A tendência do trabalho no formato home office, ou ‘escritório em casa’, não é nova no mercado, muito embora seja relativamente novo no Brasil, e pode ser vivenciada em três arranjos possíveis:
quando se é funcionário de uma empresa, sendo empresário de uma empesa home based ou mesmo para aqueles profissionais conhecidos como freelancer.
Esse é um tema fundamental a ser discutido quando projetamos o trabalho do futuro. O que você precisa saber, no entanto, é que esse não é um modo fácil de ganhar dinheiro trabalhando pouco…
Além disso, com o impacto da chegada do coronavirus, profissionais de muitas empresas dos ramos mais variados possíveis, precisaram se adaptar bruscamente a essa nova forma de trabalho e tiveram que deixar o contato com os colegas e com o chefe, além das atividades feitas no escritório para trás, pelo menos por hora.
Pensando nisso, nós da COOPBANK, resolvemos falar um pouquinho sobre esse assunto, pensando mitos e verdades sobre essa modalidade e também dicas para que o trabalho se torne o menos pesado possível para quem está enfrentando essa mudança de forma emergencial.
Esclarecendo pontos sobre o Home Office
I. Muito embora a tradução literal do termo seja ‘trabalho em casa’, precisamos entender que Home Office não significa, na prática, trabalho em casa.
No caso brasileiro, é considerada a modalidade para trabalhos realizados em locais alternativos de um modo geral, ou seja, que não se realizam no escritório da empresa, mas que podem ser realizados em cafés, aeroportos, durante a viagem no transporte, ou mesmo no escritório em casa.
Os termos mais adequados para nomearem essa modalidade são: trabalho remoto, teletrabalho, trabalho à distância ou mesmo trabalho portátil.
II. Nem todo mundo pode trabalhar na modalidade Home Office, visto que há uma série de atividades que exigem que o colaborador esteja em seu posto de trabalho presencialmente todos os dias da semana, exceto em sua folga.
Isso se dá porque as ferramentas com as quais trabalha não podem sair da empresa – podem ser sigilosas, perigosas ou intransportáveis -, porque lida diretamente com fator humano, ou seja, porque a interação com outras pessoas é inevitável, como no caso da saúde, por exemplo.
Outros fators que também devem ser observados são perfil do colaborador, da família e do próprio ambiente de trabalho. Eles precisam ser adequados para que o trabalho seja realizado de forma produtiva.
Haverá uma grande dificuldade de trabalho remoto caso o trabalhador tenha uma família que não contribui nos momentos destinados ao trabalho, que tem um ambiente inadequado para o trabalho, como um home office montado na sala de TV ou se ele, em termos de perfil, só consegue ser produtivo sob ordens diretas do chefe.
É preciso disciplina!
III. Essa não é uma forma de ganhar dinheiro fácil, sem trabalhar muito.
Se alguém te ofereceu facilidade de ganhos em pouco tempo e trabalhando pouco, desconfie.
Isso provavelmente não passa de um esquema!
Você pode trabalhar em casa sendo freelancer ou autônomo, e também quando vinculado a uma empresa. Você também pode investir em uma empresa Home based. Em todos os casos você irá trabalhar bastante, pois precisa ser produtivo, controlar horários e cuidar da sua própria rotina.
O trabalho em casa pode ser mais intenso do que no escritório, sem tempo para o café ou interrupções dos colegas.
IV. Você precisará ir à empresa
Quem possui vínculo com alguma empresa e trabalha nessa modalidade geralmente o faz alguns dias na semana, e mesmo aqueles que trabalham todos os dias em home office precisam comparecer em reuniões quinzenais ou mensais.
Você precisa trabalhar em home office? Quer começar uma nova rotina e surgiu a oportunidade? Preparamos algumas dicas para você…
Para que você tenha concentração e para que se sinta, de fato, trabalhando, invista em um ambiente bem organizado, iluminado, tranquilo e com uma decoração que favoreça o trabalho: sua própria mesa, seu computador, seu material de escritório, etc.
Recado sobre o Coronavírus da Psicóloga Jaqueline Silva
b) Nada de pijamas!
Para se sentir bem disposto, você deve utilizar roupas que te mantenham focado naquilo que você está fazendo: trabalhando.
Por isso, nada de pijamas! Crie a sua rotina e comece pela vestimenta, que pode ser super confortável, mas que não deve ser desleixada.
c) Organize os seus horários
Tente criar uma rotina em seu trabalho: tenha um tempo reservado para as refeições, para os afazeres do trabalho, para o seu banho e, principalmente, tenha um horário para iniciar o seu dia de labuta e para findar com ele.
Procure não extrapolar esses horários sempre, pois poderá ficar sobrecarregado, assim como não se permita acordar a cada dia mais tarde. Tenha rotina!
d) Rotina da família
Antes de iniciar o seu trabalho home office, converse com seus familiares sobre a importância do mesmo.
Não é porque você está trabalhando em casa que é menos sério ou importante.
Então, reserve e cumpra o seu horário sem distrações.
Você está trabalhando home office durante a pandemia de Covid-19?
Como tem sido? Essas dicas te ajudaram?