Venha com a gente pra saber um pouco mais sobre como se sair bem nessa parte tão importante do processo de contratação.
Uma entrevista de emprego é parte fundamental para que o recrutador conheça mais sobre o perfil do candidato. Nesse momento, ele estará analisando uma série de fatores que serão determinantes para que você ocupe a vaga que almeja.
Esses processos são importantes porque podem definir o seu ingresso no primeiro emprego, ou mesmo naquela vaga que você sempre sonhou! Então, vale a pena estar preparado, certo?
É preciso que você pense e organize bem tudo aquilo que pretender explorar no momento da entrevista. Deve planejar aquilo que pretende falar, pensar sobre uma vestimenta que se adeque ao momento, sobre seus defeitos e qualidades e sobre o que almeja na empresa em que poderá ingressar.
Estar bem preparado e seguro são pontos fundamentais para que você se destaque com o recrutador e conquiste a vaga.
Vamos a algumas dicas que separamos para você:
- Não tenho experiência, e agora?
Se você não tem experiência, não se apavore. Se o recrutador teve acesso ao seu currículo, provavelmente já sabe disso, então talvez esse não seja o ponto mais importante para que você conquista a vaga.
Por isso, se não tem experiência, explore suas vivências. Explore aquele trabalho em grupo na faculdade que te marcou, experiências no seu círculo familiar, ou situação que possa servir de exemplo da sua conduta e pró atividade frente às situações.
- Exercite sua memória!
Para quem já possui experiência profissional, esse é o momento de exercitar sua memória! Alguns dias antes de sua entrevista, reflita sobre suas experiências em outras empresas pelas quais passou e delas separe algumas específicas onde tenha se destacado, mostrando ao recrutador a importância do papel desempenhado por você nas situações.
Quando refletir sobre as situações, reflita também em quais competências essas situações se encontras. Pense se nelas você teve espírito de liderança, se foi importante para o trabalho em equipe, se foi obstinado, inovador, etc.
Pesquise sobre a empresa
Se não sempre, podemos dizer que quase sempre a pergunta “Por que você quer fazer parte dessa empresa?” aparece nas entrevistas de emprego. Existe uma explicação para ela. O recrutador precisa saber se aquele funcionário tem o perfil alinhado à cultura da corporação.
Por esse motivo, é de grande importância que você busque conhecer tudo o que há disponível sobre a empresa em termos de informação.
Busque primeiramente o seu site oficial, pois é nele que geralmente as empresas exploram seus valores e cultura. Busque as palavras chave com as quais a empresa se identifica e anexe a sua resposta.
Além disso, é de bom tom conhecer ao menos um pouco de sua história, suas principais atividades, quando foi criada e seu alcance no mercado.
- Perguntas inteligentes!
Responder bem às perguntas do recrutador é importante, mas também é bastante pertinente fazer perguntas inteligentes.
Fazer perguntas mostra interesse pela empresa e pela vaga disputada.
Mas, atenção, não faça perguntas óbvias ou mesmo aquelas que você pode obter as respostas com uma pesquisa rápida.
Elabora algo interessante e que acrescente.
- Esteja sempre atento
Muitas empresas começam o processo seletivo antes mesmo da entrada do participante na sala. Pode ser que você esteja sendo observado desde o momento que entrou na instituição. Sua postura, modo de se expressar, forma como trata os demais funcionários e mesmo outros participantes. Por isso, esteja ligado na sua postura o tempo todo! Pratique a educação, principalmente.
- Não minta!
Não minta, lembre-se de que o recrutador é treinado para recrutar e perceber comportamentos suspeitos. Logo, uma mentira dificilmente se sustenta da mesma maneira todas as vezes em que é repetida.
Invista no que é fato sobre sua vida e carreira profissional! Com confiança e atitude, dará certo!
- Vigilância nas redes sociais
Difícil mesmo hoje em dia é conhecer alguém que não esteja em pelo menos uma rede social dentre as disponíveis.
Por isso, lembre-se que essa pode ser um livro aberto sobre sua vida, ou uma janelinha a mais para que o recrutador te conheça mais a fundo.
Por isso, evite se expor demais através delas ou mesmo emitir e disseminar informações polêmicas, fake News, entre outras coisas que podem denegrir a sua imagem.
- Imagem sóbria
Invista em uma imagem sóbria, ou seja, na hora de escolher o que vestir, não exagere!
Busque utilizar algo que combine com a função que almeja, mas também busque algo confortável e que te deixe à vontade. Evite grandes estampas, cores muito intensas, roupas muito despojadas. Não use óculos de sol, chinelos e bermudas, por exemplo.
- Não se desespere
Pintou uma situação ou pergunta muito estranha e você não sabe bem o que fazer diante dela. Não se desespere! Evite ficar pasmo ou paralisado.
Não existe padrão de resposta para nada, o que existe é desenvoltura frente às situações. Então lembre-se, o recrutador estará analisando seu comportamento diante de tudo e de todos os questionamentos.
- Mostre quem você é
Invista e mostre o que há de melhor em você, suas características, qualidades, defeitos…
Mostre, individualmente, que é especial e que é capaz de se adequar ao trabalho em equipe.
Lembre-se de ser você mesmo!
Acompanhe a COOPBANK para essas e mais outras dicas!