Para lançar o seu produto e alavancar as suas vendas – [Dicas e Estratégias]
O que você deve fazer e quais são os primeiros passos para lançar o seu produto na internet.
Quando você pensa em lançar um novo produto no mercado entende que não há nenhum tipo de garantia em relação ao seu sucesso em matéria de vendas e consequentemente cifras.
Então, se não há nenhuma forma de garantir que seu produto fará sucesso no mercado, há, ao menos, a possibilidade de dar uma forcinha para que isso aconteça e para que o mercado passe a estar a seu favor!
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você!
Lançar um produto seu e de forma a causar impacto no mercado não deve ser encarado como algo que apenas grandes empresas podem fazer. É comum que acompanhemos grandes lançamentos de empresas como a Apple, por exemplo,
mas isso acontece não somente por esta ser uma grande empresa, mas pelo conceito que está atrelado ao produto que é lançado no mercado.
Então, não importa se a sua empresa é de grande, médio ou pequeno porte, você pode atingir sucesso nas suas vendas desde que ataque o ponto certo e comece a investir nesse propósito desde o início, ou seja, a partir do momento em que surgir a ideia.
1. Você precisa pesquisar, e muito.
Primeiramente é preciso que se atente para o fato de que existem produtos para os quais já existe um mercado consumidor, enquanto para outros não há.
Oferecer um produto sem uma demanda existente pode ser um sucesso, assim como pode ser um fracasso. Você pode sim investir em produtos em que não há uma demanda, mas pesquise muito.
Nossa dica, porém, é a seguinte:
invista e desenvolva produtos com demanda, aprimore.
Ofereça aquilo que as pessoas procuram, resolva com o seu produto as necessidades delas.
O seu marketing agradece e suas possibilidades de crescimento e sucesso serão alavancadas.
Leia Também >> Client-Centric | Chegou Para Levar O Relacionamento Com O Cliente Para Outro Patamar.
2.Busque se destacar
Em um mundo em que a concorrência anda cada vez mais acirrada e o oferecimento de grande parte dos produtos quase se assemelha a demanda, é preciso que você se destaque.
Se há no mercado produtos similares ao que você pretende lançar, busque se destacar e ofertar ainda mais ao seu cliente.
Agindo assim você garante que o seu produto apareça no mercado.
Um outro ponto importante a se considerar é que analisando a concorrência você consegue ter uma noção mais ampla sobre o seu nicho de mercado e sobre valores pelos quais pode ofertar o seu produto.
3. Preço
É imprescindível pensar no preço a ser cobrado pelo produto que você está ofertando, Quando um produto é vendido a preços muito altos em relação a concorrência, tendem a atingir um público muito restrito, e por outro lado, podem afastar os consumidores.
Quando é vendido a preços muito baixos podem gerar desconfiança e afetar a credibilidade.
Nossa dica é: pense na concorrência e no poder aquisitivo do seu público alvo para definir o preço e por fim, defina seu preço a partir do cálculo dos custos diretos e indiretos.
4. Crie e dê vida a sua marca
Invista em uma marca e na aparência do seu produto. Tudo o que é visual normalmente chama a atenção primeiro, por isso, invista em algo criativo e inovador.
Invista também em um nome que fale sobre o seu produto e se possível, caso tenha outros produtos e tenha essa intenção, busque vincular todos os seus produtos a sua marca, criando um ambiente sólido e de confiança para seu cliente.
Leia Também >> Como Você Se Vende? – Marketing Pessoal – Coopbank
5. Planejamento é tudo!
Planeje o lançamento do seu produto se perguntando que público pretende alcançar, como pretende acessar esse público e quando acredita ser a melhor época para investir nesse lançamento.
É preciso pesquisar e planejar!
6. Valide seu Produto para Lançar com Segurança
Antes do Pré Lançamento do seu produto você precisa Validar, talvez você não saiba o quê exatamente signifique isso, mas talvez essa seja a parte vital para saber se o seu produto vai vender de fato.
a Validação nada mais é do que identificar se há demanda para a sua solução e descobrir se o seu cliente ficou satisfeito com seu produto.
Basicamente seria como se você estivesse vendendo um protótipo do seu produto para descobrir suas falhas e aprimora-lo para, aí sim, partir para o pré-lançamento.
Dica: Crie um MVP.
MVP é a sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável. É uma prática de administração de empresas que consiste em lançar um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar o negócio antes de aportar grandes investimentos e distribuir no mercado.
7. Invista em um pré-lançamento e depois o Lançamento
As redes sociais costumam cumprir um papel de importância nesse sentido, por isso antes do lançamento, propriamente dito, faça uma divulgação online com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis, principalmente aquelas que são o seu público alvo.
Pesquisou, planejou e pré-lançou, agora é hora de lançar!
Lance o seu produto dando ênfase aqueles problemas dos seus potenciais clientes que ele promete resolver, ou seja, atinja os seus clientes apresentando o resultado final proveniente do seu produto e não somente apresentando suas qualidades.
Lembre-se que os usos de um objeto e suas vantagens dizem muito mais do que somente o objeto.
Agora, se você já tem uma marca estabelecida de alguma forma no mercado, é muito válido apresentar seu novo produto a seus clientes fiéis, lembrando sempre de apresentar as vantagens que ele tem a oferecer para aqueles que o adquirirem.
O próximo passo é apresenta-lo ao público externo. Mas como? Através das Redes Sociais, dos anúncios impressos, em eventos, no seu próprio site e também pode ser uma boa ideia apostar nos influenciadores.
Nas Redes Sociais invista no Twitter, Facebook e Instagram.
Existem maneiras de impulsionar suas publicações mediante investimentos financeiros.
Procure pessoas especialistas em marketing de influências, eles podem ajudar!
Seja criativo e aposte nisso!
- Anúncios impressos podem ser uma forma de atingir aqueles que não possuem largo acesso às mídias sociais. Pode parecer estranho, mas tem gente que não se identifica muito com esse mundo, e é por isso que você deve atacar por todos os lados,
- Eventos presenciais ou não podem agregar muito ao seu produto, trazendo credibilidade a ele.
- O seu site deve ser sempre alimentado com novas informações e não poderia faltar o seu novo investimento. Muitas pessoas tem o hábito de acompanharem as páginas de suas marcas favoritas aguardando novidades.
- Os influenciadores ganharam muito espaço no mercado, mas quem são eles? São youtubers, instagramers…ou internautas com muito seguidores que mediante recebimento do seu produto, podem propagar a sua marca e ajudar a lançá-lo nas redes.Lembre-se de investir em pessoas que tenham um público alvo similar aquele que você procura e principalmente em alguém com bastante seguidores!
-
O pós-lançamento
Fez o Lançamento?
E aí, foi tudo bem? NÃO?!
Olha, mais cedo ou mais tarde você irá colher os frutos. No entanto, é aqui que as pessoas desistem.
Já vimos projetos grandiosos, cheios de promessas naufragarem antes de zarpar.
Seguindo as dicas você tem grande chance de alavancar seu produto e atingir os números que almeja.
Procure saber o que as pessoas pensam sobre seu produto e invista em melhorias, se necessário.
Por fim, sempre que houver alguma atualização ou “plus” do seu produto, informe a seu público e se possível, invista em um relançamento para que sua marca esteja sempre presente no pensamento das pessoas.
A coca cola é líder de mercado, mas o investimento em propaganda e marketing está sempre ao seu alcance, não é mesmo?
É importante estar sempre presente no imaginário das pessoas. Mantenha sua marca vívida! Compramos aquilo de que necessitamos e lembramos, Se não lembro de algo não preciso disso!
Gostou dessas dicas? Você tem alguma ideia a acrescentar? Já lançou algum produto? Com foi a sua experiência? Compartilha com a gente! Vamos gostar de saber um pouco sobre as suas experiências.
COOPBANK, trazendo semanalmente um novo artigo para você!