Gestão estratégica: o que é e como aplicá-la em sua empresa? (Primeira Parte)

Se falamos em “estratégia”, os vocábulos a seguir serão sempre mencionados por executivos e profissionais de grandes corporações: planejamento, desdobramento de estratégia, cascateamento de objetivos, estratégia global, metas, descer níveis,Top down, entre outros.

Já é consenso que as maneiras como antes resolvíamos os problemas e fechávamos negócios não respondem mais às demandas de mercado atuais.

Vivemos um novo contexto, dessa forma, utilizar as mesmas resoluções para novos problemas não pode ser mais considerado útil, prático e aplicável.

É possível que olhemos para uma instituição já estabelecida no mercado e pensemos: “por que não continuar a aplicar os mesmos métodos já que sempre deu certo?”. O fato é que tudo mudou, cenário econômico, mercado, público consumidor, ou seja a trajetória e as apostas que permitira aos negócios chegarem até esse ponto em que se encontra, provavelmente não será capaz de fazê-lo prosperar, justamente porque ele irá se deparar com novo contexto, logo, deverá adotar novos métodos e estratégias.

É preciso dar ênfase a esse caminho traçado, porém incorporar ferramentas inovadoras, novas propostas e uma maneira de pensar mais contemporânea e arrojada – toda essa reorganização permite as empresas manterem e aumentarem sua relevância e credibilidade no mercado, vide a oferta de melhores serviços e resultados.

É fundamental lembrar que uma organização é complexa e é constituída por  departamentos diversos que trabalham em conjunto com foco nos objetivos previamente estabelecidos no Planejamento Estratégico. Podemos exemplificar citando alguns departamentos comuns a uma empresa, como é o caso do departamento de RH, que é responsável pela contratação de profissionais e gerenciamento da folha de pagamento, enquanto o setor de produção realiza o gerenciamento de insumos e a fabricação, e a área de finanças faz administração do orçamento relativo a todos os departamentos e deixa em dia as contas, bem como cuida das entradas e saídas.

Mantes todos os setores integrados é de suma importância para empresas de qualquer segmento. Todos eles são essenciais quando se fala de objetivos estratégicos, o que nos direciona ao assunto principal do nosso artigo de hoje: a Gestão Estratégica.

O Gerenciamento Estratégico possibilita o levantamento de informações relativas à competitividade da empresa, aos recursos existentes, às dificuldades, ás oportunidades, além de outras variantes fundamentais ao bom andamento de uma empresa. Considerando esses dados, a empresa pode planejar e colocar em prática ações estratégicas, obviamente com base em seu plano estratégico.

Para que você entenda o que é Gestão Estratégica e entenda os mecanismos para implementação desse tipo de gestão em empresas, fica de olho no artigo da COOPBANK dessa semana!

Afinal, o que é Gestão Estratégica?

Esse tipo de gestão consiste em uma forma de gerenciar a empresa com ênfase em otimizar o conjunto de seus processos com a finalidade que que se tornem mais eficientes e interligados com os objetivos da corporação. Com a Gestão Estratégica, é possível fazer com que os setores visem a execução do planejamento estratégico, com foco no atingimento de suas metas. Quando operada de maneira correta e realizada corretamente, a administração pode ser introduzida em empresas de grande, médio e pequeno porte, o que as ajudará a aumentar exponencialmente o seu crescimento e sua capacidade competitiva no mercado.

Dessa forma, a Gestão Estratégica empresarial contempla a definição de objetivos, a percepção do ambiente competitivo e da organização, o estudo de estratégias, sua aplicação e acompanhamento de seu desenvolvimento.

O processo de Gestão Estratégica assimila a tomada de decisões antes de de sua implementação efetiva na empresa. Segue o passo a passo do processo: Análise das forças e fraquezas internas e externas;

  • Análise da situação da empresa – externa e internamente;
  • Confecção de planos de ação;
  • Planos de ação colocados em prática;
  • Acompanhamento do desenvolvimento dos planos.

Gerenciamento Estratégico e Planejamento Estratégico não são a mesma coisa, porém é importante ressaltar que o primeiro precisa estar completamente pareado com o segundo. O Planejamento Estratégico consiste em um plano no qual são elencadas estratégias que dão enfoque a trajetória da empresa a longo prazo. Para se pensar o processo de Gestão Estratégica é preciso primeiramente investir no planejamento (que serve como base para toda a empresa).

 Gestão Estratégica Competitiva – Framework

O framework da Gestão Estratégica tem as seguintes fases:

  • Diagnóstico
  • Formulação
  • Implantação
  • Acompanhamento

Essas fases acompanham o conceito do Ciclo PDCA:

  • Plan;
  • Do;
  • Check;
  • Act;

A finalidade deste clclo é o de auxiliar a compreensão de como um problema aparece e como ele deve ser enfrentado. Quando uma possibilidade de melhoria surge, são definidas ações que possam auxiliar na operação das mudanças necessárias. Assim, o esperado é que os resultados sejam alcançados com qualidade e eficiência maiores.

A Gestão estratégica e o PDCA se fincam no fato de que o planejamento é algo passível de mudança. Vamos ver um pouco mais sobre o fluxo da Gestão Estratégica competitiva, por isso, vamos a suas etapas:

Diagnóstico

Quando o assunto é elaboração da Gestão Estratégica é necessário, antes de tudo, fazer uma avaliação da situação estratégica na qual a empresa se encontra, ter ciência de seus objetivos estratégicos e operar um mapeamento de fatores externos com o intuito de identificar os fatores responsáveis por sua limitação e por sua disseminação no mercado. Essa fase deverá possibilitar identificação de ameaças e oportunidades.

Essa fase é composta pelo mapeamento dos fatores internos. Dessa maneira, são encontradas as forças e fraquezas no interior da empresa. A ideia é realizar essa verificação  para aferir se a empresa dispõe das competências que precisa para execução de cada atividade ou um conjunto em específico.

Válido explicar que forças e fraquezas se associam a funções, atividades e trabalhos responsáveis pela entrega do valor da empresa – que podem ser serviços ou produtos -.

Veja como a fase do diagnóstico pode te ajudar:

  • Compreender as áreas mais relevantes para o seu empreendimento. Essa informação será decisiva para te auxiliar na criação de planos de ação e estratégias que se baseiam em pontos decisivos.
  • Comparar o seu atual desempenho com o que se esperava dele.
  • Identificar o nível de maturidade da sua corporação.
  • Ter entendimento sobre o que é necessário ser feito onde deve ser feito – determinar onde, quando e como deseja chegar a determinado patamar.

No próximo post, falaremos sobre as demais fases. Se esse assunto te interessa, acompanhe a COOPBANK!

Toda semana tem artigo para você!

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