Empreendedorismo, o que é? Que tipo de empreendedor você é e como empreender?

Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre esse termo e modalidade que ganhou força no Brasil nos últimos anos, apresentando-se como novo caminho escolhido por tantos brasileiros dotados de boas ideias.

Quando ouvimos o termo ‘empreendedorismo’ imediatamente o associamos a abertura de novos negócios, a comercialização de produtos ou a geração de serviços e empregos. Porém, há todo um processo por trás do termo.

Que tal começarmos definindo o que de fato é empreender?

O termo empreendedorismo, segundo o dicionário Priberam, consiste na “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”.

A partir dessa e de muitas outras definições encontradas para o termo, percebemos que ao empreendedor compete ser inovador, arrojado e proativo.

O mesmo sentido inovador encontramos no termo empreender a noção de execução de serviço ou produto novo no interior do mercado, ou, além disso, a adaptação de novas maneiras de oferecer ao cliente algo que já existe.

Deu para entender que a chave é a inovação, né?

Agora que você já entendeu de forma simples a definição para empreendedorismo, vamos falar um pouco mais nesse artigo sobre os tipos do mesmo.

É isso mesmo, existem tipos de empreendedorismo dentro do ato de empreender e isso está relacionado a ao estilo e objetivo de cada empreendedor:

  • Intraempreendedorismo (ou empreendedorismo corporativo e empreendedorismo interno)

Esse tipo de empreendedorismo ocorre quando a inovação é operada no interior das empresas, na busca por diversificação dos negócios da mesma.

A meta é um faturamento mais expressivo com base na introdução de métodos inovadores ou produtos inéditos.

A função de intraempreendedor, nesse caso, pode ser exercida por qualquer funcionário que componha o seu quadro.

  • Empreendedorismo digital

A plataforma de negócios desse tipo de empreendedor é a Internet. Ou seja, é a partir dela que ele oferta seus produtos e serviços.

E-commerces, canais no youtube e blogs, por exemplo, compõe essa categoria.

Muitas empresas que já ocupam seu espaço no mercado podem ampliar as vendas investindo nesse tipo de atuação.

Se ela possui uma abrangência regional, através desse canal, pode passar a ter uma abrangência nacional, atingindo a mais consumidores sem ocupar novos locais físicos.

  • Empreendedorismo social

Nesse tipo de empreendedorismo, o foco é a oferta de melhorias para a sociedade através de ideias inovadoras.

É importante frisar que seu comprometimento com melhorias não retira o lucro da jogada, mas é importante que o lucro caminhe junto com a noção de responsabilidade social. 

  • Empreendedorismo serial (em série)

Esse empreendedorismo ocorre quando ideias diversas de negócios são colocadas em série no mercado.

Normalmente isso ocorre quando alguém que já teve sucesso em alguma empreitada busca constantemente novas oportunidades de empreendimento.

O foco é sempre erguer novos negócios e depois de prontos passa-los para que outros profissionais os administrem.

Agora que você já conhece um pouco sobre a definição de empreendedorismo e os tipos dessa modalidade, provavelmente tem uma noção do seu perfil empreendedor.

E, se você sonha em empreender, fica aqui com a gente porque vão aí algumas dicas para você:

  1. Saiba o que você ama

Em primeiro lugar, você precisa descobrir aquilo que tem maios potencial para te tornar realizado, ou seja, em que segmentos mais gostaria de atuar.

Escolha segmentos em que seus pontos fortes e positivos possam ser melhor aproveitados! Seja realista e sincero com você mesmo!

  1. Coloque os pés no chão

Invista em algo capaz de atrair clientes.

Sem clientes, sem receita e consequentemente, falência.

Busque um produto diferenciado, capaz de atrair o maior número de pessoas.

  1. Faça pesquisas de campo e ajustes

Através de pesquisas com seu público alvo, você pode descobrir pontos altos e baixos sobre o seu plano de negócio.

É a partir daí que você pode realizar os ajustes que garantirão maior possibilidade de sucesso.

Ouça o seu público!

  1. Plano de negócios e marketing bem feitos

Se o seu produto está fechado é hora de se organizar para colocar em prática o que mantém o negócio: as vendas!

Primeiro, você deve elaborar um sólido plano de negócios que contenham todo o seu planejamento, ao menos a médio prazo.

Outro ponto importante a se pensar é o modo como pretende atingir a seus clientes e é nesse passo que você precisa programar seus gastos com propagandas e marketing.

  1. Busque investimento

Para a abertura de uma empresa você precisa não só de dinheiro para o ponta pé inicial, mas também de capital de giro.

É ele quem vai segurar a barra enquanto a empresa se estabiliza no mercado.

Se você não tem dinheiro, seu, propriamente dito, busque investidores que aprovem a sua ideia e vejam nela aquilo de promissor que você também vê.

  1. Dê tempo ao tempo e vã com calma

Você precisa ir com calma mesmo que a ideia seja muito boa. Em um momento inicial, invista em uma pequena equipe, em custos ponderados.

Você também pode continuar trabalhando em outra empresa enquanto a sua ainda está em estágio embrionário.

  1. Adeque sua equipe às suas necessidades e possibilidades

Invista em profissionais de confiança e preparados para assumirem sua empresa enquanto você ainda não se dedica integralmente a ela.

As demandas irão indicar cada ponto necessário a ser preenchido, além disso, o tamanho da empresa, do público e a quantidade de dinheiro que você tem para investir.

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas