A Gestão de Recursos Humanos é uma área de grande
importância em uma empresa. Os últimos 20 anos ajudaram a
modelar esse status de relevância do setor dentre as demais áreas
no interior de uma instituição.
As mudanças foram tão significativas que logo os empresários
perceberam a importância de valorizar e investir no capital humano
de suas empresas, abandonando, portanto, a visão de que
colaboradores seriam “simples mão de obra”. Logo, a partir de
então, o papel fundamental das contribuições e dos atributos do
trabalhador foi reconhecido como fator diferencial para que o
empreendimento consiga ter sucesso e prosperar.
O reconhecimento gerou, portanto, um crescimento exponencial no
mercado de Gestão de RH, mercado este que precisa de
profissionais a cada dia mais preparados para atuarem em suas
diversas áreas.
Nesse artigo você entenderá o que é Rh e em que segmentos
dentro da carreira pode atuar o profissional que decide seguir nesse
ramo.
Continue nesse artigo e descubra como se destacar na área de
Gestão de Recursos Humanos. Vamos lá?
O que significa RH?
Quando você escuta o termo “RH” ou “Recursos Humanos” saiba
que se trata do conjunto de colaboradores que compõe uma
organização. O foco dos gestores de recursos humanos pode ser
voltado para muitas áreas, porém todas elas voltadas para o
material humano da empresa: recrutamento e seleção de novos
colaboradores, planejamento de carreira, palestras, cursos e
treinamentos, remuneração por cargo e benefícios aos
trabalhadores.
Em termos históricos, a área surgiu com a primeira revolução
industrial, porém seu posicionamento não era estratégico, ou seja,
havia uma limitação para que fosse garantido o cumprimento das
decisões dos donos/ patrões/ chefes.
A partir do momento em que as leis trabalhistas passaram a entrar
em cena houve uma mudança de postura da sociedade em relação
às relações de trabalho, mudança essa que refletiu também em uma
modificação na área de recursos humanos, que passou por uma
grande transformação. A área passou a assumir a responsabilidade
de cuidar e agir em nome das boas relações profissionais no interior
da empresa, vendo o colaborador como parte fundamental e de
grande valia para o crescimento e sucesso da empresa.
O que é Gestão de Recursos Humanos?
A Gestão de Recursos Humanos busca mediar interesses da
empresa e dos colaboradores, visando uma relação vantajosa entre
ambos. Esse tipo de gestão se vale de uma série de técnicas e
estratégias que visam permitir a ambos os lados atingirem seus
objetivos.
Os Recursos Humanos de uma empresa são:
O pessoal da área de Recursos Humanos
Demais colaboradores
Quais funções podem ser exercidas pelo pessoal dos
Recursos Humanos?
Abaixo veremos algumas áreas de atuação para quem opta pelo RH.
1. Recrutamento e seleção
O alcance dos objetivos depende e muito da composição de equipes
de trabalho produtivas e competentes. Para que boas equipes sejam
formadas, é necessário selecionar e recrutar com sabedoria e
técnica.
Elaborar uma triagem de currículos, aplicar processos de seleção
adequados, optar pelos talentos certos e cuidar para que a empresa
contrate aqueles colaboradores mais alinhados a sua cultura são
pontos importantes para que se alcance um bom resultado em
termos de objetivo, custos e lucros.
A métrica utilizada para apontar o impacto financeiro que um novo
colaborador resulta na empresa ao ser contratado é o ROI de novas
contratações. A partir dessa métrica é possível saber se o
investimento feito durante o processo seletivo e sua admissão foi
positivo ou negativo para o setor financeiro da empresa.
Com a utilização desse recurso, o RH pode descobrir se o processo
causa lucro ou prejuízo para a organização, o que gera impacto na
gestão dos outros líderes, que partirão desses números na hora de
realizarem solicitação de um novo colaborador para o seu setor.
2. Definição de cargos e salários
O RH cuida do plano de carreira e define os salários
correspondentes a tais cargos de acordo com o que neles se faz e
as responsabilidades que se têm. Descreve funções e especifica
cada um deles, bem como a progressão dos mesmos. Esse
detalhamento é importante porque gera uma base para a descrição
dos cargos, para que no momento em que os recrutadores divulgam
as vagas, possam descrever com eficiência as atribuições e funções
das mesmas.
3. Desenvolvimento pessoal e corporativo
Esse tipo de desenvolvimento engloba atividades que impulsionam
o desenvolvimento de habilidades e potencialidades pessoais dos
colaboradores.
O intuito é o de contribuir para a construção do capital humano da
organização, otimizando a qualidade de vida e influenciando para a
realização de sonhos e aspirações. Essa preocupação e benefício ao
trabalhador permite o melhor desenvolvimento de equipes, que se
tornam mais motivadas e alinhada à cultura da empresa, o que as
faz alcançar melhores resultados.
Se o RH vê o funcionário como indivíduo, que vai além de um
número, tem a capacidade de retirar o que existe de melhor e
perceber os pontos a melhorar em cada colaborador.
4. Treinamentos
Os treinamentos oferecidos pela equipe de RH podem ser
direcionados a:
Colaboradores recém contratados e que precisam aprender
detalhes da nova função ou se adaptar ao novo ambiente de
trabalho.
Colaboradores que necessitam de treinamentos técnicos
específicos para suas funções ou funções futuras.
O gerenciamento de performance garante que o RH identifique as
possíveis falhas ou dificuldades no processo produtivo dos
colaboradores e estabelecer o tipo de treinamento técnico a ser
implementado.
5. Política de benefícios
Cabe também à área de recursos humanos a política de benefícios,
onde o trato diz respeito à gestão dos direitos e dos benefícios dos
funcionários. É um trabalho crucial na mediação entre empresa e
colaborador, que influencia de forma abrangente na qualidade de
vida dos colaboradores.
6. Monitoramento de métricas e estratégias
O RH moderno utiliza dados para uma gestão eficiente. Eles são
responsáveis por tornarem os processos e as análises muito mais
facilitados e eficientes.
Com o uso de softwares modernos os gestores de RH podem fazer a
análise e o monitoramento dos processos de gestão, o que inclui
recrutamento, a tomada de decisões, etc.., permitindo assim a
obtenção de resultados mais próximos da realidade.
7. Departamento pessoal
A área de DP é responsável por todas as rotinas burocráticas do
setor. Ela gera, cuida e distribui todos os documentos voltados para
a administração do pessoal — do momento da contratação até o
desligamento.
Cuida da folha de ponto, dos pagamentos, do tempo de férias e
aposentadorias, entre outros pontos.
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Recursos Humanos?
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