O termo “proatividade” está em alta. É muito comum aos recrutadores se depararem com o termo em currículos ou com a menção a essa característica pelos candidatos durante a fase de entrevistas. Mas, afinal, o que é ser proativo no trabalho? Em primeiro lugar, é preciso destacar que aqueles que querem crescer profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho deve ter essa característica como essencial. Essa uma qualidade muito buscada pelos recrutadores quando desejam contratar novos colaboradores.
O profissional proativo possui atitude e tem a capacidade de solucionar problemas por conta própria. Ser proativo gera iniciativa, desenvolvimento pessoal e destaque em meio à equipe.
Se você quer entender o que significa ser proativo e como isso pode te auxiliar a construir uma carreira em progressão, arrasta pra baixo e continue com a gente neste artigo.
O que é ser proativo?
A pessoa proativa tem a capacidade de antecipar situações e está apta a lidar com estas mesmo antes de ocorrerem. Dessa forma, os problemas são antecipadamente pensados e são planejadas soluções para eles de maneira independente, sem que ninguém tenha que dizer o que fazer.
O colaborador proativo não aguarda por ordens para agir, ele dispõe de atitude para criar projetos inovadores por iniciativa própria, que poderão auxiliar a empresa em seu crescimento. Este tipo de profissional está sempre pronto a auxiliar seus colegas sem necessidade de que seja solicitado. Ele estuda, se aprimora e busca se destacar em vistas de crescer profissionalmente.
O profissional proativo também está constantemente se aprimorando, estudando e treinando para se destacar em sua área. É alguém que está sempre em ascensão profissional, muito à frente dos seus colegas de trabalho.
Há limites na proatividade?
Sim. Há. Embora esta seja uma qualidade muito positiva e procurada, a proatividade também possui seus limites. É preciso ter cuidado para que as tomadas de decisão e iniciativa no ambiente de trabalho não se tornem atitudes de inconveniência, que acabem atrapalhando seu desenvolvimento profissional e mesmo a equipe.
A proatividade exagerada pode gerar desconforto e incômodo perante seus colegas. Isso acontece porque as pessoas tendem a ficar receosas quando alguém quer mostrar serviço ou chamar atenção todo o tempo. A proatividade deve gerar resultados e não apenas reconhecimento.
Para que os limites não sejam ultrapassados, esteja atento aos pontos a seguir:
Sempre ofereça ajuda, mas se for necessária.
Ser proativo quer dizer contribuir sempre que for realmente necessário. Se há algum problema que não foi notado na empresa, aponte-o e ajude a solucioná-lo. No entanto, se não há nada a ser solucionado, não busque se movimentar apenas para mostrar serviço.
A busca por soluções para problemas que não existem é um erro grave que pode incomodar e muito seus colegas e superiores.
Se mantenha no seu “quadrado”.
Emitir opinião sobre questões que não são da sua alçada pode se tornar uma dor de cabeça. Além de parecer que você quer atenção a qualquer custo, tudo o que você falar poderá ser desconsiderado ou relegado a segundo plano.
Não invada áreas em que seu conhecimento é superficial, não dê palpites incipientes. O ideal é transitar em seu campo de conhecimento e responsabilidade e garantir que cada um faça o seu trabalho.
Seja você.
Lembre-se: não é necessário chamar a atenção pra si todo o tempo, afinal, o destaque vem quando nos comportamos de modo a inflar nossos números. Seja você e respeite seu processo e personalidade. Invista em momentos certos com atitude para resolver um problema ou realizar uma tarefa. Você irá se destacar de forma natural.
Proatividade no trabalho, como?
Já falamos sobre o que não deve ser feito, agora é o momento de entender o que fazer para ser proativo no trabalho.
A seguir, você verá alguns exemplos que poderão te auxiliar a se tornar uma pessoa com mais iniciativa no mercado de trabalho:
Siga ordens, mas nem sempre espere por elas.
Iniciativa é uma característica máxima para um profissional proativo. Não espere sempre que seu chefe lhe delegue atividades ou tarefas. Tome as rédeas das situações e adiante as tarefas em atraso ou paradas antes mesmo que lhe solicitem. Identifique problemas e pense em possíveis soluções para os mesmos.
Invista tempo em si mesmo. Priorize seu crescimento.
O colaborador preocupado com ascensão profissional constantemente investe em si. Isso pode ser feito através de palestras, treinamentos, cursos profissionalizantes ou pós-graduação, por exemplo. Sua qualificação certamente abrirá portas.
Invista em pontualidade.
O colaborador proativo está sempre apto a ajudar. Assim, seja sempre pontual no seu trabalho e antecipe os momentos em que será requisitado para alguma atividade ou tarefa, estando sempre preparado para ser acionado.
Dedique-se a conhecer a empresa.
Possuir um bom relacionamento com seus colegas e superiores é crucial para o profissional que deseja se destacar. Ter conhecimento sobre a estrutura da sua empresa e sobre o seu funcionamento garante que algumas decisões sejam tomadas de maneira independente, o que sugere dedicação e comprometimento por parte do profissional com relação a sua empresa e função desempenhada.
Diga somente o necessário.
Você deve falar sobre o que domina, sobre sua área de atuação. É nisso que deve investir e não em opinar sobre tudo o que imagina conhecer ou dominar. Ser proativo não é ser invasivo. O profissional proativo é objetivo e direto em suas objeções e ponderações e por isso se destaca. Nesse sentido, evite ser prolixo em suas abordagens e sugestões.
Além de tudo o que falamos acima, é muito importante que você tenha foco em ser sempre melhor naquilo que foi contratado para fazer. Ofereça os seus melhores pontos e invista em melhorar seus pontos negativos. Isso te tornará um ótimo profissional e, principalmente, te tornará um profissional requisitado em sua empresa e equipe.