A conduta ética: entenda sua importância no ambiente de trabalho

Para construir uma carreira de sucesso, é preciso que se leve em conta uma série de fatores: são necessários investimento em aperfeiçoamento profissional, alcance de competências, conhecimento das regras para o bom relacionamento interpessoal, dentre muitas outras atribuições necessárias. Todavia, por muitas vezes, os profissionais acabam se esquecendo da importância de considerar posturas éticas no ambiente de trabalho, tão cruciais quanto as habilidades técnicas, que podem ser conquistadas ao longo de uma carreira.
Posturas que consideram valores éticos e morais permitem que as organizações se tornem ambientes mais estimulantes e, portanto, mais favoráveis ao aprendizado, além disso, mais produtivos e propícios aqueles que desejam sempre evoluir em suas carreiras e produzir de forma inovadora. Além disso, aqueles colaboradores que consideram e aplicam a seu dia a dia as práticas éticas no trabalho, costumam ser valorizados no ambiente de trabalho
No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre como são importantes atitudes e posturas éticas dentro das instituições e corporações. Vamos explicar ainda como elas podem te auxiliar a se destacar na sua empresa em meio aos demais colaboradores.
Ética: o que é?
Para pensarmos a ética no interior do ambiente de trabalho é preciso, em primeiro lugar, nos perguntarmos: o que é Ética?
O termo ética é de origem grega e tem como significado “medo de ser”. No ramo da filosofia é o nome dedicado aos assuntos morais.
Na prática, é possível conceber esse conceito de uma forma mais clara percebendo sua aplicação em certas condutas do nosso cotidiano. Podemos usar como exemplo às referências que fazemos ao comportamento de alguns indivíduos em suas profissões, vide os médicos, advogados, empresários, jornalistas, professores, entre outros.
É justamente nesse contexto que se aplicam os termos ética médica, ética jornalística e ética empresarial, por exemplo.

Dessa maneira, a ética pode ser compreendida como o somatório de princípios que conformam a conduta humana baseados nos valores de um um indivíduo ou de um grupo. A Ética não depende de sanções para ser executada, e não sofre influências históricas, por isso ela transcende o Direito e a Moral.

De uma forma geral, é possível afirmar que a ética nos negócios era um tema um tanto incomum, uma vez que as atividades realizadas no interior das empresas estavam geralmente relacionadas à eficiência, aos processos e aos números. Contudo, com a elevação da preocupação com o ambiente de trabalho, com o comportamento dos colaboradores, sua satisfação e saúde, houve um redirecionamento nesse meio da atenção para esse conceito.

A importância dessa conduta no interior das empresas
Condutas éticas são importantes no meio empresarial, uma vez que estimulam:
⦁ reflexos positivos para colaboradores e para a empresa;
⦁ elevação da produtividade;
⦁ o bem estar no ambiente de trabalho;
⦁ o ⦁ desenvolvimento profissional do time;
Para que a ética seja aplicada no ambiente de trabalho de maneira ampla e acertada, ela deve ser um objetivo de todos aqueles que fazem parte da equipe, ou seja, a postura ética deve ser adotada por todos. É preciso que sejam incentivadas práticas respeitosas e honestas entre os funcionários, prezando assim por um relacionamento saudável no meio empresarial. Essas práticas irão contribuir para a construção de uma boa imagem da empresa em meio a seu público consumidor.

A equipe que preza por ações e comportamentos com ênfase no respeito e na cooperação também vê os benefícios de um ambiente de trabalho ético. Construir laços com demais funcionários e aqueles que estão em posição de liderança, elaborar uma reputação positiva e prezar por um ambiente de trabalho no qual predomine a harmonia é extremamente benéfico para a carreira de cada colaborador.

Crescimento no mercado
A competitividade no mercado de trabalho é a cada dia maior, pois cada vez mais pessoas mais qualificadas disputam por vagas cada vez mais escassas. Porém, essa competição só se justifica quando ocorre de maneira saudável entre funcionários, ou seja, quando a honestidade é privilegiada em todas as ações.
É sempre mais interessante sobressair por sua habilidade do que por comportamentos antiéticos que o levem a uma suposta posição almejada. Lembre-se que um comportamento ético não abre espaço para mentiras, menosprezo do trabalho de outrem ou para apropriação de ideias que tenham partido de outros colaboradores.
Comportamentos éticos são, portanto, importantes para que seus colegas tenham confiança em você, mas não só isso, é importante para que a sua empresa saiba que pode igualmente depositar confiança em você e no seu trabalho!

Códigos de ética
O Código de Ética é um somatório de normas que dão orientação às ações de uma determinada classe. Ele impõe condutas às ações que se dão em uma atividade profissional.
Códigos de Ética podem ser:
⦁ profissionais – criadas por conselhos de classe
⦁ empresariais – valores instituídos pela própria empresa
Esses códigos são de suma importância para a determinação das condutas éticas e morais empresariais. E não adianta que eles existam se não são conhecidos, por isso é papel de cada profissional ter conhecimento sobre aquilo que é determinado nos respectivos códigos referentes às suas profissões.
Educação em todos os espaços
As regras do ambiente de trabalho não são tão diferentes daquelas que devem ser aplicadas em nosso cotidiano. Todavia, uma postura considerada inadequada no meio corporativo pode ser vista de forma bem mais negativa…

É importante, quando falamos da postura no meio empresarial:
⦁ Respeitar opiniões contrárias;
⦁ Criticar ideias ou posturas demais com cautela e educação;
⦁ Não invadir a privacidade alheia;
⦁ Não contribuir com fofocas ou comentários desnecessários;
⦁ Conhecer os limites de seus colegas;
⦁ Não falar mal do chefe e de outros colegas;
⦁ Ser cordial;
⦁ Colaborar com os colegas;
Lembre-se: não faça aquilo que não gostaria que fizessem com você!
São atitudes que irão contribuir para a construção e manutenção de um ambiente de trabalho sadio para todos os que nele se encontram.
Obedecendo a hierarquia e as regras dos ambientes
Dentro de uma empresa é crucial que você saiba respeitar as posições hierárquicas. É preciso lembrar da importância de se praticar a subordinação e a obediência às regras. Esses são pontos chave dentro das condutas éticas adotadas pelos profissionais.
Dessa maneira, a conduta ética no ambiente de trabalho deve ser incentivada, porém esse incentivo deve ser feito de maneira leve e de forma a conscientizar a toda equipe que esse é o melhor caminho a ser seguido, pois os benefícios de se seguir os padrões éticos favorecem não só a empresa e sua imagem, mas também os profissionais que nela se encontram e a construção de suas carreiras.
Você é ético em seu ambiente de trabalho? Esse assunto é debatido na empresa na qual você trabalha? Você lidera uma empresa e já falou sobre a importância da ética entre seus colaboradores? Percebeu a relevância dessa conduta para o bom andamento de seus negócios?

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