Novas Certificações Anbima para o Mercado Financeiro

Novas Certificações Anbima para o Mercado Financeiro

A Equipe Coopbank, no cumprimento de alguns dos seus objetivos, que é o de oferecer treinamento, cursos, palestras, e serviços relacionados à área bancária, financeira e de crédito; disponibilizamos para os nossos Cooperados devidamente cadastrados ao nosso sistema, uma gama de cursos em uma plataforma exclusiva, não aberta ao público, onde Eles podem acessar mais de 200 cursos 100% gratuitos, inclusive os Preparatórios CPA 10,  CPA 20 e, muitos outros fundamentais para quem atua na área financeira.

Agora vamos falar um pouco sobre as mudanças no sistema da Anbima, e nossa Equipe aconselha a vocês bancários, que ainda não alcançaram suas certificações, esta é a hora de aproveitar estes preparatórios que já havíamos disponibilizado para vocês, pois a ANBIMA já informou em suas redes que pessoas já certificadas não perderão sua certificação, e não terão que pagar novamente para fazer o upgrade para as novas certificações.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou planos para uma revisão abrangente das certificações concedidas aos profissionais do setor financeiro. A partir de 2026, os certificados CPA-10, CPA-20 e CEA serão descontinuados.

O propósito subjacente é elevar o padrão de qualificação dos profissionais, uma medida considerada necessária devido à rápida e constante evolução do mercado nos últimos anos. Conforme a Anbima, o novo modelo de certificação será orientado pelas atividades desempenhadas pelos profissionais, em vez de se basear em instituições, cargos ou segmentos de mercado atendidos (como varejo e alta renda), como é feito atualmente.

As mudanças nos exames serão implementadas a partir de janeiro de 2026 e avaliarão não apenas os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também sua capacidade de aplicar teorias em situações práticas e demonstrar competências comportamentais, as chamadas soft skills.

Essa nova abordagem foi desenvolvida com base em um estudo conduzido em colaboração com a Deloitte, cujos resultados foram apresentados no relatório “Um Olhar sobre as Certificações: Análise do cenário atual e propostas para o futuro”, que examinou o perfil e a atuação dos profissionais no Brasil.

As três novas certificações, cujos nomes serão revelados em breve, estarão centradas em atividades específicas, sendo elas:

  1. Prestação de informações básicas sobre produtos, investimentos e serviços financeiros em instituições, tanto para prospecção quanto para suporte no atendimento ao cliente.
  2. Gerenciamento e acompanhamento do portfólio de investimentos do cliente. Esse profissional analisa o perfil do investidor, fornece informações sobre os diferentes tipos de investimentos e seus riscos, e, se necessário, solicita assistência de um especialista em produto antes de fazer alterações no portfólio do cliente.
  3. Recomendação de investimentos, com habilidade para criar e modificar portfólios. Especializado em produtos de investimento, esse profissional pode ser especialista em classes e ativos específicos, oferecendo suporte tanto para o cliente final quanto para outras áreas da instituição.

A Anbima ressalta ainda que, devido ao impacto das mudanças nos profissionais que já possuem ou buscam as certificações, serão realizados ciclos de conversas nos próximos dois anos com o mercado, reguladores, profissionais certificados e instituições de ensino preparatório, entre outros interessados, para coletar sugestões e esclarecer dúvidas sobre as alterações.

Se você se interessa pelo mercado financeiro, já faz parte dele ou deseja fazer no futuro, esteja atento às novas certificações Anbima. Elas são e serão essenciais para sua entrada e permanência nas principais instituições financeiras do país. Aproveitem os cursos de CPA 10 e CPA 20 que disponibilizamos à vocês Cooperados, pois até 2026 estas certificações continuam válidas.

Coopbank e você, tudo a ver!

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas