Coworking: o que é essa forma de trabalho e como funciona?

Optar por um ambiente de trabalho certamente traz vantagens e desvantagens ao trabalhador. Hoje vamos conhecer e falar um pouco mais sobre o Coworking.

Quando um negócio está sendo iniciado, é certo que diversas dificuldades irão se colocar a frente. Dentre eles, existem valores consideráveis para que o ponta pé seja dado no negócio, dores de cabeça em geral e mais necessidade de investimentos com a finalidade de se garantir uma  localização atraente ao público.

Um outro ponto que deve ser considerado é o espaço a ser apresentado e oferecido ao público, para melhor atendê-los.  Além disso, surgem ainda muitas questões burocráticas, aluguel de um espaço bacana, entre outros muitos investimentos necessários. Foi em virtude de todos esses obstáculos e dificuldades que surgiu o coworking, modelo de trabalho que oferece ao coworker a possibilidade de manter seu foco nos objetivos, isso sem contar as demais vantagens desse modelo.

Afinal, o que é coworking?

O coworking consiste em um espaço/ambiente compartilhado por empresas diversas e freelancers. Nesse espaço há, além da divisão de despesas gerais e do próprio ambiente físico de trabalho, a troca de ideias que auxiliam em um melhor desempenho para o alcance de seus objetivos.

Essa troca de experiências e ideias entre profissionais diversos que atuam em empresas também diversas possibilita o surgimento de uma rede de networking forte.

De um modo geral, o coworking é uma prática decisiva para experiências incríveis de troca de ideias e divisão de gastos.

Como funciona esse modelo?

O coworking funciona de uma maneira bem simples e prática: a empresa ou freelancer interessados no modelo, que necessitam de um ambiente de trabalho apropriado para atividades que podem incluir mesmo organização de reuniões ou eventos, alugam uma estação de trabalho.

No valor desse aluguel são inclusas, por exemplo, serviços de recepção, estrutura física, Internet, entre outros serviços, que dependendo do coworking, podem ser praticados.

Nesse esquema, o valor pago pelos utilizadores vai depender do pacote pelo qual ele se interesse, pelo número de horas ou dias que precisa utilizar e pela necessidade geral da empresa ou profissional freelancer.

Esses espaços, por serem colaborativos e divididos, requerem que os profissionais que o utilizam ajam de acordo com as regras de convivência acordadas para o bom funcionamento geral do ambiente.

Coworking no Brasil

O primeiro espaço que seguia esse modelo foi fundado no país provavelmente no ano de 2007, em São Paulo. Segundo o Coworking Brasil, a partir de 2017 teve início um grande crescimento e adesão desse modelo no país.

Desse ano em diante o modelo vem sendo adotado de forma expressiva.

Quem pode aderir ao modelo Coworking?

Em geral, aderem a esse tipo de modelo Designers, Advogados, Coaches, Consultores financeiros e em geral, Profissionais de TI, Profissionais de Mídias Sociais, entre outros.

Mas, é importante frisar que não existe restrição a determinados grupos para aderirem a esse modelo, ou seja, qualquer profissional disposto a se adaptar a essa rotina pode ingressar nessa forma de trabalho. Dessa forma, os coworkings podem ser muito heterogêneos.

Algumas vantagens e serviços que podem ser oferecidas pelos Coworkings:

Serviço de Internet

A qualidade da prestação desse serviço deve ser analisado quando estiver escolhendo um coworking. É de suma importância que seja um serviço rápido e que atenda satisfatoriamente a todos aqueles que utilizam esse serviço.

Recepção

Cowrokings oferecem serviço de recepção aos clientes de seus clientes. Intermediam ligações e mensagens.

Salas de reunião

Geralmente são espaços compostos por cadeiras, mesas, telão, projetores, entre outros elementos. Sua importância é relativa aqueles clientes que preferem um ambiente mais reservado para fecharem seus negócios e por esse motivo são cruciais.

Serviço de impressão

Esse serviço é necessário para grande quantidade de atividades de empresas e freelancers.

Estrutura física

É preciso que a estrutura física do ambiente agrade em todos os âmbitos. Sua disposição e organização precisam ser bem avaliados, assim como a forma como todos os serviços que são disponibilizados.

Espaço de convivência

Esse é o espaço voltado para a descontração entre todos os membros do coworking. É nele que ocorre o momento do café e das conversas informais.

Auditório

É nele que ocorrerão as palestras e workshops, por exemplo. Muitas empresas optam por coworkings também para disporem de um espaço maior sem grandes custos.

 

Vantagens do Coworking:

Gastos menores;

Menos burocracia em todos os sentidos (aluguel do espaço, localização, valores, contratos);

Experiências compartilhadas entre profissionais diversos;

Surgimento de parcerias que podem alavancar os negócios e atrair novos clientes;

Formação de uma rede de netoworking;

Serviços oferecidos e incluídos no pacote;

Ambiente mais diverso, que promove a interação;

Endereço fiscal;

Desvantagens do coworking:

O fluxo de pessoas muito grande pode ser uma dificuldade para aqueles momentos que exigem maior privacidade;

É possível que o ambiente promova a dispersão mais vezes do que o esperado. A concentração pode ser mais reduzida em um ambiente muito descontraído;

O coworking pode ser uma ótima opção para aqueles profissionais que estão iniciando um negócio, que possuem menos dinheiro disponível ou que não necessitam de um espaço físico em tempo integral.

Você já havia ouvido falar nesse modelo? Gostou de saber que existe algo assim? Conhece alguma empresa ou profissional freellancer que atue nesse modelo? Conta aqui embaixo!

 

 

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas