
Alterações no PIX a partir de 02/02/2026
O Banco Central do Brasil está aperfeiçoando e solidificando as normas do PIX, com o objetivo principal de melhorar a segurança e facilitar a restituição de valores em situações de fraudes ou golpes. As novas normas começarão a ser aplicadas oficialmente em 02/02/2026.
O que será altera no PIX?
- Restituição de valores após fraudes mais rápida e eficiente
Ao detectar um Pix suspeito, haverá um monitoramento mais eficaz do dinheiro, incluindo se ele passou por outras contas, e o valor poderá ser bloqueado antes de ser movimentado. Se uma fraude for confirmada, o reembolso pode ocorrer em até 11 dias após a consulta.
- Mecanismo Especial de Devolução (MED) mais robusto
A ferramenta utilizada para contestar fraudes (MED) se tornará obrigatória para as instituições participantes a partir de 02/02/2026. Isso implica que o procedimento de devolução será mais rápido e claro para o usuário.
- Maior proteção contra fraudes
Novas medidas (como rastreamento e troca de informações entre bancos) dificultam as ações dos golpistas e oferecem mais suporte aos usuários que foram vítimas de fraudes.
O que NÃO sofrerá alterações
Não haverá cobrança de taxas ou tributos sobre transações via PIX, isso já foi confirmado e quaisquer informações relativas são incorretas.
Por que isso é relevante?
O PIX atualmente é uma forma de pagamento instantânea mais utilizada no Brasil, rápida, gratuita e acessível. Essas novas normas foram elaboradas para proteger ainda mais os usuários, minimizar prejuízos relacionados a fraudes e aumentar a confiança de quem utiliza o PIX na rotina.
Resumo:
Novas normas do PIX começam em 02/02/2026
Maior proteção contra fraudes
Restituição mais rápida e eficiente
Sem cobrança adicional de taxas/impostos
Leia também o Post abaixo:
*MED – O que é e como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (PIX) – Coopbank*
MED – O que é e como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (PIX)
Leia, comente e compartilhe.
Coopbank – uma Cooperativa feita por bancários e ex-bancários, sempre ao seu lado na defesa dos seus direitos.
Coopbank e você tudo a ver!



