Janeiro branco: o que é e como implementar ações relacionadas a essa campanha em sua empresa

Tem crescido e feito sucesso as campanhas que fazem associação de cores aos meses. Elas tem o intuito de engajarem e conscientizarem pessoas no que tange a temas relacionados à saúde e precisam estar sempre em foco devido sua importância. Assim como o Outubro Rosa, tem o intuito de conscientizar sobre a importância do combate ao câncer de mama, ou novembro azul incentiva que sem combata o câncer de próstata, o mês de Janeiro é guardado a uma dessas campanhas.

E aí, se interessou em saber sobre o que se trata essa campanha? Quer saber um pouco mais sobre ela? É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Acompanhe com a gente os principais pontos sobre o Janeiro Branco: o que é, seus objetivos, vantagens e como torna-lo realidade em sua empresa. Confira!

O Janeiro Branco –  Campanha

O Janeiro Branco é uma campanha que promove a reflexão sobre a saúde mental. Seu objetivo é pontuar para a sociedade a importância de se pensar sobre esse tema e assim promover a conscientização sobre a importância de adoção de práticas com a finalidade de prevenir o adoecimento emocional — questão cada vez mais urgente em nossa sociedade.

Sua criação se deu no ano de 2014 e foi pensada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais. Em seu sétimo ano no Brasil, a campanha segue com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras e por isso a necessidade do cuidado com a saúde mental.

A campanha promove a ideia da união de todos para que de fato essa mudança de concepção sobre os cuidados com a saúde ocorra, por isso é defendida a necessidade de um pacto humanitário pela saúde mental.

Há, portanto, a necessidade de uma mudança de comportamento e mentalidade nos mais diversos níveis sociais.

O movimento busca mostrar a importância de se investir em psicoeducação, para que as pessoas possam tomar consciência de suas emoções e possam ainda se conscientizar sobre a existência de problemas psicológicos e de como é possível prevenir-se deles ou mesmo evitar que evoluam e se tornem mais graves.

A importância da campanha é a de mostrar que existe a necessidade de se pensar a saúde mental e que este assunto não deve ser tratado como tabu, mas sim como uma realidade intrínseca ao indivíduo do século XXI.

A reflexão sobre o tema e encará-lo com mais leveza é importante para que ajudas psicológicas e terapias sejam encaradas e buscadas com maior naturalidade.

Logo, com esse movimento, busca-se promover a percepção de que problemas com a saúde mental não podem e devem ser percebidos como motivo de vergonha ou fraqueza.

Algo pode estar errado com o seu psicológico e está tudo bem! E o que deve ser feito a partir de então é buscar ajuda!

Por que janeiro?

Segundo os idealizadores do movimento e o site da campanha porque “no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida”

Logo, janeiro simboliza o recomeço. Simboliza as novas propostas para o clico que se inicia a partir de então. É um momento de observar como anda a sua saúde mental!

Qual é a relevância da campanha no interior das empresas?

Muitas pesquisas realizadas apontam que o trabalho tem direta influência sobre os níveis de estresse e ansiedade das pessoas, seja pela cobrança excessiva, pelas altas metas a erem alcançadas, ou mesmo pelo ambiente competitivo.

Por esse motivo é substancial que as empresas se estejam atentas e engajadas ao Janeiro Branco, para que questões relativas à saúde mental possam ser pautas no interior das instituições.

Embora a campanha seja evocada e janeiro, é importante lembrar que a preocupação da empresa para com a saúde mental de seus colaboradores deve ser permanente, ou seja, durar os 12 meses do ano.

A adoção de um comportamento preocupado com o bem-estar dos funcionários mostrará frutos não somente para cada um dos indivíduos contemplados, mas também na produtividade da empresa.

Por que investir na saúde mental dos colaboradores?

Colaboradores engajados e saudáveis certamente irão alcançar resultados mais satisfatórios, tanto em suas rotinas pessoais, quanto nos números de sua produtividade. Desse modo, a atenção a esse quesito irão expressar  esse aumento da produtividade em detrimento a uma redução das faltas, por exemplo.

Muito embora essa seja uma lógica comprovada, infelizmente muitas empresas ainda insistem em não adotar a prática de preocupar-se com a saúde mental do colaborador. O resultado disso é a produção de um ambiente de trabalho propício ao surgimento de, cada vez mais, colaboradores doentes.

A Previdência Social afirma que a depressão foi a décima maior causa de afastamentos em 2017. A vivência em ambientes danosos a saúde mental foi responsável por gerar, no Brasil, gasto com mais de 43 mil pagamentos de auxílios-doença.

Para que cenários como esse não se tornem a cada dia mais evidentes no país, as empresas devem se propor a buscarem estratégias de promoção da saúde mental de suas equipes através da instauração de programas voltados para as condições reais de trabalho de seus colaboradores.

Como promover ações do Janeiro Branco em sua empresa?

É importante, primeiramente, identificar os principais problemas do ambiente de trabalho capazes de adoecerem os colaboradores.

Por isso a importância de buscar essas razões para, em seguida, atacar de forma precisa cada ponto que vem deixando a desejar.

Para que essa análise seja realizada de forma mais precisa, é possível utilizar como aliada a tecnologia. Mas como?

  • coleta de informações
  • análise estratégica dos dados relativos aos fatores emocionais dos colaboradores
  • organização de programas específicos para cuidado da saúde mental dos colaboradores
  • atuação com responsabilidade para que os programas funcionem

Vamos a algumas ações que podem ser adotadas com ênfase na campanha do Janeiro Branco:

  • investir em palestras e na distribuição de materiais informativos que visem conscientizar sobre a importância de dos cuidados com a saúde mental;
  • formar um ambiente no qual o profissional possa se sentir seguro e confortável – investir em ergonomia, temperatura e luminosidade agradáveis, áreas voltadas para conversa e lazer;
  • conceder plano de saúde, benefício que faz com que o colaborador se sinta valorizado;
  • conceder distribuição de ingressos de shows e cinemas;
  • realizar convênios com academias para que o colaborador possa melhor cuidar do corpo;
  • promover programas de saúde mental, ao menos semestralmente;
  • promover pausas durante a jornada de trabalho;
  • incentivar a prática de exercícios físicos;

As empresas devem ver o Janeiro Branco como uma oportunidade e incentivo de promoção de um ambiente de trabalho mais saudável para seus colaboradores. Ao trabalhar e valorizar a saúde mental de seus funcionários, as empresas tem a possibilidade de verem suas equipes mais motivadas e, por conseguinte, mais produtiva.

Gostou desse conteúdo? O que a empresa na qual você trabalha tem feito para cuidar da saúde mental de seus colaboradores? E você, empreendedor? O que tem feito para tornar a sua empresa mais engajada aos valores do Janeiro Branco? Conta aqui nos comentários!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas