A importância da disciplina no trabalho: quais os seus principais benefícios e como mantê-la.

A disciplina no ambiente de trabalho supera a entrega de tarefas no tempo ou
data requisitada ou mesmo a fuga das distrações. A disciplina engloba uma
série de ações que o colaborador coloca em prática com foco em aprimorar
sua própria trajetória. Dessa forma, ele consegue trilhar caminhos laborais
mais satisfatórios dentro da corporação.

Com o intuito de trabalhar esse aprimoramento, é importante em primeiro
lugar compreender que disciplina não deve ser encarada como algo que requer
uma eterna rigidez.

Há diversos benefícios notáveis ao colaborador que introduz a sua rotina foco
e organização, o que torna o processo agradável.

Dessa maneira, iniciar uma mudança de hábitos, mesmo que os pequenos, já
se torna um grande passo para que a disciplina laboral seja alcançada.

Para iniciar esse artigo, vamos entender o que é disciplina no trabalho?
Disciplina no trabalho consiste em uma série de hábitos e boas práticas que se
conectam à organização, ao planejamento pessoal e autocontrole. Via de
regra, o conceito de disciplina pode ser observado como “obediência a
preceitos e regras”.
Nesse caso, os ditos preceitos e regras não dizem respeito apenas ao
cumprimento das metas estabelecidas, ao respeito aos horários instituídos ou

aos códigos de conduta internos da instituição. Evidentemente essas são
posturas esperadas de qualquer colaborador, porém ter disciplina supera esses
requisitos.

Ser disciplinado consiste em:

 Ter autocuidado

 Desenvolver e respeitar métricas de produtividade estabelecidas para si

 Construir motivação e segui-la com a finalidade de crescer

 Abandonar hábitos nocivos visando evoluir

A disciplina no trabalho e sua importância
A disciplina no trabalho está totalmente relacionada à qualidade de vida do
profissional. Quando o profissional lança mão de organização e planejamento
em sua rotina, as chances de precisar lidar com imprevistos e situações
estressantes são consideravelmente reduzidas.
Construir bons hábitos e uma rotina são fatores também essenciais, pois geram
uma sentimento de bem-estar e elevam o engajamento. Vale ressaltar que a
disciplina auxilia na prevenção do agravamento de condições psicológicas e
emocionais que resultam em ansiedade e depressão.
O contexto pandêmico atravessado principalmente nos anos de 2020 e 2021
elucida bem esse caso. A pandemia e o risco de contágio impactou
diretamente o cotidiano de trabalho de muitos profissionais que precisaram
adotar o modelo home office como nova forma de trabalho.

A brusca mudança de rotina, fez com que profissionais diversos não
conseguissem manter sua disciplina, já que não estavam mais subordinados a

todo tempo a seus líderes e gestores, logo, esses mesmos profissionais tiveram
sua produtividade impactada. Nesses casos, seu desempenho só dependiam de
sua vontade e foco.

Os benefícios da disciplina no trabalho
Os benefícios da disciplina no trabalho são diversos e podem se dividir
naqueles de curto e longo prazo.

Os primeiros benefícios, ou seja, de curto prazo, incluem aquelas pequenas
modificações no cotidiano do colaborador. A redução de atrasos, por exemplo,
incidem na não ocorrência de descontos na folha de pagamento, o que se torna
muito positivo para o trabalhador, que tem sua saúde financeira preservada.

A mudança também exprime ao profissional a experiência de conviver com
maior rendimento de seu trabalho e menor possibilidades de frustrações e
desistências relativas às tarefas mais difíceis. A disciplina confere
resiliência para lidar com as turbulências cotidianas do trabalho.
Por outro lado, a longo prazo, o profissional fica em destaque para gestores e
líderes da empresa. Com isso, se torna propenso a conseguir atingir cargos
mais altos e promoções.

Algumas dicas para alcançar mais disciplina no trabalho
Após falarmos sobre a disciplina e sua importância no ambiente de trabalho
em termos de benefícios, é possível que se pergunte como colocar em prática
a disciplina em sua vida, tanto pessoal, quanto profissional, e colher os seus
frutos em ambos os nichos.

Confira algumas dicas que preparamos para você!

Mantenha seu tempo organizado
Você com certeza já ouviu a máxima “tempo é dinheiro”. Mesmo que seja um
grande clichê, em termos de disciplina, essa expressão vale, e muito! O
dinheiro a qual nos referimos não é somente o seu, mas também o da sua
empresa.

A gestão do tempo é, portanto, muito importante. Repartir o seu tempo para
alocar as tarefas do dia de maneira eficaz eleva a sua produtividade e permite
uma maior aplicabilidade das metas exigidas. Lembre-se, porém, sobre a
necessidade em se estabelecer um tempo para descanso, exercícios e lazer,
para um bom desempenho psicológico e mental.

Planeje-se

Estabelecer um planejamento para as tarefas cotidianas podem te auxiliar a ter
uma visão ampla do processo de trabalho. O planejamento otimiza o tempo,
evita surpresas, organiza a agenda, e permite mudanças de horários e
cancelamentos sejam incorporados a seu cotidiano, sem grandes
preocupações.
Como você pode ver, o planejamento pode ser decisivo para que um dia seja
considerado produtivo e para que eventuais problemas sejam contornados com
facilidade.

Resultados a longo prazo como foco
A disciplina tem a ver muito a ver com pequenas mudanças, de curto prazo.
Essas pequenas mudanças são capazes de nos levar a resultados de longo
prazo, por isso é importante focar nos mesmo, para que se saiba para onde

você está indo e como deseja chegar lá (ou seja, nos seus resultados). Para
construir esse caminho mentalmente, construa uma meta profissional:

 Desejo receber uma promoção;
 Quero trabalhar para conseguir um maior salário;
 Quero lutar por uma transferência para agência de maior porte da
região;
 Quero ser transferido para a agência situada fora do meu país;
 Me interesso por liderar uma ou mais equipes e participar da gestão;

Independente do seu objetivo de longo prazo, a disciplina é o primeiro grande
passo a constituir quando se almeja conseguir alcançar algo. O foco naquilo
que deseja obter faz com que se torne mais disciplinado.

Busque se concentrar
Se concentrar é primordial, mas nem sempre é fácil. Há muitos elementos que
podem fazer com que o colaborador perca a concentração, que vão desde
questões pessoais e psicológicas até físicas.

A falta de concentração, no entanto, não está ligada somente ao trabalhador.
Há muitas vezes em que, o ambiente de trabalho não colabora, e possui
condições desfavoráveis à concentração.
Por esse motivo, é preciso colocar em prática adaptabilidade e flexibilidade
nesses locais – seja em home office, no escritório ou mesmo na rua –.
Importante buscar maneiras de diminuir os elementos que reduzem sua
capacidade de concentração, tais como barulhos ou estímulos visuais. Caso
contrário, busque alternativas de ambientes.

Objetivos definidos

Você precisa se perguntar sempre aquilo que busca para vida profissional. Há
uma série de opções que visam construir uma carreira de sucesso, o que
incorre em fazer escolhas e balizar objetivos.

Pense que é crucial que esses objetivos sejam palpáveis. Você não pode, por
exemplo, visar se tornar um chefe de equipe em 8 meses se você acabou de
entrar na mesma. Considere os fatores tempo, esforço e visibilidade, que serão
favorecidos pela disciplina no trabalho.

Construa a sua rotina e respeite-a
Crie uma rotina, siga-a e mantenha os seus hábitos e atividades. É importante
evitar ao máximo se desviar de tais compromissos. A rotina engloba todas as
suas atividades, inclusive aquelas que não englobam trabalho, mas englobam
lazer e afazeres diversos – sono, atividades físicas, alimentação, cuidados
médicos – muito importantes para o bom funcionamento da nossa mente e
corpo. É preciso que tudo se alinhe quando construir a sua rotina, e por serem
todos necessários, é importante não fugir de nenhum desses afazeres, sempre
que possível.

A pessoa disciplinada e suas características
Há diversas soft skills que apontam para uma pessoa disciplinada. A partir da
mudança de hábitos comportamentais, podemos ver em pessoas disciplinadas
as seguintes características:

1. Pontualidade: a pontualidade inclui respeito aos horários, aos prazos,
aos compromissos diversos com o trabalho e mesmo com a vida
pessoal. Para ser pontual é necessário trabalhar com estimativas,
horários e tarefas condizentes com o cotidiano, para que não haja
frustração.

2. Foco: o foco se relaciona diretamente à concentração, e é peça-chave
para o colaborador que busca elevar e colocar em prática a disciplina no
trabalho. Para ter foco é preciso livrar-se de distrações durante a rotina,
o que inclui redes sociais e assuntos paralelos. Para desenvolver o foco
é possível buscar e aplicar técnicas, como a Pomodoro, por exemplo.

3. Persistência: vencer obstáculos, perseverar, lutar, levantar após cair,
todos esses são sinônimos de persistência. Ela é o primeiro estágio
da disciplina. A persistência garante que tarefas difíceis não sejam
abandonadas e marcam e delimitam a força de vontade.

4. Autocontrole: essa característica garante o controle do impulsos, o
foco e a capacidade de concentrar-se. O autocontrole, permite que
distrações sejam ignoradas e objetivos sejam mantidos, mesmo quando
há interrupções durante o dia.

O desenvolvimento da disciplina não deve deixar de ser trabalhado quando
você deixa de ser criança. Atitudes que antes eram cobradas por seus pais ou
responsáveis devem continuar a serem cobradas por você para si mesmo após
atingir maioridade. Foco, organização, resiliência, autocontrole são
habilidades de grande importância para seu desenvolvimento durante toda a
vida.

Busque por disciplina e veja o quanto ela pode ser benéfico ao seu
desenvolvimento pessoal e laboral.

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