Quer construir uma carreira no mercado financeiro?
Confira essas 5 possibilidades que separamos pra você!
Uma das áreas mais almejadas entre a juventude universitária é a área do mercado financeiro, isso acontece porque as possibilidades são inúmeras nesse meio para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. Afirmamos, é possível ter sucesso e boa rentabilidade apostando nessa área!
Fica aqui com a gente e confira um pouco mais sobre o assunto.
Cursos voltados para o mundo dos números, como os de Administração, Economia, Matemática, Engenharias, Física e Ciência Contábeis, por exemplo, podem abrir portas para a construção e atuação no mundo financeiro.
Carreiras podem ser construídas em instituições privadas e públicas, com análise de crédito, análise de riscos e
investimentos, auditorias, dentre muitas outras atividades que podem ser exercidas no ambiente de trabalho que envolve finanças.
Nós da COOPBANK que já atuamos no mercado financeiro há bastante tempo, sabemos das inúmeras possibilidades que vem aparecendo para quem deseja atuar nessa área e separamos para você que deseja entrar no meio ou se manter atualizado, 5 principais carreiras desse tipo de mercado.
Se você já atua na área e quer ampliar sua atuação ou se você almeja construir uma carreira na área fique ligado nas profissões que separamos e no seu potencial de crescimento apostando nelas.
Fique ligado ainda nos salários médios para cada uma delas com base em sites como a Glassdoor, por exemplo.
1. Analista de Crédito
O crédito é uma das principais formas de transação econômica de nossa sociedade, é por esse motivo que essa profissão tem sempre espaço no mercado.
O que faz um Analista de Crédito?
Recolhe e analisa informações financeiras e econômicas de pessoas jurídicas e pessoas físicas que tenham interesse na aquisição de alguma linha de crédito.
As empresas que mais ofertam vagas de emprego nesse segmento são as agências financeiras e os bancos.
As formações desejáveis pelos conhecimentos que podem ser adquiridos para ocupar uma vaga de Analista de Crédito são em Administração e Economia.
Essa carreira também sugere a necessidade de uma fluência da língua inglesa já as empresas que atuam com crédito geralmente estão em conglomerados internacionais e esse domínio podem ampliar as oportunidades do profissional que visa a área.
O salário para um Analista de Crédito pode chegar 6.900,00 reais mensais para cargos mais altos e geralmente tem início com ganhos de 1.700,00 reais.
Leia Também >> 10 Dicas Valiosas Para Quem Quer Trabalhar No Mercado Financeiro Como Trainee
2. Trader
Um Trader atua no ramo de investimentos, o que pode ser feito em proveito próprio, investindo seu próprio dinheiro ou através de uma empresa, investindo e negociando o dinheiro da mesma.
Seu trabalho é o de vender e adquirir ações, além de outros ativos que são negociados na bolsa de valores com o objetivo de deter ganhos em um curto espaço de tempo.
Os conhecimentos adquiridos nas Engenharias e na Contabilidade costumam ser muito úteis aos profissionais que optam por essa profissão, isso porque há a necessidade de se analisar dados e de fazer o seu balanço, bem como é
necessário analisar as oscilações do mercado financeiro.
Um Trader autônomo pode ter um lucro mensal com grande oscilação, visto que depende diretamente das ações adquiridas e de suas oscilações no mercado.
Já o Trader fixo em uma empresa, por sua vez, pode chegar a faturar até 27.000,00 em cargos mais altos, mas possui uma média de 4.000,00 mensais.
Leia também: CPA 10 e CPA 20 – As Certificações São Obrigatórias?
3. Analista Contábil
A atuação desse profissional é crucial para o bom funcionamento financeiro de qualquer empresa, afinal, ele será o responsável por analisar gastos e lucros da instituição, além de conhecer todo o patrimônio da empresa.
Atribui-se a ele a função de elaborar balanços e relatórios, organizar recibos e prezar para que os impostos e a documentação da empresa estejam em dia, garantindo bom posicionamento com a fiscalização.
Para lidar com esses documentos oficiais é necessário que o profissional tenha conhecimento sobre legislação tributária e fiscal.
Ciências contábeis ou Ciências Econômicas são ideias para quem deseja atuar nessa área. Para atuar nela é preciso dispor de registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade e estar apto junto ao Conselho Federal de
Contabilidade, como o Programa de Educação Profissional Continuada.
Ganhos para profissionais com formação técnica variam entre 1.000,00 e 1.900,00. Aqueles que dispõe de educação superior podem ganhar até 10.000,00 em cargos mais altos e 3.300,00 reais em cargos menores.
4. Analista Financeiro
A rotina de finanças da empresa fica a cargo deste profissional. Suas atividades incluem pagamento de impostos, de serviços contratados pela empresa, além de despesas, análise de entrada e saída do caixa, projeção de lucros e recebimento de montantes.
Este profissional deve se ater a otimização de processos econômicos que envolvam e sejam de interesse da empresa, o que inclui: corte de gastos, busca por estratégias para alcance de maiores lucros e avaliação de investimentos, por
exemplo.
Profissionais da área de Administração, Matemática Financeira e Contabilidade podem ter espaço nessa área, que costuma exigir para uma progressão de carreira cursos de pós-graduação ou cursos de atualização na área.
A obtenção de um Master Business Administration (MBA) é crucial para o destaque do profissional e construir carreira no mercado financeiro.
Um analista financeiro júnior já conta com ganhos de 3.600,00 reais mensais em muitas empresas, assim como um profissional máster pode ganhar um montante entre 7.000,00 e 9.000,00 reais.
5. Analista de Investimentos
Esse profissional orienta seus clientes ou sua empresa para que operem investimentos vantajosos para si. Esse analista analisa oportunidades de negócios com base em análises de mercado.
O profissional da área pode atuar em dois ramos:
O técnico, que se dá a partir da aprovação em exame específico (CNPI-T);
Já o analista fundamentalista deve prestar o exame CNPI;
O pré-requisito para ambas as provas é o CB, exame inicial que se chama Conteúdo Brasileiro.
Prestando todos os exames o profissional se torna analista de investimentos sênior.
A média salaria varia entre 2.300,00 para iniciantes e 10.000,00 reais para
cargos mais altos.
Fica claro que o mercado financeiro é diverso e cheio de oportunidades que garantem boa remuneração. Porém, para conseguir se posicionar nele é preciso que o profissional invista em qualificação e sempre se aprimore, busque dominar idiomas (na maioria dos casos) e, principalmente, obtenha conhecimento avançado em gestão e finanças.
Existem muitos cursos oferecidos em plataformas online que pretendem dar um UP nos conhecimentos sobre o mundo financeiro.
Invista em qualificação!