EMPREGABILIDADE DIGITAL

Empregabilidade Digital 

A empregabilidade digital refere-se à capacidade de um profissional de se manter empregável e competitivo no mercado de trabalho através do uso eficaz de ferramentas digitais e tecnologias. Com a evolução constante da tecnologia, as habilidades digitais tornaram-se essenciais para executar atividades em diversas áreas de atuação.

Nesta matéria convido a vocês bancários, ex-bancários e leitores que ainda não mergulharam nesse universo digital entender a sua importância e estimular suas habilidades virtuais.

Você já parou para pensar por que tudo está girando em torno da internet em especial das mídias digitais? Já parou para pensar por que você prende tanto o seu tempo em Facebook, instagram, whatsapp, linkedin, e-mail e no seu próprio celular?

As habilidades digitais mais importantes para a empregabilidade incluem:

  1. Gestão da informação: Capacidade de coletar, analisar e utilizar informações de maneira eficiente.
  2. Comunicação digital: Habilidade de se comunicar e colaborar online.
  3. Trabalho colaborativo virtual: Trabalhar efetivamente com equipes remotas.
  4. Visão digital estratégica: Entender como a tecnologia pode ser usada para atingir objetivos de negócios.
  5. Liderança Digital: Guiar equipes em um ambiente digital.
  6. Segurança digital e solução técnica de problemas: Proteger informações e resolver problemas técnicos.
  7. Automação de escritórios e edição de conteúdo: Usar ferramentas para automatizar tarefas e editar conteúdo digital.
  8. Saúde Digital & Bem-Estar: Manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal no ambiente digital.

Hoje em dia a população não vive sem celular porque o celular proporciona:  facilidade, comodidade e funcionalidade. Ou seja, ele atende a sua necessidade pois com ele você:

  • Paga contas
  • Responde e-mails
  • Liga para quem você precisa ou quer
  • Interage com um amigo ou uma rede de amigos em tempo real
  • Registra momentos através da câmera
  • Escuta música
  • Trabalha de qualquer lugar e em qualquer hora do dia

Poderia por horas listar as funcionalidades do celular, mas só com essas podemos notar que não teria como você ao menos não sentir falta pois esse objeto atende muitas das suas necessidades, logo você precisa realmente dele.

Da mesma forma que você tem sentimento de escassez em relação ao celular, porque sem ele a sua performance e desempenho no dia a dia em relação ao tempo diminui, os recrutadores do mercado de trabalho devem sentir que não é o mesmo sem ele. Eles precisam de você e para causar esse impacto hoje em dia não há lugar melhor do que a internet. Nesse caso você precisa desenvolver algo que o mercado de trabalho chama de empregabilidade digital.

Como já informado anteriormente que Empregabilidade é a habilidade de se tornar atraente para o mercado de trabalho.

O que você está fazendo para se destacar nas entrevistas com relação aos outros candidatos? Qual imagem você está passando para a vaga que busca na empresa?

Como o celular e outras ferramentas, você precisa se tornar atraente e se manter atraente para se destacar no mercado de trabalho. Essa é uma das habilidades de se manter empregado e se destacar no mercado de trabalho se te tornando ativo.

As empresas devem ser impactadas à primeira vista por você e dizer EU QUERO esse profissional porque esse profissional tem as habilidades que eu PRECISO!

Você deve estar pensando “mas como vou mostrar minhas habilidades e convencer através de uma entrevista de emprego?”

Nem sempre é possível em 5 ou 10 minutos mostrar todo seu conteúdo em uma entrevista. Isso quando o candidato não é eliminado antes da entrevista. Com base nesse estudo, devido ao grande impacto das mídias sociais (Facebook, LinkedIn, blog, youtube, whattsap, instagram, Pinterest etc.), as empresas passaram a estudar o perfil das pessoas através da rede social antes mesmo de chamar para a entrevista. Isso quando ocorre a entrevista, pois muitos ali mesmo são eliminados.

Como atraio a atenção dos recrutadores? Como eu “me vendo” na rede social para o mercado de trabalho?

Pense nas redes sociais principalmente o LinkedIn, como uma ferramenta. Essa ferramenta faz com que as mídias digitais mostrem as empresas suas melhores habilidades. Como por exemplo:

  • Boa apresentação pessoal (uso adequado das roupas para cada tipo de ambiente através de fotos. Podendo-se demonstrar através dos programas: Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.)
  • Bom vocabulário (blog e Facebook são ferramentas maravilhosas para expor suas ideias.)
  • Boa oratória (Faça vídeos interativos, no story, Instagram etc.)
  • Mostre o que você faz nas horas vagas (demonstre sua cultura, seus livros, notícias e esportes por exemplo).
  • Monte um curriculum digital e coloque o link das suas mídias no curriculum físico.

Tudo isso será buscado e analisado, então inove facilitando a sua contratação.

Além disso, a alfabetização digital evoluiu para significar mais do que apenas ter conhecimento básico de computadores; agora, é necessário trabalhar de forma adaptável e estratégica usando diversas ferramentas, aparelhos e plataformas. Profissionais que continuam a desenvolver e aprimorar suas habilidades digitais estarão bem-posicionados para prosperar em um mercado de trabalho impulsionado pela tecnologia.

Para mais informações sobre como desenvolver habilidades digitais e melhorar a empregabilidade, você pode explorar recursos como o programa “Caminho Digital” do Ministério do Trabalho e Emprego, que prepara trabalhadores para os novos desafios do mercado de trabalho. Segue link abaixo:

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/trabalhador/qualificacao-profissional/caminho-digital

Boa Sorte!

Coopbank e você, tudo a ver!

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas