Funil de vendas: o que é? Quais são seus benefícios? Como desenvolver um para sua empresa? (Parte II)

Hoje vamos falar mais um pouco sobre o Funil de Vendas, estratégia que, se bem aplicada, poderá ser diferencial para o crescimento de suas vendas e a otimização do tempo gasto no processo.

Alguns passos para introduzir em seu negócio o funil de vendas ideal

Pensando o funil de vendas ideal para sua empresa:

  • Combinar a jornada de compra do cliente com o processo de vendas

é preciso se situar no processo de compra, lembre-se disso!

  • Determinar etapas e gatilhos do processo

para que o funil funcione, é preciso compreender o processo como um todo. Seus vendedores devem estar a par de como se dá o processo de compra, aquilo que deve ser considerado, como é a fase de aprendizado, como se dá o reconhecimento do problema, e como a solução é considerada. Devem entender o que pode ser feito pelo cliente antes e na hora da compra. É preciso se questionar sobre como você pode ajudar esse Lead a evoluir mais rápido no funil, e como pode fazer um gatilho que, faça esse Lead tornar-se seu cliente.

  • Criação de um plano de ação para cada negócio

se seu Lead não vai para a próxima etapa, ele deve sair do funil. O vendedor não deve ficar apegado à negócios infrutíferos.

  • Execução do plano de ação em até 72 horas

oriente seu vendedor a colocar em prática o plano de ação em, no máximo, 3 dias.

  • Projeção de metas

acompanhe a proximidade de bater a meta e o quanto falta para alcança-la. Lembre-se que é preciso criar um ambiente para que a meta seja batida e talvez isso não ocorra no primeiro ou segundo mês.

  • Acompanhe a equipe

acompanhe o trabalho do vendedor e garanta que ele compreendeu a estrutura de vendas e os gatilhos e que está fazendo o processo da maneira mais adequada possível;

  • Meta batida!
  • Não é novidade, mas precisamos ratificar: não há uma fórmula pronta para vendas. Para vender, é necessário compreender a situação em que você se encontra e se, dentro do seu modelo de negócio, há relevância naquilo que você se propõe a fazer. Por isso, é importante se situar para que seus vendedores não acabem por desperdiçar Leads.
  1. Ferramentas para gestão de um funil de vendas – CRM
  2. Quando é iniciada a estruturação do funil de vendas, é comum que se pense como controlar o fluxo de visitantes, os Leads, as oportunidades e clientes. Além disso, como registrar atividades e os contatos. Pensando nesses “como” entram em cena as ferramentas para gerir o funil de vendas.

CRM é uma ferramenta de vendas que auxilia na organização e controle do processo comercial: ela faz o registro automático das interações da empresa com os contatos, registra a necessidade de operar follow-ups e organiza as informações em um só lugar.

Ela permite:

  • a criação de etapas de vendas padronizadas;
  • torna mais fácil a gestão das atividades cotidianas e o acompanhamento do resultado individual e da equipe.

No artigo de hoje, falamos um pouco mais sobre o funil de vendas e introduzimos a ferramenta CRM. Que tal falarmos um pouco mais sobre ela no próximo artigo? Quer conhecer mais um pouco sobre essa ferramenta? Acompanhe a COOPBANK!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas