Hoje vamos conversar um pouquinho sobre investimentos em um mundo que promete se apresentar totalmente diferente após a pandemia do novo coronavírus, que atingiu em cheio o mundo, desestabilizando economias, por um lado, e apresentando novas formas de encarar o trabalho e o comércio por outro.
Em um primeiro momento, falar em investimento em tempos de crise sanitária pode parecer algo um pouco precipitado. Pode parecer coisa de maluco, mas não é.
Porém, uma dúvida que se coloca com grande força é que rumos podem tomar o preço dos ativos financeiros, com ênfase nos pacotes de estímulos fiscais, a nível Brasil e a nível mundo, considerando os países que foram atingidos pela pandemia.
Mas quando se pensa em investir, é necessário que se considere aquilo que os especialistas em mercado financeiro apontam. Segundo esses analistas, o atual momento pelo qual passamos pede:
- muita cautela na hora de realizar o investimento > segundo eles o ideal é buscar por empresas que estejam em ramos mais resilientes em termos de economia. Além disso, para esse momento, destacam-se também aquelas instituições que, mesmo durante a crise atravessada pelo mundo, mantenham-se competitivas.
- segundo os analistas de mercado, crises também são excelentes oportunidades para a aparição de melhores oportunidades de liquidações no mercado, por esse motivo, eles indicam que os investidores se preocupem em manter a liquidez justamente para aproveitarem essas oportunidades quando surgirem.
Vamos a três dicas de investimentos para quem pretende se recuperar após a crise que enfrentamos no primeiro semestre desse ano, considerando principalmente que em breve a pandemia estará controlada, vide o esforço mundial para tal.
Ações a longo prazo? Sim!
O investimento a longo prazo pode ser muito vantajoso no momento em que atravessamos, visto que a tendência é a de que economia e mercado iniciem uma recuperação logo após o controle da doença no mundo. Investimentos a curto prazo podem representar chances de perdas substanciais, porém o investimento a longo prazo tende a representar uma boa possibilidade de aumento dos lucros, vide o tempo de retorno das ações que tendem a se valorizar com a retomada da economia.
Investimento no segmento da higiene
Como sabemos, a preocupação com a higiene individual e coletiva se tornou foco das autoridades a nível mundial e também dos órgãos de saúde depois do aparecimento da Covid-19.
Com isso, pessoas e espaços precisam seguir regras de higienização rígidas. O controle da epidemia que esperamos que ocorra em breve, não será responsável por findar com essas preocupações. A ideia é que essas preocupações tornem-se rotineiras, com a finalidade de se evitar justamente o surgimento e disseminação descontrolada de outros surtos epidêmicos.
Nesse sentido, um bom investimento parece ser o do setor de higiene e limpeza. Por isso o investimento pode ser feito tanto em itens, quanto em maquinário para a higienização de ambientes.
- Aspiradores especializados para a limpeza de estofados em geral, carpetes, tapetes;
- Maquinário para a desinfecção de ambientes;
- Lavadoras de alta pressão;
Vendas online
Por fim, separamos um espacinho para falar desse mercado que vem crescendo de forma exponencial há algum tempo, mas que ganhou um impulso muito grande com o início da pandemia.
Evidentemente, o fechamento do comércio em escala global, do pequeno ao grande, foi decisivo para isso, mas mostrou o quanto esse mercado pode ser promissor e o quanto vale a pena o investimento no mesmo.
Pesquisas realizadas pelo ramo de e-commerce mostraram um acentuado crescimento nas vendas online nos ramos de alimentação, produtos voltados para bem-estar e saúde, nos setores infantis, em artigos para a casa, além dos eletrônicos.
As vendas evitam que o consumidor precise se deslocar e além disso, apresentam uma gama gigante de opções a serem estudadas em um click.
Você pode pensar em investir nesse tipo de venda, que não esteja necessariamente vinculada ao meio físico, até porque acredita-se que esse último tipo – físico- irá ter uma boa redução após o evento pandêmico, justamente pelo motivo de ter ficado bem clara para o consumidor a possibilidade de acessar online e por outros canais a produtos que são necessários em seu cotidiano.
O que você achou dessas dicas? Você tem pensado em mudar de ramo ou, ao menos, estender seus ganhos com novas apostas? Conta aqui embaixo!