Hoje vamos falar mais um pouco sobre o Funil de Vendas, estratégia que, se bem aplicada, poderá ser diferencial para o crescimento de suas vendas e a otimização do tempo gasto no processo.
Alguns passos para introduzir em seu negócio o funil de vendas ideal
Pensando o funil de vendas ideal para sua empresa:
- Combinar a jornada de compra do cliente com o processo de vendas
é preciso se situar no processo de compra, lembre-se disso!
- Determinar etapas e gatilhos do processo
para que o funil funcione, é preciso compreender o processo como um todo. Seus vendedores devem estar a par de como se dá o processo de compra, aquilo que deve ser considerado, como é a fase de aprendizado, como se dá o reconhecimento do problema, e como a solução é considerada. Devem entender o que pode ser feito pelo cliente antes e na hora da compra. É preciso se questionar sobre como você pode ajudar esse Lead a evoluir mais rápido no funil, e como pode fazer um gatilho que, faça esse Lead tornar-se seu cliente.
- Criação de um plano de ação para cada negócio
se seu Lead não vai para a próxima etapa, ele deve sair do funil. O vendedor não deve ficar apegado à negócios infrutíferos.
- Execução do plano de ação em até 72 horas
oriente seu vendedor a colocar em prática o plano de ação em, no máximo, 3 dias.
- Projeção de metas
acompanhe a proximidade de bater a meta e o quanto falta para alcança-la. Lembre-se que é preciso criar um ambiente para que a meta seja batida e talvez isso não ocorra no primeiro ou segundo mês.
- Acompanhe a equipe
acompanhe o trabalho do vendedor e garanta que ele compreendeu a estrutura de vendas e os gatilhos e que está fazendo o processo da maneira mais adequada possível;
- Meta batida!
- Não é novidade, mas precisamos ratificar: não há uma fórmula pronta para vendas. Para vender, é necessário compreender a situação em que você se encontra e se, dentro do seu modelo de negócio, há relevância naquilo que você se propõe a fazer. Por isso, é importante se situar para que seus vendedores não acabem por desperdiçar Leads.
- Ferramentas para gestão de um funil de vendas – CRM
- Quando é iniciada a estruturação do funil de vendas, é comum que se pense como controlar o fluxo de visitantes, os Leads, as oportunidades e clientes. Além disso, como registrar atividades e os contatos. Pensando nesses “como” entram em cena as ferramentas para gerir o funil de vendas.
CRM é uma ferramenta de vendas que auxilia na organização e controle do processo comercial: ela faz o registro automático das interações da empresa com os contatos, registra a necessidade de operar follow-ups e organiza as informações em um só lugar.
Ela permite:
- a criação de etapas de vendas padronizadas;
- torna mais fácil a gestão das atividades cotidianas e o acompanhamento do resultado individual e da equipe.
No artigo de hoje, falamos um pouco mais sobre o funil de vendas e introduzimos a ferramenta CRM. Que tal falarmos um pouco mais sobre ela no próximo artigo? Quer conhecer mais um pouco sobre essa ferramenta? Acompanhe a COOPBANK!