O mundo corporativo está em constante renovação.
O que constitui esse novo mercado é o conjunto de inovações e mudanças que surgiram ao longo dos últimos anos.
Essas mudanças foram decisivas para que colaboradores de todas as áreas precisassem se readaptar e renovar seus conhecimentos.
A busca pela atualização tem como objetivo estar sempre um passo a frente do concorrente para a conquista de uma vaga, uma promoção ou mesmo para buscar oportunidades melhores.
Toda essa conjuntura apresentou uma variedade de novas competências profissionais que passaram a ser exigidas para a contratação de novos colaboradores.
Essas competências são, portanto, essenciais para aqueles profissionais que almejam alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho atual, diariamente novo e mais tecnológico.
Que competências são essas? Como faço para desenvolvê-las?
No artigo de hoje a COOPBANK vai te apresentar tipos de competência profissional que se encontram no topo da lista para que você se destaque no mercado de trabalho.
Competências profissionais: o que isso significa?
A palavra “competência”, em alguns dicionários pode ser definida como o conjunto de saberes, conhecimentos, habilidades, assim como a capacidade de fazer algo; aptidão para realizar alguma coisa.
Quando pensamos nas competências profissionais, ou seja, quando especificamos o uso do termo para o contexto empresarial, o termo adquire um significado mais amplo.
Para Heneault e Zarifian (2003), a competência profissional pode ser definida a partir dos seguintes pontos:
- A tomada de iniciativa e responsabilidade do profissional frente a situações com as quais precisa lidar;
- Uma inteligência de ordem prática que tem sua base nos conhecimentos adquiridos pelo profissional;
- O compartilhamento de desafios e a faculdade de mobilização;
Nesses pontos, a competência profissional passa por uma flexibilização que ocorre frente a individualidade dos indivíduos. Dessa maneira, uma empresa pode ter colaboradores competentes, porém tendo todos eles perfis antagônicos. Esses múltiplos perfis são visos como pontos extremamente positivos para as organizações.
É fato que um time variado oferece desempenho muito mais alto frente a resoluções de questões distintas. As distintas habilidades e competências são a receita para a oferta de serviços de qualidade, para o aumento dos numerais relativos ao lucro e para a inovação e solidez da marca frente aos concorrentes.
Afinal, quais as competências profissionais figuram como as mais exigidas pelo mercado na atualidade?
Há 3 tipos de competências a serem avaliadas por recrutadores:
- Competências Organizacionais: visão estratégica, capacidade de realizar trabalho em equipe, visão sistêmica, entre outras.
- Competências Técnicas: domínio em informática, em ferramentas específicas (Excel, Software erp, Outlook, Power Point), proficiência em inglês, entre outras.
- Competências Comportamentais: flexibilidade, poder de criação, caráter inovador, comprometimento, entre outras.
Com a finalidade de optar pelos melhores colaboradores possíveis, os responsáveis pelo recrutamento devem considerar os 3 tipos de competências para efetuarem a contratação de funcionários. É preciso buscar por mais que apenas a competência técnica, já que esta não é mais o único quesito de relevância para estabelecer um time de sucesso.
Focaremos agora em algumas competências específicas que vem sendo cada vez mais exigidas pelo mercado quando o assunto é preencher vagas. Veja algumas a seguir:
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Domínio de novas tecnologias, técnicas e tendências
Os profissionais precisam se manter atualizados aos principais produtos e tecnologias lançados no mercado. É preciso investir em cursos e formação para que saibam utilizar as ferramentas que prometem inovar e otimizar os processos em suas devidas áreas de atuação.
A empresa ganha, pois não precisará lidar com tantos desafios e dificuldades com a implementação de novas ferramentas e softwares nas rotinas organizacionais. O domínio das mesmas permite que o processo de integração tecnológica seja mais ágil, eficiente e facilitado.
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Constante atualização
O conhecimento sobre a área em que atua por si só, não é suficiente. A atualização constante é indispensável para que um profissional seja bem visto no mercado de trabalho. Dissemos acima e repetimos: o mundo corporativo está a cada dia mais em constante modificação. Sua inovações são muitas e cada vez mais constantes, por isso é importante que os profissionais acompanhem esta nova era.
É preciso que o profissional se aperfeiçoe com o auxílio de cursos, palestras, eventos e outras atividades auxiliem em seu crescimento e aprendizado e atualização profissional. Desse modo, ele estará apto a agregar mais valor ao seu papel na organização.
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Comunicação e relacionamento
Comunicação objetiva e direta é fundamental para que o ambiente de trabalho seja saudável, por isso é preciso colocar esse tipo de comunicação em prática. Esse tipo de comportamento é um dos requisitos mais procurados pelas organizações.
A dificuldade de se comunicar ou de relacionamento com gestores e a equipe pode ser um empecilho ao bom funcionamento do clima organizacional de uma organização, além disso pode afetar negativamente a entrega de resultados. Desse modo, é crucial que os profissionais trabalhem sua capacidade de comunicação, que deve ser sempre clara e direta.
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Capacidade de trabalhar em equipe
Tem a capacidade de trabalhar em equipe é crucial para garantir que os resultados serão alcançados. Dessa maneira, muito possivelmente todos os colaboradores dividirão as responsabilidades e metas, o que dificultará que um ou mais componentes sintam-se sobrecarregados.
Essa capacidade bem trabalhado por todos os membros da equipe tornará o clima organizacional da empresa mais leve e reduzirá os conflitos, o que resultará em índices e resultados mais satisfatórios. Portanto vale trabalhar essa capacidade e explorá-la em seu dia a dia ou em um próximo processo seletivo.
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Ter o globo em vista
É necessário estar antenado sobre as mudanças econômicas, sociais e políticas que ocorrem por todo o globo. Lembre-se que falamos de um mundo extremamente globalizado, logo, de posse desse conhecimento, poder ser possível perceber mudanças que terão impacto em sua empresa.
Lembre-se que entram nesse horizonte modelos de negócios, tendências e fatores de produtividade..
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Automotivação
Antes de esperar motivação que parta do seu líder, é preciso investir em motivação própria é essencial nos dias de hoje. Essa competência permite ao profissional buscar em si mesmo a motivação exercer sua função na empresa da melhor forma possível. Com essa competência o colaborador sozinho pode:
- manter o foco;
- alcançar objetivos;
- buscar melhores resultados;
- comprometimento com seus resultados;
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Equilíbrio emocional
O mercado de trabalho está cada vez mais desafiador, o que o torna um ambiente propício a competição. Por esse motivo, gestores buscam profissionais que consigam manter o equilíbrio emocional e que não permitam que problemas pequenos afetem a sua atuação, já que há uma pressão constante no ambiente corporativo que pode trazer agravos psicológicos aos colaboradores, como, por exemplo, a ansiedade e o estresse.
Por isso, os recrutadores buscam cada vez mais colaboradores que consigam lidar com a pressão, e com a capacidade de equilibrar suas emoções em meio aos problemas comuns no dia a dia do ambiente de trabalho.
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Inovar
Os profissionais que possuem a capacidade de apostarem em novas ideias são constantemente procurados por recrutadores. Sua capacidade em inovar é frequentemente reconhecida quando o mesmo a coloca em prática no interior das empresas. Renovar ou inovar é a competência ideal para que determinados obstáculos sejam resolvidos, além dos próprios imprevistos que estão presentes de forma diária nas empresas.
E você? Em quais competências vem trabalhando para crescer profissionalmente? Quais tem colocado em prática no interior da sua empresa? Conta aqui nos comentários.