A partir do dia primeiro de outubro o Pix terá botão de contestação contra golpes

O recurso de contestação no Pix foi introduzido pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de oferecer mais segurança e conveniência aos usuários. Essa funcionalidade pode ser acessada nos aplicativos das instituições financeiras que disponibilizam o Pix, permitindo uma comunicação mais ágil entre o cliente e o banco em casos de eventualidades com uma transação.

– Mecanismo de funcionamento

O botão é exibido juntamente com o recibo ou o registro da operação realizada via Pix.

Ao ativá-lo, o usuário tem a oportunidade de informar sobre anomalias ou falhas no funcionamento, como:

artimanha ou trapaça;

envio para chave incorreta;

quantia diversa da acordada;

cobrança inconsistente.

A contestação não implica na devolução imediata do valor, mas inicia um processo formal de avaliação.

–  Benefícios

Concentra o procedimento em um canal autêntico, integrado diretamente ao aplicativo.

Melhora a proteção e torna mais rápida a identificação de fraudes.

Permite a restituição por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED) sempre que houver evidência de fraude.

Proporciona maior clareza para que o usuário monitore o progresso da solicitação.

O botão de contestação é um recurso desenvolvido para resguardar os usuários do Pix, facilitando o processo de solicitação de revisão em situações de dificuldades.

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Coopbank e você, tudo a ver!

 

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