A comunicação eficiente no home office é possível? Como fazê-la?

Em virtude da Pandemia de Covid-19 a forma como o trabalho é encarado foi extremamente reorganizada. Foi preciso se adequar à necessidade imposta pela doença: isolamento social.

A questão do trabalho gerido home office é uma realidade que muito provavelmente será mantida por muitos segmentos do trabalho em que isso seja possível, vide todos os lados positivos da prática.

Para saber mais sobre este assunto tão abrangente, leia também o artigo: Como trabalhar em Home Office (15.04.2020)

Dentre muitos pontos a serem analisados, a comunicação se coloca como questão essencial, seja entre empresa/chefe e colaborador que atue presencialmente, seja entre os primeiros e colaboradores remotos. Porém a falta de atenção a esse quesito pode ser uma problemática séria principalmente no trabalho não presencial, isso porque muitas vezes a comunicação por esse canal não é clara e objetiva e, dessa maneira, pode incorrer em desentendimentos e erros.

Você pode não saber, mas dentro de uma empresa muitos erros ocorrem em virtude da falta de diálogo apropriado, do medo de questionar e pelo simples fato de não existir uma comunicação que seja objetiva e clara.

Os princípios que norteiam uma comunicação ideal, tanto no meio presencial quanto no meio remoto são iguais, porém, obviamente, há diferenças nas ferramentas a serem empregadas na comunicação.

No post de hoje do nosso blog, separamos algumas dicas para que a comunicação seja eficiente no trabalho remoto. Vamos conferir?

1 – Aposte em ferramentas adequadas e faça bom uso delas

Tecnologia e ferramentas são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho remoto. Não é ideal que você opte por ter aquela reunião importante via chamada do WhatsApp ou Messenger. Por isso, aposte em boas escolhas para interação por vídeo, como o Skype, o Zoom ou o Adobe Conect, por exemplo, escolhas essas que serão decisivas para uma comunicação efetiva e fluida.

É importante também que todo o grupo que está em trabalho remoto domine a utilização dessas ferramentas, então é bacana investir em treinamentos sobre cada uma delas, ou mesmo, as mais utilizadas pela equipe.

2 – Objetivos e expectativas claros

Quando você gerencia pessoas é preciso que seja claro e objetivo sobre o que deseja, ou seja, para uma comunicação efetiva, não há espaço para ‘achismos’. Se algum plano mudou, deixe claro para cada colaborador e de forma direta, preferencialmente em uma reunião em que todos estejam presentes, para que a recepção da mensagem seja confirmada.

3 – Peque pelo excesso e se comunique mais

Se você está na dúvida sobre a comunicação, quanto a sua clareza e quanto a receptividade da mensagem pela equipe, prefira comunicar sempre para mais do que para menos. Melhor garantir que a mensagem foi repassada com clareza do que se omitir e facilitar a ocorrência de erros.

4 – Responda sempre que possível da forma mais rápida

Responder rápido a mensagens encaminhadas, seja por qualquer meio, garante que o trabalho de ninguém seja interrompido por um detalhe ou dúvida que apareça, por isso, opte por responder prontamente aos chamados da sua equipe.

5 – Ligue quando necessário

Há problemas e problemas a serem resolvidos no cotidiano de uma empresa. Há muitos assuntos que podem, facilmente, serem resolvidos por meio de uma mensagem, mas também há aqueles que somente uma ligação pode resolver, colocando os pingos nos ‘i’. Analise sempre a situação que o cerca e considere a melhor forma e comunicação para a questão que se impõe.

6 – Informe sobre sua disponibilidade de horário e sobre a comunicação com você

É muito positivo que sua equipe tenha conhecimento sobre os horários mais propensos para uma comunicação com você e, além disso, ela precisa saber sobre a rotina de horários a qual deve seguir. Por exemplo, se você quer que sua equipe faça contato todos os dias pela manhã informando sobre os seus afazeres, avise o melhor horário para tal e se você prefere reuniões em um período do dia e ligações em outros, deixe isso bem claro para todos.

Gostou dessas dicas? Como tem sido a comunicação no seu home office?

Acompanhe o blog e fique sempre por dentro de assuntos relacionados à área financeira, trabalho e principais assuntos.

 

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