Como lidar com as emoções no trabalho?

 


Lidar com as emoções pode parecer algo bastante complexo em qualquer situação da vida. O ambiente de trabalho compõe uma parte importante da vida da maioria das pessoas, por isso é importante saber dominá-las e utilizá-las da forma mais inteligente possível também nesse ambiente.

Em nosso cotidiano passamos por situações que podem parecer uma prova que visam testar nossos comportamentos, emoções e sentimentos. Dessa forma, é de suma importância lidar também com essas “provas” quando elas ocorrem no ambiente de trabalho:

– um chefe que delega muitas tarefas quando você já não dá conta do que já estava agendado;

– um colega muito próximo demitido;

– um projeto criado por você e não aprovado;

– um problema pessoal que afeta sua produtividade no trabalho;

– um colega de trabalho com o qual você não lida muito bem;

Enfim, uma infinidade de problemas pode testar sua capacidade de dominar suas emoções no ambiente de trabalho e isso ocorre com muito mais pessoas do que possamos imaginar.

Porém, quando se trata da nossa vida pessoal, situações limite/estressantes podem gerar atitudes explosivas, mas e no ambiente de trabalho? Isso pode ocorrer?

A falta de cautela no trato das situações pode ser, de fato, algo muito prejudicial em sua trajetória. Sua carreira, além de ameaçada pela estagnação, pode ser interrompida na empresa que você tanto lutou para entrar.
Por isso, compreender de que forma nossas emoções se manifestam pelo corpo é tão importante para que nossa inteligência emocional se desenvolva. A gestão de nossas emoções é, portanto, primordial para ter sucesso no controle dos impulsos no ambiente de trabalho.

O profissional com um bom controle emocional é valorizado e buscado pelas empresas. Por isso, dominar as emoções e não permitir que elas nos dominem pode parecer um desafio, mas lembre-se: você sempre pode escolher de que maneira reagir às situações.

Nesse sentido, de que maneira você pode evoluir e escolher como reagir a situações onde possivelmente se descontrolaria? Veremos em seguida:

Emoções: como funcionam?

Para controlar emoções é preciso entender o que são emoções e como elas costumam surgir.

Em primeiro lugar, todas as emoções tem importância. Suprimi-las ou negá-las não é ideal. É preciso ter isso em mente também no meio corporativo.
Porém, as emoções podem ser categorizadas como “positivas” e “negativas”, mesmo que todas façam parte da natureza humana. A ideia é pensar que as mesmas existem, mas focar em como reagir a elas.
Quando são funcionais, são capazes de nos auxiliar em nossa adaptação  às circunstâncias, ambiente ou contexto em que estamos inseridos;

Quando são disfuncionais, não são capazes de mobilizar, pelo contrário, elas paralisam e não são benéficas para que cresçamos.

Na verdade, elas se tornam disfuncionais apenas porque não lidamos bem com seu gerenciamento.

Em situações nas quais emoções liberadas sejam disfuncionais, deter o controle e manter o foco nas próximas atitudes a serem tomadas é de suma importância para que uma gestão emocional de qualidade seja desenvolvida dentro de nós.

Dessa forma, é sempre possível perceber e encarar situações negativas com uma postura mais suave e disposta a buscar aprendizado e evolução para nós.

Sobre as emoções disfuncionais

Emoções positivas/ funcionais ocorrem a todo o tempo no ambiente de trabalho: troca entre colaboradores, reconhecimento das boas ideias do colega, valorização do colaborador, etc.

Porém, o ambiente corporativo também é bastante dado às emoções disfuncionais/ negativas, as quais destacamos algumas que consideramos principais:

  • Raiva: esse sentimento pode ser resultante da insegurança, do medo, do psicológico abalado, da ansiedade, etc. Quando não controlada, a raiva pode ser descontada em familiares, amigos e colegas de trabalho, por isso precisa ser muito bem administrada. A raiva e a explosão aparece em um momento da perda de controle, por isso é preciso gerenciar os nossos sentimentos de forma inteligente e prudente.

 

  • Frustração/ irritabilidade: esses sentimentos são comuns principalmente em meio às demandas tão carregadas do ambiente de trabalho. Sentir-se irritado é muito comum quando a meta não é batida, quando a cobrança é excessiva ou quando os objetivos parecem inalcançáveis. Todo esse sentimento pode causar frustração frente a incapacidade de seguir e evoluir.

 

  • Insegurança: mudanças no ambiente corporativo são decisivas para que a insegurança apareça e com ela a preocupação. Esses sentimentos podem desiquilibrar a produtividade e a vida pessoal do colaborador quando geridos de maneira incorreta.

 

  • Infelicidade: estar infeliz no trabalho é algo desafiador, já que essa é uma emoção que de fato pode mexer com a sua capacidade de produzir. Sentir-se infeliz com uma escolha pode afetar todas as outras, o que poderá incapacitar tomadas de decisão por medo de falhar novamente.

 

Como lidar com as emoções no meio corporativo?

  • Liste os seus problemas
  • Não esconda suas emoções
  • Busque resolver conflitos de maneira inteligente
  • Busque feedbacks e contribua com os seus também
  • Desenvolva empatia
  • Seja honesto com seus sentimentos
  • Busque ajuda profissional sempre que necessário
  • Indique a sua chefia o investimento em auxílio emocional aos colaboradores – programas, incentivo a tratamentos, profissionais de saúde habilitados na empresa, etc.

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