COMO LIDAR COM AS BARREIRAS EXTERNAS E INTERNAS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO?
Em primeiro lugar devemos fazer uma retrospectiva de nossas vidas, analisar nossos comportamentos e pensamentos. Seria eu o causador das barreiras que hoje tenho nas minhas relações interpessoais no meu ambiente de trabalho, por que não consigo me desenvolver quanto pessoa e profissional?
O ser humano é um ser cognitivo comportamental, tudo o que lhe é ensinado desde a primeira infância até a fase da terceira infância é um leque de informações que irão influenciar na fase adulta e nas escolhas que faremos.
Temos como base das escolhas o ambiente que fomos criados, a família, como foi essa criação, se foi em um ambiente hostil ou acolhedor, se foi em situação de confiança e cumplicidade, se foi abusivo e depreciativo, competitivo, enfim, há inúmeras influências para nos tornarmos quem somos hoje quanto pessoa.
A construção do ser e suas escolhas está ligado a tudo isso que citamos anteriormente e que ao passar do tempo nos vemos nesse ciclo buscando nos adequarmos ao meio em que estávamos acostumados. Precisamos sair dessa “zona de conforto/desconforto”, mas muitas vezes, nos falta coragem para isso.
Então vamos a alguns pontos que dificultam esse relacionamento:
– COMPLEXOS : geralmente é construído ao longo do tempo, provavelmente desde a fase cognitiva, por palavras desmotivação ou críticas;
– MEDOS: está ligado a insegurança de errar ou auto defesa nosso organismo funciona como um catalisador quando ocorre alguma situação de perigo, imediatamente cria uma situação de fuga;
– PÂNICOS: medo exagerado de alguma coisa ou situação;
– ANSIEDADES: excesso de futuro, preocupação demasiada;
– DESMOTIVAÇÃO: incapacidade de lhe dar com as dificuldades;
– DIFICULDADES DE CONVIVÊNCIA: geralmente ocasionado por complexo de superioridade, individualistas, temperamento difícil, inflexíveis, intolerantes, humor variável;
– PROBLEMAS MAL RESOLVIDOS: podemos colocar como principal motivo a fuga de problemas, procrastinação ( deixar tudo para depois) .
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Visto isso, agora vamos pensar como posso mudar esse quadro.
Primeiro iremos entender alguns fatores:
– COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: É a comunicação entre duas pessoas, seja na comunicação face a face ou em contextos de grupos, nas quais as partes são tratadas como indivíduos. Cada pessoa, troca informações baseadas em suas experiências de vida, ou seja, não consigo nada sozinho. –
BARREIRAS:
São os problemas que interferem no processo de comunicação e o dificultam. São “ruídos” que prejudicam a eficácia comunicativa. As barreiras gerais ou comuns poder ser de natureza MECÂNICA, FISIOLÓGICA, SEMÂNTICA, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS.
MECÂNICA:
BARULHOS, AMBIENTES OU EQUIPAMENTOS INADEQUADOS, ASSIM COMO DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO
FISIOLÓGICA:
ARTICULAÇÃO FONÉTICA OU DIFICULDADE DE FORMULAR PALAVRAS OU ATÉ DE ENTENDIMENTO
SEMÂNTICA:
uso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor ou a GRUPOS VISADOS.
PSICOLÓGICAS E SOCIAIS: São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
Estão relacionadas com atitudes, crenças, valores e a cultura das pessoas. São percepções equivocadas de acordo com determinadas experiências e distintos marcos de referência.
PESSOAIS: Nível de conhecimento na qual pode gerar maior ou menor credibilidade do emissor
Exemplo: EXISTEM PESSOAS QUE POR CONHECEREM PROFUNDAMENTE UM ASSUNTO SE INCOMODAM EM CONVERSAR COM PESSOAS QUE NÃO TEM O MESMO DOMÍNIO E VICE-VERSA.
A APARÊNCIA NO VESTIR PROVOCAM PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
A POSTURA CORPORAL E O MOVIMENTO CORPORAL, CONTATO VISUAL E EXPRESSÃO FACIAL E A ARTICULAÇÃO DAS PALAVRAS.
AS INTERFERÊNCIAS DECORRENTES DAS LIMITAÇÕES, EMOÇÕES E VALORES DE CADA PESSOA. NO AMBIENTE DE TRABALHO AS MAIS COMUNS SÃO A DEFICIÊNCIA PARA OUVIR, AS PERCEPÇÕES, AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS PESSOAIS.
Agora, vamos tornar favorável as condições para um bom relacionamento e crescimento:
Filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor;
Percepção seletiva – o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base nas necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais do todo;
Sobrecarga de informações – quando as informações excedem a capacidade de processamento deve-se trabalhá-las por etapas e não ter receio de demonstrar sua dificuldade.
Defesa – quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo, no entanto torna-se prejudicial para ambas as partes e tanto para o interlocutor e para o receptor prejudicando a equipe. Não há nenhum problema de expor sua dúvida, dissolvê-las será um grande aliado para seu sucesso.
Lembre-se, você é seu maior aliado, não se sabote, “fazer as coisas por fazer não combina com o sucesso. Você já parou para pensar se o que faz hoje realmente importa para você? Caso não, seja o momento de repensar seus passos até encontrar algo que possa ser feito com o amor e real dedicação!”
(autor desconhecido)
Por Elen Souza Andrade Psicóloga clínica .