para que uma empresa alcance sucesso em sua empreitada é importante que invista na adoção de indicadores de qualidade, porém sem esquecer-se daqueles de produtividade. O inverso também é válido, pois, na realidade, não pode haver sucesso em longo prazo quando ambos andam sozinhos.

Indicadores de qualidade

Os Indicadores de qualidade podem também ser nomeados como indicadores de satisfação do cliente. Através deles, é possível conhecer o grau de aceitação dos produtos e serviços ofertados pela empresa a nível mercado. Há dois tipos de indicadores de qualidade, os de “qualidade” e os de “não qualidade”.

Quando utilizados pelas empresas para medir esses índices de aceitação, são capazes de medir a produção e, ao mesmo tempo, a quantidade de erros, o que resulta na eficácia (termo final), produto dessa comparação entre produção e erros.

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade, por sua vez, dizem respeito à utilização dos recursos de uma empresa para estimular a geração de produtos e serviços. Para que a produção seja otimizada e ocorra sem intercursos, é preciso averiguar todas as etapas referentes a cada processo, para assim verificar se há problemas que possam impactar a produção ou se existe a necessidade de investir em soluções de prevenção para que estes problemas sejam antecipados e não cheguem a ocorrer.

No caso da produtividade, a comparação é realizada entre os recursos investidos e aquilo que foi produzido. Eficiência é o como se nomeia o resultado dessa comparação.

Equilíbrio entre produtividade e qualidade

Para encontrar a fórmula perfeita para o equilíbrio entre produtividade e qualidade é preciso combinar eficiência e eficácia. Ainda que sejam palavras parecidas, muitas possuem significados diferentes:

  • Eficiência diz respeito a realizar as coisas/ tarefas de forma certa e otimizada (produtividade);
  • Eficácia diz respeito a realizar as coisas/ tarefas certas (qualidade).

Embora sejam similares em seus significados, é válido dar entender a particularidade dos dois conceitos, visto que eles farão diferença na hora de ofertar qualidade e gerar satisfação, não somente aos consumidores que estão fora da empresa, mas também aos colaboradores, que fazem a máquina girar e os processos, de fato, acontecerem.

Como atingir o equilíbrio entre a produtividade e a qualidade?

Para se manter firme no mercado, é importante que toda empresa se mantenha em busca de estabelecer esse equilíbrio, mesmo que pareça difícil alcança-lo. Equilibrar os dois aspectos poderá garantir que se destaque em meio a concorrência, que se torna cada vez maior e, além disso, fortalece a marca no mercado, o que fideliza clientes e inviabiliza sua busca por outras marcas disponíveis. Lembre-se que o cliente possui facilidade em buscar outros prestadores de serviços e empresas que ofertam produtos, logo, caso suas necessidades não sejam consideradas, eles não irão pensar duas vezes antes de buscarem novas possibilidades de satisfação.

Pensando na importância dos processos, separamos alguns pontos que podem te auxiliar a atingir em sua empresa o equilíbrio entre qualidade e produtividade.

  • Esteja atento a seus colaboradores e a forma como eles executam suas tarefas e quais tarefas executam.
  • Certifique-se de que seus funcionários estão bem treinados e capacitados a lidarem com as mais diversas situações.
  • Invista em treinamento para que estejam sempre capacitados a unirem em suas estratégias de trabalho produtividade e qualidade.
  • Alinhe sua equipe e garanta melhores processos organizacionais, estratégias planejadas e melhor atendimento.
  • Quando identificar um possível problema ou futuro problema, tome providências prontamente e evite que a situação piore.
  • Atinja o foco do problema para que ele não se espalhe
  • Invista em testes automatizados de identificação de problemas e evite falhas humanas nesse quesito.
  • Busque interpretar os dados a curto, médio e longo prazo.
  • Realize uma avaliação de seus processos atuais
  • Busque prever resultados e avaliar ganhos de produtividade, usando indicadores-chave de desempenho para sua empresa.
  • Avalie a qualidade e a produtividade dos seus colaboradores, considerando a eficiência de suporte ao cliente oferecido por sua empresa, com ênfase na garantia de resolução de problemas em tempo hábil.

Dessa forma, a importância em alinhar produtividade e qualidade se encontra naquilo que você almeja para sua empresa. Quando alinhados, os aspectos permitem que ela evolua, ofereça boas experiências ao cliente e ao colaborados. Além disso, se torne forte referência no mercado em que atua.

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