Skip to content
Seja Membro
  • Inicio
  • Sobre Nós
  • Blog
Menu
  • Inicio
  • Sobre Nós
  • Blog

O que é e qual a importância da comunicação assertiva?

Rita de Cássia de Abreu Pereira

Rita de Cássia de Abreu Pereira

  • 02/08/2022

Entenda como colocar em prática essa soft skill e se destacar no ambiente de trabalho.

É muito provável que você já tenha ouvido sobre a importância da comunicação assertiva no mundo do trabalho. A comunicação eficiente é a base para que qualquer processo seja bem sucedido, você sabia? Quando é assertiva, a comunicação se torna um método eficiente para a resolução de problemas diversos nas empresas, e, ainda é capaz de tornar processos menos trabalhosos, reduz os ruídos e torna mais eficientes os serviços, o que evita o retrabalho.

Quando se pergunta do que se trata a comunicação assertiva, geralmente a questão é respondida da seguinte maneira: trata-se de uma comunicação feita de forma objetiva, sem muitas voltas e sem erros, o que determina sua eficiência.

E essa resposta está, em partes, certa. Porém, a comunicação assertiva não se relaciona objetivamente somente ao conceito de errado e certo.

A comunicação assertiva, na verdade, diz respeito a uma comunicação que se dá de maneira segura, objetiva e que, sobretudo, não gera dúvidas a quem recebe a mensagem.

Isso quer dizer que, é possível que você se comunique com uma mensagem correta. No entanto, isso não garante que o receptor da sua mensagem vai compreender de forma completa aquilo que você diz, ou seja, podem ficar dúvidas.

No artigo de hoje falaremos sobre a comunicação assertiva e sobre como essa comunicação é decisiva para a melhoria dos processos de comunicação no interior de uma instituição. Vem com a gente!

 Comunicação assertiva: o que é?

A comunicação assertiva se relaciona diretamente a ideia de uma comunicação objetiva, clara e segura, que não dá margem para interpretações duvidosas e problemáticas sobre o assunto tratado ao receptor.

A comunicação assertiva tem como método a transmissão de informações com ênfase em conseguir a colaboração de todos com os quais se comunica. Isso se dá a partir da habilidade de se comunicar assertivamente.

Porém, é importante não confundir assertividade com rispidez. Assertividade não é sinônimo de agressividade. Essa associação está errada. O conceito de comunicação assertiva nada tem a ver com agressividade. Quem se comunica de forma assertiva consegue transmitir aquilo que pensa, porém sem nenhum tom ou expressão de agressividade.

Lembre de que o exímio comunicador é aquele que de forma assertiva tem a capacidade de transmitir ideias a partir de palavras bem colocadas, frases bem ordenadas, pensamentos lineares, mas também a partir de gestos que transmitem firmeza, segurança e respeito. Nesse caso, toda a comunicação se dá sem o uso de termos ou gestos agressivos, sem a ocorrência de conflitos ou mesmo desentendimentos.

A comunicação se torna assertiva quando é realizada de maneira clara e não gera ruídos ou dúvidas a quem recebe a mensagem. Para que a comunicação seja ainda mais fluida, é necessário que a pessoa que se comunica também ouça com atenção e calma, enquanto o outro se expressa.

É assim que um canal de comunicação eficiente é construído entre quem transmite e quem recebe a mensagem.

A comunicação assertiva no ambiente de trabalho

A comunicação feita de maneira ineficiente é muito mais comum no ambiente empresarial do que se pensa. Essa falta de capacidade ou vontade de trabalhar a boa comunicação figura entre os principais problemas que mais incorrem em erros de execução de tarefas, o que gera a necessidade de retrabalho e acaba causando desgastes no interior das equipes.

Quando a informação é transmitida de forma incorreta, de forma obscura, ou sem certeza e clareza, os alinhamentos, processos e demandas de uma forma geral acabam sendo realizados de forma incorreta.

Essa falta de expertise na comunicação gera profundos problemas à organização, às equipes e aos gestores, pois os trabalhos mal executados interferem diretamente no alcance de resultados e metas da empresa e, além disso, no desperdício de recursos.

Conforme já mencionado, a comunicação assertiva se baseia na entrega de mensagens de forma transparente e segura. Para tal, o respeito mútuo é a base da mesma, logo, não há espaço para conflitos, uma vez que os comportamentos, gestos e palavras negativas podem ser consideradas as piores expressões para a gerência de qualquer tipo de relação, pessoal ou profissional.

Com a habilidade assertiva desenvolvida, os indivíduos podem se expressar e defender seus direitos de maneira calma, porém com firmeza, sem utilizarem de agressividade ou passividade. Essa segurança e calva é fundamental para o ambiente de trabalho, pois evita estresses e desentendimentos desnecessários, capazes de afetarem o clima organizacional.

A capacidade de se comunicar de forma mais assertiva traz diversas vantagens para um indivíduo, veja alguma delas:

A habilidade, além de outros aspectos, contribui para que haja uma elevação da autoconfiança de quem a desenvolve, Já que questões como inseguranças, reatividades e vulnerabilidades são trabalhadas.

A comunicação assertiva torna a comunicação mais positiva, pois:

  • Os diálogos se tornam mais compreensivos, portanto, menos reativos e impositivos;
  • Promove diálogos mais honestos;
  • Estimula interações respeitosas;
  • Permite a transmissão de mensagens sem ruídos;
  • Otimiza e torna mais claros os diálogos.

Agora você já sabe o que é comunicação assertiva e o quanto ela é fundamental para um bom relacionamento, principalmente no ambiente de trabalho, que é em muito valorizado quando a habilidade assertiva é desenvolvida pelo funcionário.

Para saber mais sobre a comunicação assertiva, acompanhe a Plataforma de Cursos COOPBANK, que ainda esse mês lançará um curso completamente gratuito para bancários e ex-bancários cooperados, e com emissão de certificado sobre essa soft skill tão requisitada pelas empresas.

Segue abaixo o link da Plataforma de Cursos:

Home

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas possam conhecê-lo!

 

Tags :

canal de comunicação eficiente, Comunicação assertiva, diálogo, habilidade assertiva, soft skill

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas

A partir do dia primeiro de outubro o Pix terá botão de contestação contra golpes

O recurso de contestação no Pix foi introduzido pelo Banco Central do Brasil com o

LER ARTIGO »

Setembro Verde: Conscientização e Inclusão das Pessoas com Deficiência

Setembro Verde é um movimento anual no Brasil com o objetivo de promover a conscientização

LER ARTIGO »

Setembro Amarelo: Consciência e Esperança na Prevenção ao Suicídio

Setembro é um mês que ganhou um significado especial ao longo dos anos, principalmente para

LER ARTIGO »

Estabelecer metas de investimento é crucial para alcançar seus objetivos financeiros. Aqui estão 6 passos para definir metas de investimento eficazes:

 1 – Defina seus objetivos financeiros Curto prazo (até 1 ano): Poupança para emergências, viagens

LER ARTIGO »

GOLPE NA PRAÇA: o Banco Central do Brasil informa que não vai pagar até R$ 10.000 por problemas com dados ou uso do Pix entre 2020 e 2025

Mais um fake News circulando nas Redes Sociais: o Banco Central do Brasil não vai

LER ARTIGO »

A CoopBank é uma cooperativa formada por bancários e ex-bancários que tem como objetivo acolher e orientar seus associados no que tange seu desenvolvimento Profissional e Pessoal.

Links Rápidos
  • Início
  • Sobre Nós
  • Blog
  • Cursos
  • Contato
Contato
  • (21) 96948-3036
  • coopbank2016@gmail.com

Desde 2016 transformando vidas. 

Copyright © 2023. Coopbank Todos os Direitos Reservados