Não é novidade para ninguém que transações financeiras sempre foram alvo de fraudes.
O fato é que essas corporações sempre precisaram lidar com esse tipo de prática, mesmo quando suas transações eram unicamente físicas, o que requeria preocupação, porém mais focada.
O advento da Internet, o avanço tecnológico e a crescente adesão e popularização do internet banking pelos clientes propiciou um expressivo aumento no número dos registros de atividades fraudulentas devido então a existência do multicanal.
Cerca de 80% dos correntistas se utilizam desse meio para não enfrentarem as indesejáveis filas das agências bancárias.
Em uma equação lógica, o aumento das fraudes verificadas fez aumentar igualmente a preocupação com os prejuízos que as mesmas causavam e causam a essas instituições.
As palavras de ordem passaram a ser, dessa maneira, investimento e prevenção.
A abrangência dos serviços oferecidos online e o recorrente número de ações fraudulentas indicaram a necessidade de se pensar formas de prevenir os grandes prejuízos tanto as corporações quanto aos clientes.
A Coopbank traz hoje a vocês um pouco sobre a alavancagem dessas práticas no meio financeiro e algumas das soluções pensadas e adotadas no tratamento deste tema.
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❖ O histórico das fraudes nas corporações financeiras
Dados da Polícia Federal, do ano de 2011, revelaram a ocorrência diária de 2,4 mil fraudes contra instituições financeiras e de ordem virtual.
Entre 2014 e 2015, apenas 3 anos após, segundo o CERT, esses números se expandiram, tornando-se 5 vezes maiores.
A preferência e larga utilização do home banking pelos clientes é seguida de números espantosos, que continuam em ascensão, e que se referem a reclamações realizadas ao Banco Central – BACEN – a respeito da quebra do sigilo e segurança desses canais ofertados pelas instituições financeiras via rede.
Os anos de 2016 e 2017 marcaram, por exemplo, um expressivo aumento de 297% de reclamações.
❖ A importância da prevenção de fraudes nas instituições financeiras
Fraudes são sempre sinônimos de prejuízos, que no caso das instituições bancárias podem chegar a casa dos milhões.
Os prejuízos e o bom e seguro atendimento a seu cliente são, portanto, razões suficientes para que essas corporações estejam atentas as melhores e mais eficientes maneiras de prevenção a esse tipo de prática.
Dessa maneira, os bancos e startups vem se preocupando em criar mecanismos de combate às fraudes.
Um outro ponto é que uma instituição que não é considerada segura pelo seu cliente ou grande público pode ter grandes prejuízos em relação a sua marca e a sua credibilidade no mercado.
Logo, o que a falta de segurança certamente gerará uma série de fraudes passíveis de indenização e processos judiciais.
Soluções de prevenção representam segurança frente aos clientes e futuros clientes, estabilidade a imagem e economia no quesito finanças.
❖ Prevenção e algumas de suas formas
a) Conscientização dos clientes
É sabido que a grande maioria das fraudes que ocorrem através de transações via internet banking ocorrem em virtude de falha humana, por isso é de suma importância que haja um trabalho de conscientização e de orientação do cliente sobre o uso dessa via.
É importante emitir constantes alertas contra invasores que uma vez conectados ao aparelho do cliente, a partir de um SMS falso ou de um link infectado, pode ter acesso a todos os seus dados digitados na página ou aplicativo do banco, por exemplo.
b) Big Data
O Big Data tem sido um aliado das instituições financeiras porque reúne uma série de informações, que cruzadas, podem indicar padrões e tendências.
A ferramenta é importante porque permite uma análise mais completa das informações que se dão em transações virtuais.
Uma análise correta permite maior assertividade na identificação de fraudes e quanto mais cedo são identificadas, menos prejuízos causam.
c) Cartões Virtuais
Os cartões virtuais são uma nova tendência que funcionam como uma boa opção no combate a fraudes, isso porque sua validade é garantida por um prazo curto e podem ser utilizados em apenas uma compra, o que impossibilita compras posteriores em uma situação de roubo de dados do cliente.
Se o cliente decide adquirir um produto na Internet, ele precisa gerar o cartão, lançar seus dados e após utilizado, ele será inviabilizado.
d) Biometria
A biometria se fez uma opção bastante segura para operações financeiras.
Este método é utilizado como complementar a às soluções de fraude. Esta é uma forma de impedir que clientes sem autorização ou não clientes acessem a conta de terceiros.
e) TI em evolução
A evolução da Tecnologia da informação é uma promessa para que as transações se tornem ainda mais seguras nos aplicativos dos bancos.
É preciso, porém, que os bancos estejam dispostos a investirem na sofisticação de seus sistemas oferecidos via rede.
f) Camadas de segurança
Os bancos tem buscado se utilizar de uma série de ferramentas que dificultem ainda mais a ocorrência de fraudes e apropriação indevida dos dados de terceiros para transações impróprias.
Essas ‘camadas’ de segurança são múltiplas e podem envolver biometria, criptografia de dados, identificação da localização de quem solicita a transação, mensagens e códigos de segurança enviados por mensagem para número cadastrado, dentre outras opções.
Afinal, somente senha numérica e aplicativo da instituição já não são, sozinhos, garantia de segurança.
Segurança e prevenção vem se tornando alvos de suma importância para instituições comprometidas com seus clientes e com sua imagem frente ao mercado.
É por esse motivo que essas corporações se preocupam e valorizam cada vez mais possibilidades que os auxiliem no combate a operações fraudulentas.
Fique atento a segurança dos sites que acessa na rede, ao símbolo do cadeado, situado no URL da página, a links e mensagens suspeitas de promoções e, principalmente, não forneça seus dados a terceiros, de maneira alguma.
Caso acredite que foi ou está sendo vítima de fraude, contate o seu gerente ou banco. Ajude a sua instituição bancária na prevenção de fraudes!