Gestão estratégica: o que é e como aplicá-la em sua empresa? (Segunda Parte)

 

O nosso post de hoje é uma continuação do artigo da última semana, no qual falamos sobre a Gestão Estratégica.
Como prometido, hoje vocês irão conhecer as demais fases do Framework da Gestão Estratégica:

Formulação

O processo de Gestão Estratégica competitiva desnuda um espaço em que o foco consiste na formulação da Gestão Estratégica.  Nessa fase, é esquematizado um plano que dispõe de ações estratégicas a serem executadas pela empresa com a finalidade de sobressair no mercado frente aos concorrentes, de se adaptar e antecipar-se às novas tendências e às ameaças, com foco em atrair clientes e mantê-los fiéis a sua marca.

A etapa da formulação inclui a definição de objetivos estratégicos a serem buscados, assim como aponta ações a serem tomadas. O plano de ação é uma ferramenta muito útil nessa fase. Para criar um plano de ação é preciso se atentar aos seguintes pontos:

  • Objetivo geral ao qual se pretende alcançar;
  • Ações e atividades que deverão ser realizadas (listas);
  • Cronograma previsto para cada uma das ações e atividades a serem realizadas;
  • Disponibilidade de orçamento para cada ação ou atividade;
  • Colaborador responsável por cada ação/atividade;
  • A finalidade de cada ação ou atividade que será realizada;
  • Projeção de riscos possíveis para a execução de cada ação e os planos de contingência para cada um deles;

Nesse sentido, a organização elabora um plano e possui todas as decisões em mãos, tais como: o que e como pretende fazer, além disso, quando devem ser realizadas às ações e aqueles profissionais responsáveis por cada uma delas. Essa decisões são essenciais para que a empresa esteja no controle de sua trajetória.

Também entra na fase de elaboração da estratégia a Gestão de Riscos, necessária para que planos de contingência possam ser pensados e colocados em prática pela organização caso haja necessidade. Dispondo desse tipo de gestão, a empresa tem menor chance de ser surpreendida com alguma ameaça não calculada que certamente impactaria seus resultados.

A estratégia deve ser totalmente formulada com base nas competências essenciais da empresa, responsáveis por definir em qual estratégia a empresa manter seu foco. Alguns tipos de Estratégias são:

  • Estratégia de sobrevivência: pode ser utilizada quando a empresa está sem horizonte, estremecida e ameaça externamente. Deve-se focar no restabelecimento de recursos, com ênfase na liquidação de ativos, corte de custos e retirada de investimentos.
  • Estratégia de crescimento: deve ser adotada quando as demandas do mercado não são atendidas de forma satisfatória pela empresa. A reestruturação deve vir de dentro, com auxílio de ações estratégicas.
  • Estratégia de manutenção: adotada em ocasiões onde a maioria das ameaças vem do ambiente externo, porém a organização se cerca de uma série de variáveis que permitem que a mesma mantenha sua posição. Nesse sentido, ações estratégicas se voltam para a manutenção do ambiente ameaçado conferindo enfoque a um determinado nicho de mercado.
  • Estratégia de desenvolvimento:  o desenvolvimento visa capturar as diversas oportunidades. Essa forma de estratégia é utilizada quando existem oportunidades externas e forças internas.

Por isso é necessário estudar o contexto no qual a empresa se encontra, para então lançar mão de uma estratégia eficiente e capaz de ajudá-la a atingir seu objetivo no momento. Foque em um bom plano de ação e obtenha sucesso!

Implantação

Colocar um planejamento em prática, ou seja, inseri-lo em um ambiente pode ser tarefa difícil, independente da organização. Porém, quando é esse o assunto, há algumas ferramentas que podem ajudá-lo nesta etapa, como por exemplo, a chamada Balanced Scorecard (BSC), que propõe a visualização e análise de todas as métricas previamente estipuladas no plano estratégico, presentes no item objetivos estratégicos, e que possuam uma relação de causa e efeito.

Essa ferramenta pode se aliar a outras, tais como os planos de ação do 5W2H, a Análise SWOT, e o próprio orçamento empresarial.

Logo, como é possível perceber, a estratégia não ocorre de forma isolada, ou seja, ela carece de outras variantes. Ela deve ser vista tal qual é um processo que remete a continuidade e que tem como propósito uma missão inicial, que vai sendo colocada em prática a medida que ações de cunho individuais vão sendo introduzidas.

Acompanhamento

O acompanhamento/ monitoramento é tão crucial quanto o desenvolvimento da estratégia. Acompanhar a estratégia é essencial, já que o acompanhamento irá direcionar e influenciar grandemente nas tomadas de decisão. Para essa fase  observa-se bons resultados a partir do uso dos Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho).

Vimos que a Gestão Estratégica tem seu foco no gerenciamento dos recursos de uma empresa e que visa alcançar objetivos e metas. Essa gestão trabalha a gerência de toda uma organização, com ênfase em ações estratégicas que se fundamentam e funcionam a partir da estrutura organizacional.

Gestão Estratégica de Negócios e Planejamento Estratégico devem estar bem alinhados para que garantam sucesso na empreitada. Enquanto o planejamento estratégico define objetivos e missão, a primeira dá enfoque  à implementação, análise e monitoramento de ações estratégicas.

Se você curtiu esse artigo, acompanhe a COOPBANK semanalmente e fique por dentro das tendências do mercado.

 

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