Exercendo a boa liderança: o líder fundamental

Considerar Atitudes, Processos, Responsabilidade e Condução do time como um todo, isso faz parte do processo de liderança.

O líder é diferente do chefe: ele não apenas manda, ele ajuda a executar, estimula sua equipe. Líder é aquele que consegue alinhar e potencializar a expertise de seus colaboradores de forma harmônica e escalável.

Pensando nesse papel fundamental ao desenvolvimento de qualquer empresa/ negócio, separamos algumas dicas fundamentais para conseguir acessar o que de melhor sua equipe tem a oferecer.

“A capacidade de influenciar outras pessoas a liberar o potencial e o poder das pessoas em nome de um bem maior”, é isso que afirma Ken Blanchard quando busca definir liderança.

Para Blanchard,“nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós”.

Logo, a equipe, os colaboradores ou qualquer pessoa irá apresentar bons resultado sob seu comando quando bem direcionadas. A partir disso, suas melhores habilidades podem ser acessadas.

Dessa forma, se você deseja mostrar um resultado de relevância e construir uma equipe vencedora, você precisará buscar uma melhora contínua para então tornar sua liderança de fato eficaz.

Busca por uma liderança eficiente

5 dicas para buscar o melhor que sua equipe tem a oferecer.

1 – Valorize as melhores habilidades de cada membro de sua equipe:

Para liderar é preciso reconhecer todas as habilidades que os membros de sua equipe possuem e quais delas são úteis ao desenvolvimento do trabalho em prol da empresa. Por isso, é preciso observar, reconhecer e, principalmente, valorizar o que o colaborador subordinado pode oferecer de melhor. Incentivar e trabalhar para que essa habilidade seja cada vez mais impulsionada é ainda mais necessário.
O segredo para o sucesso e vitória é buscar o seu melhor desempenho tanto individualmente quanto coletivamente.

2 – De olho nos feedbacks

Os feedbacks na gestão de pessoal são de extrema importância. Eles tem o intuito de auxiliar o colaborador em seu crescimento profissional.

Lembre-se, porém, de fazê-los com cuidado. Em público salientar os aspectos positivos e, quando necessário, apresentar os feedbacks negativos em particular.

Apenas O mau comportamento deve ser corrigido e não a pessoa. Invista no bom relacionamento e ambiente de trabalho saudável.

3 – Trabalhe com metas reais

Proponha metas agressivas, quando estipulado pela sua empresa, porém alcançáveis. Não adianta sugerir ou impor metas inalcançáveis. Além de construir um ambiente nada sadio, você irá criar um provável caos e abatimento em sua equipe. Por isso trabalhe com aquilo que é possível e estimule sempre os seus subordinados.

4 – Preze pelo trabalho em equipe

Em todos os âmbitos da vida trabalhar em conjunto será necessário, ao menos em algum momento. As relações sociais são importantes para a vida em sociedade e no trabalho não é diferente. Uma equipe alinhada e que busca se ajudar, provavelmente conseguirá alcançar melhores resultados.

Por isso promova o trabalho em equipe e saliente a importância de fazê-lo sempre que necessário durante as reuniões. Manter a equipe integrada e focada no mesmo objetivo é crucia para o sucesso da empresa.

5 – Mantenha soa equipe motivada

Colocar em prática ações de motivação é muito importante para que seus colaboradores não esqueçam que você também faz parte da equipe, assim como eles.

Resultados inesperados e positivos podem ser percebidos após uma premiação, uma proposta de folga ou mesmo com o reconhecimento de um trabalho bem feito.

As pessoas gostam de ser reconhecidas. Aposte nisso!

Se você almeja um cargo de liderança, lembre-se, líder é que auxilia e ajuda o outro a percorrer um caminho. Seja o líder, e não somente o chefe!

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas