1º DE MAIO – DIA MUNDIAL DO TRABALHO –

1º DE MAIO – DIA MUNDIAL DO TRABALHO

dia mundial do trabalho
Dia Mundial do Trabalho

Desde 1890 os trabalhadores têm comemorado o dia 1° de maio, que é conhecido internacionalmente como Dia Mundial do Trabalho.

A data comemorativa que foi inicialmente festejada na Europa está intimamente ligada a noção identitária que perpassa a construção de memórias, isso principalmente se relacionando à classe operária, que historicamente engajada na luta proletária, tem na data um marco fixo de sua luta no âmbito internacional.

Por ser esta data um marco internacional, engana-se quem acredita que apenas no Brasil o 1º de maio é considerado. Rússia, índia, China, diversos países da África, na América do Sul, México e grande parte da Europa Central, por exemplo. Em números é possível considerar que mais de 80 países comemoram a data.

>> Leia também um artigo sobre Como Lidar Com Barreiras Internas No Trabalho <<

Por que esta data foi escolhida?

Em um sábado,1° de maio de 1886, nos EUA, trabalhadores americanos saíram as ruas das maiores cidades do país unidos na luta por melhorias nas condições trabalhistas, com enfoque na redução da jornada máxima de horas de trabalho/dia.

A data é um marco de uma grande Greve Geral no território.

Greve Geral Do Trabalho

Dois dias após a greve, em conflito entre manifestantes e policiais alguns integrantes do primeiro grupo vieram a óbito, situação essa que foi determinante para a revolta dos trabalhadores frente a ação da força policial.

A constância de enfrentamentos entre os grupos gerou a morte de 7 policiais em 4 de maio, que reagindo ao ataque popular, atiraram novamente contra os manifestantes, elevando desse modo o saldo de mortos e feridos.

Foi nesse contexto que a Segunda Internacional Socialista (França – 20 de junho de 1889), valorizando as lutas empreendidas por aqueles trabalhadores formalizou a existência do Dia Internacional dos Trabalhadores, a ser comemorado em 1º de maio, ao longo dos anos.

As conquistas provenientes dessa e de outras lutas foram significativas paras os trabalhadores dos EUA, que já no início do século XX tinham uma jornada de 8h diárias, muito diferente daquela anterior, em que trabalhavam cerca de 13-16 horas/ 6 dias por semana.

De fato, a instituição do dia 1º de maio como Dia Internacional do Trabalho se disseminou pelo globo. Nos EUA, por sua vez e curiosamente, a luta dos trabalhadores e o Dia do Trabalho é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

E o 1° de maio no Brasil?

O decreto que oficializou a existência do feriado nacional no Brasil foi criado pelo presidente da República Arthur da Silva Bernardes. O decreto de nº 4.859 estabelecia o 1º de maio como data voltada para comemoração de figuras ilustres e mártires ligados a causa, e de confraternização dos operários.

Após a chegada de Getúlio Vargas à presidência do país, em 1930, a data passou a ser reservada também à divulgação de leis e benefícios criados em prol dos trabalhadores brasileiros.

A data passou a estar em maior medida relacionada a comemorações do que a protestos. Nesse contexto a nomenclatura “Dia do Trabalhador” começou a ser empregada pelo então presidente populista. No Brasil, atualmente, ambas as expressões “Dia do Trabalho” e “Dia do Trabalhados” continuam em sendo bastante utilizadas.

  • 1º de maio de 1940 > houve a instituição do salário mínimo pelo presidente Getúlio Vargas (este deveria garantir que as necessidades básicas da família fossem supridas – saúde, educação, lazer, moradia, etc.)
  • 1º de maio de 1940 > ano em que foi criada no Brasil a Justiça do Trabalho, órgão este responsável pela resolução de questões judiciais que se delimitassem aos direitos dos trabalhadores e às relações de trabalho.

E você, o que acha desse dia? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos.

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas