DREX – Moeda Digital Brasileira
Como vai funcionar o DREX?
O DREX é a versão digital do real, criada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Ele funcionará como uma moeda digital, utilizando a tecnologia blockchain, semelhante às criptomoedas. Aqui estão alguns pontos principais sobre como ele vai funcionar:
Conversão e Uso: Para usar o Drex, você precisará converter reais em Drex através de uma carteira virtual. A taxa de conversão será de 1 real para 1 Drex.
Transações: O Drex permitirá transações financeiras seguras e rápidas, tanto no atacado quanto no varejo. Isso inclui desde grandes transações entre instituições financeiras até compras do dia a dia.
Liquidação Instantânea: As transações serão liquidadas quase instantaneamente, graças à tecnologia de registro distribuído (DLT) utilizada pelo Banco Central.
Segurança e Eficiência: O uso de contratos inteligentes garantirá que as transações sejam concluídas apenas quando todas as condições forem cumpridas, trazendo mais segurança e eficiência.
Verdades e mentiras sobre o DREX
Aqui estão algumas verdades e mentiras sobre o Drex, a versão digital do real:
Verdades:
Não é uma Criptomoeda: O Drex não é uma criptomoeda. Ele será regulamentado pelo Banco Central do Brasil, ao contrário das criptomoedas que são descentralizadas.
Segurança e Eficiência: O Drex utilizará contratos inteligentes para garantir que as transações sejam seguras e eficientes.
Inclusão Financeira: O Drex tem o potencial de promover a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas tenham acesso a serviços financeiros digitais.
Mentiras:
Substituição do Real: O Drex não vai substituir o real tradicional. Ele será uma extensão digital das cédulas físicas, coexistindo com o dinheiro físico.
Eliminação de Outros Meios de Pagamento: O Drex não eliminará outros meios de pagamento. Ele será mais uma opção, coexistindo com os métodos de pagamento atuais.
Desintermediação dos Bancos: O Drex não vai eliminar o papel dos bancos. Todas as operações continuarão sendo transacionadas entre bancos e instituições financeiras.
Saiba mais sobre DREX, clicando no link abaixo:
DREX: o advento do Real Digital em meio a uma Nova Era Financeira
Leia, comente e compartilhe.
Coopbank e você, tudo a ver!
Fonte: Bacen