Colaborar no interior da empresa: como essa postura pode ser decisiva para geração de valor e melhores resultados

Entender o que fato consiste em colaborar no interior de uma empresa é algo que pode ser definidor para que o sucesso seja alcançado, nos mais diversos segmentos que a compõe.

Mas, o que queremos dizer com colaborar?

A colaboração surge a partir da união e harmonia entre membros que compõe o corpo colaborativo da empresa.

Ou seja, colaborar significa unir stakeholders, gestores e funcionários em suas mais diversas funções em prol de todos os principais objetivos que se espera alcançar com aquele negócio.

A ideia principal é a de que o somatório das forças acarreta no alcance de resultados mais satisfatórios.

Quando a cooperação é incentivada entre os profissionais há, sem dúvidas, um grande impacto na imagem, valor e, principalmente, capacidade de competição da empresa entre as demais no mercado.

A época em que vivemos, de um mundo cada vez mais digital, exige que o material humano seja cada vez mais valorizado e trabalhado, por isso a ideia de cooperação e vínculo entre os membros de uma empresa são tão importantes para o sucesso.

Então, se você tem ou gerencia uma empresa e deseja que ela seja competitiva no cenário global, invista em seu material humano, promovendo integração e o foco de todos em um mesmo objetivo.

Para tornar todo esse processo mais inteligível a você leitor, separamos o assunto em tópicos que você poderá acompanhar rolando para cima! Quer saber um pouco mais sobre colaboração nas empresas e seus efeitos? Fica aqui com a gente!

Colaborar nas empresas? O que é isso?

Com a colaboração nas empresas entende-se que o ideal é o de união, engajamento e abordagem cooperativa com o intuito de atingir os objetivos comuns ao negócio.

Esse processo se dá através de:

  1. Visão em comum
  2. Apoio mútuo
  3. Compartilhamento de metas
  4. Estímulo ao trabalho em equipe

Portanto, se anteriormente, por tradição, o ambiente de trabalho estava relacionado única e exclusivamente a um espaço de pressão e competitividade entre colaboradores, essa visão, hoje, está ultrapassada.

A performance passa a ser o foco e, por esse motivo, os conceitos ultrapassados foram substituídos por uma visão de que o engajamento e a união são muito mais eficazes quando o assunto é performance.

Por isso, colaborar e cooperar são as novas tendências!

O capital humano continua sendo a essência das relações entre colaboradores, fornecedores e público consumidor. Evidenciando essas relações percebe-se a importância da colaboração em todos os níveis para o sucesso de qualquer negócio.

Desafios dessa estratégia

Pode não parecer, mas há uma série de desafios a serem enfrentados quando se fala na adoção da estratégia de colaboração nas empresas.

  1. Objetivos confusos

Um problema grave a ser enfrentado em matéria de colaboração diz respeito a falta de clareza quanto aos objetivos almejados pelo negócio.

Geralmente esse problema se dá quando os gestores não possuem a capacidade de abordarem de forma objetiva os alvos a serem perseguidos por todos os colaboradores.

Logo, as metas não são discutidas e apresentadas com a propriedade necessária e por esse motivo se tornam confusas ou diferentes para cada membro.

Para que isso não ocorra é necessário que sejam balizados de forma exata metas e objetivos. Além disso e mais importante, devem ser expostos de forma clara, com uma comunicação igualmente clara.

Mas, a comunicação também pode ser um problema, sabia?

  1. Comunicação deficitária ou ineficiente

Esse é um dos principais problemas a serem enfrentados em uma organização com uma proposta integradora. Uma comunicação que deixa a desejar pode gerar graves problemas de interpretação das ações a serem tomadas.

Para que a comunicação funcione de forma efetiva em um espaço colaborativo é necessário que se invista em comunicação livre e acessível em sua íntegra a todos os membros.

#ficadica: Um outro fator importante no que tange a comunicação é a utilização de ferramentas interativas, capazes de promoverem uma circulação ampla e eficiente entre todos os membros da equipe.

  1. Competitividade

É preciso que os colaboradores percebam, através do incentivo da empresa, que a mentalidade colaborativa e de trocas é vantajosa para todos os membros.

Por muito tempo o interior das empresas foi visto como ambiente de competição acirrada, por esse motivo, é necessário que essa cultura seja desconstruída.

  1. Opiniões díspares

Equipes são formadas por profissionais diferentes.

Antes de tudo por pessoas com formações diferentes tanto no meio corporativo quanto em suas trajetórias pessoais.

Por isso, é comum que opiniões divergentes surjam e é por isso que os gestores e líderes devem estar preparados para lidarem com esses conflitos de modo a saná-los da melhor maneira possível.

O que um ambiente colaborativo oferece?

  • Produtividade elevada
  • Engajamento
  • Integração entre áreas da empresa e equipes
  • Inovação
  • Conhecimento compartilhado

Como instaurar um ambiente colaborativo na empresa?

Mudança estrutural: comunicação e circulação de pessoas deve ser o foco desse tipo de empresa, por isso, foque em promover um ambiente propício a isso. Afinal, as ideias só podem circular dessa maneira.

#Organogramas #espaçosfísicos #ambienteflexível #responsabilidadesdivididas são fatores que devem ser pensados para que tudo funcione da melhor maneira possível.

Objetivo e propósito comuns: uma cultura colaborativa exige que todos os membros que a compões saibam para onde devem e estão remando. Por isso, aposte em deixar claro quais são as missões, valores e objetivos do negócio.

Invista em ferramentas

Se a comunicação é fator essencial, como já falamos acima, você precisa investir em ferramentas tecnológicas que possibilitem isso.

São muitas as opções que podem tornar o ambiente colaborativo ainda mais eficiente em termos de comunicação: videoconferências, redes sociais de negócios e plataformas voltadas para a gestão de tarefas.

Invista na cultura colaborativa

Para eu o meio colaborativo se desenvolva é preciso que as ideias circulem, por isso, invista em espaços abertos, reuniões e eventos que promovam feedbacks e trocas entre os membros!

O conhecimento e experiências precisam circular para que de fato se viva uma cultura de cooperação.

Para que se viva um ambiente colaborativo é preciso que sejam evocadas uma série de práticas como as que vimos nesse breve artigo.

Você conhece ou trabalha em uma empresa que já adota essa estratégia?
Conta aqui embaixo!

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