Ser um Líder na Era Digital não é uma tarefa muito fácil, principalmente por ter que disputar a Atenção das pessoas com as tecnologias atuais.
Hoje você vai ver: como usar a tecnologia a seu favor e como usar suas habilidades humanas para ajudar o seu time a performar melhor, mesmo que você não tenha experiências com liderança.
A revolução tecnológica foi crucial para que o acesso ao conhecimento se tornasse cada vez mais democrático.
A grande maioria das pessoas hoje já possui acesso ao conhecimento de forma gratuita. É esse movimento que estamos vivenciando nas últimas décadas!
As pessoas se tornaram mais inquietas e imediatistas, tamanho o bombardeio de informações.
A realidade dessas mesmas pessoas então se modificou com base em sua inserção no mundo digital e isso vale tanto para funcionários quanto para consumidores.
É possível afirmar que a sociedade encontra-se em rede e as mudanças de estrutura pelas quais tem passado explicam a redefinição da liderança e o novo espaço ocupado pelos líderes digitais.
A tecnologia vem mudando e promete mudar ainda mais o jogo!
A liderança engessada, tal qual conhecemos está perto de um abismo e seu tombo parece inevitável.
A realidade já não condiz com o tipo de liderança ainda ensinado e incentivado por muitas empresas.
O discurso e a prática parecem não condizer, porque mesmo que muitas empresas se digam modernas e aliadas a tecnologia, prezam por uma hierarquia engessada e pela falta de diálogo entre seus diversos funcionários, dos cargos mais elevados aos menos.
Vamos explicar melhor:
O cargo de supervisor é ainda comumente encontrado na hierarquia das empresas. Essa função, criada no último século, foi pensada para que um indivíduo supervisionasse o trabalho dos demais em um espaço que dividiam, cada qual com sua função.
“Super + visão”, etimologicamente falando, significa manter indivíduos sob sua visão.
De fato, no século passado isso fazia sentido, mas hoje, a tecnologia, principalmente a digital, permite que se trabalhe de ambientes diversos: no carro, da rua, de casa (na função Home office) e melhor ainda, de qualquer lugar no globo
– o que pode ser feito por meio de vídeo conferências e call, por exemplo.
Nessa nova conjuntura que se coloca, como lidam os gestores em posição de liderança de equipes dessa nova geração?
Que desafios enfrentam? Como é possível liderar equipes compostas por pessoas de gerações diversas?
Líderes digitais precisam estar por dentro da revolução que ocorre em caráter global e a tecnologia deve ser vista como a força motora dessa revolução e não somente como ferramenta facilitadora.
É preciso querer conhecer sempre mais e não se contentar com um pouco, até porque a tecnologia a cada dia introduz novidades.
Esse segmento precisa monitorar suas equipes de forma diferente, já que a supervisão tradicional perdeu totalmente o seu sentido em diversos ramos empresariais.
Controlar a produtividade e garantir um serviço de excelência e de acordo com as políticas da empresa podem, dessa forma, ser um desafio a se atravessar.
A liderança na era digital tem seu processo como um todo muito mais transparente. Isso permite que o líder esteja vulnerável e seja questionado no caso de dizer e fazer coisas opostas.
A coerência entre o que se diz e o que se faz e o que se diz pode ser um outro problema encarado pelo líder nesse novo contexto.
É preciso se enquadrar nesse novo modelo e ultrapassar barreiras impostas por um pensamento quadrado. Mas como ser um bom líder na era digital?
Sempre aprendendo a liderar…
Quando você se encontra na posição de líder, precisa entender que está e estará sempre em construção e aprendendo com as novas experiências, ou seja, o líder não está nunca pronto e acabado.
Ele precisa por vezes se reinventar e se adaptar!
Precisa interpretar que sinais a equipe mostra…
Essa construção não se dá apenas em ambiente acadêmico, embora essa etapa seja também importante.
Para tornar-se um líder exemplar é preciso investir em palestras de líderes que te inspirem, adquirir material divulgados por eles, estudar seus conceitos e estar sempre atento as novidades relativas ao tema.
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Ser inovador
O líder precisa se inspirar naquilo que se apresenta de novo, seja no campo das tecnologias, seja através de novos métodos.
É preciso que o líder seja um incentivador da inovação dentro de sua equipe também.
Para tal é preciso que o líder incentive sua equipe à utilização de novos métodos e técnicas e caso algo não dê certo, perceba e mostre a experiência como aprendizado e não como erro.
Lembre-se que para que algo dê certo é necessário tentar e a tentativa sempre se mostra como evolução!
Ser humano
Para ser líder é preciso saber lidar com a inteligência emocional de sua equipe, negociando sempre e assim colocando seus colaboradores no eixo organizacional necessário ao bom andamento do trabalho.
É preciso entender que ali existe um ser humano, antes de tudo, que enfrenta problemas e desgastes diversos da vida.
É preciso, nesse sentido, ter mais habilidades humanas afrente das habilidade técnicas.
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Lidando com o diverso
Equipes são formadas por indivíduos múltiplos e isso é observado com relação a cultura, religião, vivências, mas também no que diz respeito a gerações. Os perfis de uma equipe são múltiplos.
O bom líder aproveita o ponto positivo de cada perfil, exaltando o melhor das gerações e assim consegue potencializá-los, otimizando os resultados.
O líder digital deve se comportar como um gestor e não como figura autoritária e fechada ao diálogo, isso é de suma importância justamente porque a noção de hierarquia, de uma maneira padronizada vem se tornando cada vez mais obsoleta.
A tendência é a de que processos mais horizontais tomem o lugar dessas estruturas e que executivos, líderes de setores, representantes e sociedade passem a desenvolver um contato mais direto.
A era digital exige dinamismo e a hierarquia é falha nesse processo justamente por sua lentidão e burocracia.
Ele deve identificar o que domina e o que não domina em termos de inovação, para então buscar de uma forma mais eficaz adquirir aquele conhecimento em que é limitado.
Informação é valiosa, é capital, e deve ser buscada a todo o tempo como forma de aprimorar-se enquanto líder, que precisa auxiliar, instruir sua equipe, alavancando os resultados.
É preciso observar, no entanto, que tecnologia e debates sobre problemas que podem ser trazidos por ela não irão se esgotar, como por exemplo a invasão das redes por hackers e apreensão ilegal de dados, utilizados de forma indevida.
Mas gestores e líderes devem encarar a tecnologia como oportunidade de aprimoramento e não como ameaça.
Devem implementar relutância, pois precisam enxergar a tecnologia principalmente por sua perspectiva positiva e através da ótica de seu potencial decisivo para o crescimento não somente de uma empresa, mas da humanidade como um todo – automóveis e máquinas de última geração, drones, satélites, e para ir ainda mais longe, visita a outros planetas – tudo isso possibilitado pelo uso de tecnologias cada vez mais inteligentes.
É preciso que se entenda esse processo como um todo.
O mundo não será todo digital, o mundo caminha para uma união do físico e do digital.
O contato humano é de suma importância. O processo deve ser seguido de uma remodelação do pensamento e essa remodelação deve guiar as empresas nesse processo – ao menos aquelas que desejam sobreviver a esse novo mundo que se impõe.
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