Mês de conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero: março lilás

“Prevenir é melhor do que remediar” Essa é uma expressão popular válida em qualquer tempo.

Prevenir é a melhor maneira de evitar e mesmo tratar o aparecimento e instalação de qualquer doença em nosso corpo. Em atenção ao mês de março, mês da mulher, nós da Coopbank escrevemos este post com o intuito de alertar e conscientizar a todas as mulheres para a importância da realização do exame preventivo para o câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau.

O vírus responsável pela infecção e surgimento da doença é o Papilomavirus Humano (HPV), vírus esse que pode ser amenizado ou evitado com a vacina tetravalente, disponibilizada durante o período da adolescência (vacina que faz parte do calendário vacinal) nas Unidades Básicas de Saúde.

Quando ocorrem infecções frequentes e persistentes, o paciente pode acabar apresentando alterações celulares – lesões precursoras – e, então, ter uma evolução de seu quadro voltada para o desenvolvimento do câncer de colo de útero.

Esse câncer, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno que aparece com maior frequência na população do sexo feminino, e ocupa o quarto lugar em causas de morte de mulheres por câncer no país.

A importância da uma campanha de conscientização sobre este tipo de câncer se deve não somente ao fato de incutir na morte de muitas mulheres anualmente, mas também por ser evitável, ao menos na maioria dos casos.

  • Como dito acima, a principal forma de prevenção é vacinar-se contra o HPV (entre 9 a e 14 anos, no caso das meninas e 11 a 14 anos, no caso dos meninos). A vacinação tem a capacidade de prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
  • Uma outra maneira de se prevenir se relaciona à redução da possibilidade de transmissão/ contágio pelo HPV, por via sexual, utilizando preservativos durante as relações sexuais.
  • Se une a essas possiblidades a necessidade de se investir no exame Papanicolau, exame preventivo que precisa ser feito de forma periódica pelas mulheres a partir do início de sua vida sexual, já que ele detecta alterações pré-cancerígenas precoces, que quando tratadas, na maioria dos casos não evoluem para o câncer, regredindo.

Reforçamos a importância dessa campanha: se você é mulher e ainda não fez o seu exame preventivo, agende com seu médico. Se você é responsável por adolescente do sexo feminino e masculino em fase de vacinação, leve-o para se vacinar. Aposte sempre no uso de preservativos durante as relações sexuais.

Bancárias, se cuidem!

Cuide do seu bem maior, sua saúde!

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas