Você já deve ter ouvido falar das cooperativas brasileiras que atuam nos mais variados ramos da economia, das grandes cidades ao campo.
Segundo a OCB, as coops foram divididas em ramos justamente com a finalidade de facilitar suas atuações junto aos governos, instituições legislativas – Congresso Nacional, por exemplo – e tribunais de justiça. “A ideia é simples: cada ramo reúne as cooperativas pelo tipo de trabalho que fazem”.
A partir de 2020 a quantidade de ramos foi reduzida. De 13 deles passaram a estar divididos em 7.
A nova estrutura, é segundo a OCB, mais viável para que seu sistema esteja mais aproximado da realidade das cooperativas e sua divisão, após a união e ressignificação dos ramos está assim:
✓ Agropecuário;
✓ Consumo;
✓ Infraestrutura;
✓ Saúde;
✓ Trabalho, produção de bens e consumo;
✓ Transporte;
✓ Crédito;
Agora que já falamos brevemente sobre as cooperativas e seus ramos de atuação, vamos conhecer um pouco mais sobre o Dia C?
Esse dia é separado pelas cooperativas brasileiras para a promoção de atividades voluntárias diversas nos estados específicos onde a Campanha ocorre.
Acontece da seguinte maneira, o sistema OCB no estado, que divulga e organiza cada serviço prestado, que por sua vez, são executados pelas cooperativas.
Há toda uma mobilização, por meio da OCB, da mídia e de meios de publicidade, além disso, para tornar esse dia possível, são distribuídos aos participantes documentos, cartilhas e manuais com orientações sobre como prestarem seus serviços nesse dia.
Após todos os preparativos, um evento é preparado contando com a interligação de todos os estados participantes a partir da conexão promovida pelo Sistema OCB.
Nesse evento, as comunidades são brindadas com a oferta de serviços voluntários e também tem a oportunidade de interagirem em atividades voltadas para lazer, educação, cultura, saúde, dentre outras.
De onde veio essa ideia?
Veio da busca por unir responsabilidade social e o potencial das coops, tudo isso para servir o próximo. As atividades voluntárias atestam o quanto pode modificar e serem modificadores na vida do próximo.
O Dia C, ou Dia de Cooperar, foi pensado, portanto, como um dia reservado à prática de atividades que auxiliassem, de alguma maneira, a melhora da vida das pessoas, por meio das equipes voluntárias e das atividades e serviços oferecidos. O objetivo é o de impulsionar ações voluntárias partidas das cooperativas e de seus cooperados para a mudança da realidade das pessoas a partir da mobilização e convergência de esforços do grupo.
O projeto teve origem no ano de 2009, no estado de Minas Gerais.
Como funciona a vivência das coops anualmente?
Na prática, o evento ocorre uma vez ao ano, em espaço aberto a todos, ou seja, público, e é impulsionado por cada unidade estadual, onde as cooperativas colocam em prática o oferecimento de serviços que atendam a demandas da sociedade. Em contrapartida, a tentativa é a de tornar esses serviços e a promoção de atividades correlatas que tanto bem fazem a sociedade tornarem-se não mais pontuais, mas sim permanentemente oferecidos pelas coops.
Quais ações são realizadas pelas cooperativas no Dia de Cooperar?
São muitas as atividades, serviços e campanhas promovidas no Dia C pelas cooperativas brasileiras:
- Emissão de documentos;
- Oferta de palestras educativas;
- Campanhas de arrecadação de donativos (abrigos, orfanatos, creches,
entidades de combate ao câncer, etc.); - Campanhas de doação de sangue e medula;
- Apresentações culturais;
- Oficina de informática básica;
- Entre outras atividades diversas.
O crescimento da campanha…
Se em 2013 oito estados se uniram em prol desse dia, em 2015 todos os estados aderiram à Campanha. Em 2019 essa grande ação completou dez anos de existência e a cada ano o engajamento de cooperativas vem se tornando maior e mais representativo. Os números de 2018 foram incríveis e bateram todos os records de participação das cooperativas: 120 mil voluntários espalhados por 1136 cidades pelo país atingiram com suas ações beneficentes 2.2 milhões de brasileiros.
A COOPBANK marcou presença nessa grande ação em 2019. Nossa ação naquele ano foi voltada ao público com atendimento fisioterápico. Olha o registro da nossa ação aqui embaixo:
Para o ano de 2020, nós, da Coopbank, queremos ampliar nossas possibilidades de assistência à sociedade para além do Dia C e nossa programação pretende seguir as seguintes atividades:
*Higienização e Educação
Entrega de sabonete/sabão para higienização no dia 16/05/2020, totalizando 450 peças
Local: Fonseca – Niterói *Curso rápido via vídeo disponibilizado no site Coopbank de fabricação caseira de sabão/sabonete gratuito.
Mentora: Rita França
*Curso de Excel um mês gratuito via site da Coopbank
Mentor: Carlos Alberto de Oliveira Júnior
De: 01/07/20 a 30/07/20
*Curso gratuito de Marketing Digital –
Mentor: Johan Muniz
*Live com a psicoterapeuta Jaque Alves/Glauce abordando assuntos relevantes em tempos de pandemia disponível no site da Coopbank.
Mentoras: Jaqueline Alves e Glauce Paiva
No canal: instagram.com/psicologa_hipnoterapeuta
Dia 04/06 às 19h.
Nota Dia C para o ano de 2020
Em virtude da Pandemia do novo Coronavírus, o Dia C deste ano terá a colaboração das coops inscritas de forma virtual, ou seja, os serviços prestados à sociedade poderão ser desfrutados online.
Junte-se a nós! Juntos somos mais fortes!