Toda empresa, seja ela pública ou privada, pequena, média ou multinacional, precisa selecionar com rigor as pessoas que farão parte daquele ambiente corporativo e cuidar de algumas das partes burocráticas da empresa.
É aí que entra o GESTOR EM RH, que juntamente com sua equipe, dará andamento aos processos organizacionais.
Separamos algumas funções do Gestor de RH para você entender a importância dele na sua empresa.
O Gestor de RH é responsável em desenvolver e gerenciar planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal.
Participa, ainda, da execução da política salarial da organização. É sua função, administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia.
Também planeja programas que visem a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários.
O Gestor de RH exerce algumas dessas funções:
Falando um pouquinho das tarefas exercidas…
Gerenciamento e análise de estratégias
O Gestor de Recursos Humanos pode ter diferentes funções.
Uma delas é cuidar do bem-estar da equipe, de seus direitos trabalhistas e da contratação e da demissão de um colaborador.
O profissional também pode analisar estratégias que ajudem a empresa a elaborar planos de recrutamento de funcionários.
Contratação de colaboradores
O gestor de RH também é responsável na contratação de um novo profissional.
Para esse trabalho, ele realiza entrevistas, aplica provas e elabora dinâmicas de grupo.
Ele pode trabalhar também com a aplicação de testes vocacionais e psicológicos.
Como funciona na prática
Algumas das tarefas direcionadas ao profissional formado em gestão de recursos humanos são:
cuidar dos documentos dos funcionários e da parte burocrática relacionada à contratações e às demissões.
Ele também deve garantir que os tributos e as contribuições obrigatórias sejam pagas, assim como o salário e os benefícios dos funcionários.
Uma nova opção para o colaborador e parceria junto ao RH…
Algumas Empresas hoje possuem Centrais de Atendimento Pessoas ( Call Center ), o que se torna uma comodidade ao
colaborador para tirar suas dúvidas, assim o Gestor em RH e sua equipe só serão acionados para solução do que de
imediato não possa ser tratado ou respondido.
Características do profissional de RH
Um profissional da área precisa se interessar pelas relações humanas e ajudar as outras pessoas.
Nesse trabalho, também é importante características como paciência, carisma, responsabilidade, raciocínio rápido, organização, capacidade de observação, sensibilidade, facilidade ao elaborar estratégias e realizar planejamentos.
Fique Antenado!
Separamos pra você um Infográfico com 7 Perguntas Que Você DEVE Fazer Em Uma Entrevista De Emprego!
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Deixe seu comentário e fale sobre a sua relação com o setor de RH da empresa que você trabalha.
Até a próxima…