Descubra como a Comunicação Empresarial pode trazer grandes resultados para a sua empresa

A comunicação empresarial é de extrema importância para o
desenvolvimento e manutenção sadia de uma empresa, isso porque
empresas funcionam como um organismo vivo, ou seja, suas partes
embora diferentes são complementares e por esse motivo precisam trabalhar em conjunto.

A popularização da internet e das mídias sociais contribuíram e muito para
que esse processo de desdobrasse. Hoje a comunicação é extremamente
valorizada, por isso descarta-se completamente o comportamento anterior
observável em muitas empresas, da manutenção de um relacionamento
distante entre empresa e colaboradores e empresa e público.
Por esses motivos, a garantia do pleno funcionamento de uma empresa– o
que inclui ambiente saudável de trabalho e questões propriamente operacionais – se relaciona a capacidade de comunicação no meio corporativo.

Essa comunicação não só garante que o colaborador de sinta parte do todo,
pois conhece e se comunica com o todo, mas também possibilita e facilita o
trabalho conjunto desses colaboradores, que uma vez alinhados
desenvolverão com maior habilidade suas funções, bem como contribuirão
juntos para os objetivos da empresa a qual estão vinculados.
Nesse sentido é flagrante que essas experiências geram um desempenho
mais satisfatório, mais inovação no ambiente de trabalho e formação de
uma verdadeira equipe, com objetivo comum em funções díspares.
No artigo desta semana a COOPBANK vai te explicar de maneira
inteligível como funciona essa tendência de comunicação empresarial e
de quais maneiras você pode introduzi-la de forma satisfatória e correta em sua empresa.

A comunicação no ambiente empresarial não precisa ser ineficiente e complicada. Descomplique a tarefa conhecendo alguns pontos sobre ela!

Vamos lá:

 Afinal, o que de fato é comunicação empresarial?

Esta é uma ferramenta estratégica largamente adotada por empresas de
diversos portes. Através de sua utilização visa melhorar sua imagem, sua credibilidade,

assim como seus lucros.

Este tipo de comunicação tem se expandido e se transformado a cada dia
mais. Ela tem se modificado, adotando formas mais criativas e mesmo
básicas. O advento de novas formas de tecnologia bem como a franca
utilização da internet foram fatores determinantes para esse processo.
A comunicação empresarial é ampla e diz respeito à sobrevivência da
empresa. É errado pensar que seu fundamento se relaciona ao único e
exclusivo favorecimento da empresa e de sua imagem.
Os profissionais que se engajam nesse processo são os publicitários e
jornalistas, por exemplo, além dos próprios gestores da corporação, já que
o conhecimento que estes últimos dispõe são fundamentais para que essa
comunicação seja pensada de forma efetiva para os moldes de cada empresa.

 O caráter evolucionário da Comunicação Empresarial
As empresas que outrora estavam ocupadas apenas com a imagem
externa difundidas por elas, com a evolução tecnológica, passaram a
valorizar o conhecimento daqueles que são internos a empresa: os colaboradores.

Essa valorização marca a relevância conferida ao material humano no meio
corporativo. Nesse sentido, de forma integrada, a comunicação empresarial
deve ser pensada e praticada de forma ampla, de modo a combinar o externo e o interno.

Atualmente as empresas se comunicam de formas muito mais diversas do
que outrora. Se antes dominavam esse quadro notas de jornais e murais de
aviso, por exemplo, hoje apelando para as contribuições tecnológicas e para
as diversas mídias sociais uma gama imensa de pessoas pode ter acesso a uma determinada mensagem.

Se em outro momento clientes e colaboradores eram atingidos
lentamente, hoje a tecnologia digital garante dinamismo e rapidez. Por esse motivo, invista em tecnologias para que a comunicação empresarial ocorra de maneira dinâmica e otimizada.

 Quais são os desafios da Comunicação Empresarial?
O estabelecimento de uma comunicação de qualidade pode não ser sempre
uma tarefa tão fácil assim… A existência de barreiras ao processo podem dificultar um resultado positivo final.

Vamos conhecer essas barreiras? Conhecê-las nos dá a chance de nos prepararmos para enfrentá-las!

 Barreiras Semânticas:

se dão quando uma mensagem é transmitida por um grupo a outro / ou
pessoa a outra com utilização de uma linguagem que não é conhecida pelo
receptor. Para evitar esse problema, o interlocutor deve ter em mente a qual
tipo de público se dirige para que faça uso de uma linguagem acessível a esse público.

 Barreiras de cunho pessoal ou psicológicas:

nesse caso as barreiras se dão por valores pessoais que atravessam questões
sentimentais, de personalidade e mesmo de preconceito. Vamos a um
exemplo: o mau humor no trabalho pode acarretar uma barreira desse tipo,
isto porque essa condição atrapalha a comunicação, a troca de ideias e a
aceitação de outras opiniões. Esse tipo de barreira costuma ser um
problema no quesito eliminação, porém a conversa, acreditamos, é o
melhor remédio para que se compreenda o real motivo pelo qual aquele colaborador encontra-se daquela maneira.

 Barreiras geográficas (físicas):

a distância pode ser um problema, assim como a dificuldade de
deslocamento. Isso pode ser flagrante em empresas que firmam atividades
em países distintos, ou mesmo cidades distintas. O tipo de dinâmica
intrínseca a esse tipo de corporação exige que funcionários, por exemplo,
se desloquem e nesse sentido a comunicação pode ser dificultada se contar
apenas com as formas presenciais ou por meio de mensagens apenas. Nesse
sentido, para que essa barreira seja desconstruída, aposte em
videoconferências, vídeos online e plataformas que possibilitem essa interação.

 Mas afinal, a quem se destina esse tipo de comunicação?
Esse tipo de comunicação destina-se a pessoas diversas, com vivências,
necessidades e crenças díspares. Vamos refletir sobre esses grupos?

 Público interno:

esse é um grupo potencialmente atingido pela comunicação empresarial.
Ele inclui os colaboradores, parceiros e fornecedores da corporação. A
importância em atingir a esse grupo se dá por sua importância, já que este é
o responsável pelo exemplar funcionamento da empresa. O funcionário
precisa se compreender como parte de algo, para então desempenhar seu
papel com maestria. Isto posto, investir nessa comunicação interna é
primordial. Preze pela transparência, pelas sugestões dos colaboradores.

Busque ouvir para ser ouvido!

 Público externo:

esse grupo engloba os consumidores e a sociedade em geral. É difícil
atingir a esse grupo porque é preciso comunicar-se com aqueles que já
aceitam e consomem o seu produto, bem como com aqueles que porventura
não se identificam com ele. Por essa dificuldade, é necessário fazer bom e
inteligente uso dessa comunicação, para que sua mensagem seja passada de forma clara e certa à comunidade.

 Sindicatos e autoridades:

é preciso adequar sua linguagem também aos órgãos aos quais sua empresa

prestará contas. Fique atento ao contexto exigido.

Invista em uma comunicação empresarial de qualidade, responsável e que
estrategicamente atenda a todos os requisitos e pontos acima colocados. Em
tempos de grande circulação de ideias, em virtude do avanço tecnológico,
lembre-se que a internet e as mídias sociais podem representar também
negativamente sua empresa. Deslizes e boatos podem fazer com que sua
empresa fique manchada online e offline, porque as informações nesse
meio se disseminam de tal maneira que ultrapassam as barreiras da rede.
As pessoas podem e disseminam informações com poucos cliques, por isso
ocupe-se em ser atencioso para com seu cliente e seus possíveis clientes, utilizando de transparência e cuidado. A rede deve ser usada a seu favor!
Acredite, utilizando-a de forma correta o seu negócio estará em constante crescimento!

Você conhecia algo sobre comunicação empresarial?

Ficamos felizes em esclarecer um pouco sobre esse assunto para você. Quer saber mais?

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