O que é e qual a importância da Insurtech?

Gestores e diretores, de uma forma geral, devem estar atentos às inovações tecnológicas disponíveis no mercado. Sem dúvidas, a tecnologia é um diferencial na alavancagem de grande parte dos processos praticados dentro de uma empresa.

Diretores e gestores de corretoras de seguros devem estar atentos especialmente a uma nova opção tecnológica, as insurtechs. Essa opção pode ser um diferencial para as corretoras, apresentando uma série de benefícios que poderão ser vislumbrados a curto e longo prazo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre insurtechs, os benefícios que trazem para corretores e sua função.

Insurtech: o que é?

Insurtech consiste na união dos termos insurance – seguro –  e technology – tecnologia.

A implementação do termo tem o intuito de modificar o modelo atual adotado pela indústria de seguros. Essa ressignificação se insere pela adoção de novas tecnologias, além de inovações, que podem auxiliar na otimização dos resultados de todo um nicho que engloba corretoras, seguradoras, além dos segurados.

As inovações se dão em virtude de uma modificação completa no modelo da empresa. Afinal, para acompanhar as inovações, ela de fato, precisa ser repaginada. A partir de então, na nova lógica, as funções e forma de trabalho passam a serem exercidas com maior agilidade e de forma mais eficiente, especialmente na gestão dos clientes, na otimização dos processos e na própria venda dos produtos.

Entendendo mais sobre aplicações financeiras

E sua função, qual é?

A função das insurtechs é a de impulsionar uma revolução no meio das corretoras de seguro, provendo:

  • Automatização de operações;
  • Modernização de processos;
  • Melhoria nos processos analíticos da empresa;
  • Melhoramento na relação entre corretora e cliente, o que fortalece essa relação;

Como possui foco na digitalização, permite que a lógica da empresa deixe de ser focada em processos manuais, o que abre espaço para processos mais focados na automação. A estruturação da empresa, portanto, passa a ser outra.

Com um melhor trabalho na relação empresa x cliente, a adoção do modelo e dessas tecnologias propiciam uma adequação do serviço à necessidade de cada cliente, ou seja, há uma personalização do serviço prestado.

Demandas = diferentes para cada cliente,

logo, Soluções = adequadas às necessidades de cada cliente.

 Quais os benefícios da adoção desse modelo pelas corretoras?

São consideráveis e variados os benefícios apresentados pelas corretoras que adotam o modelo de insurtech.

  1. Mudança de mentalidade

A adoção desse modelo é diferencial porque prepara gestores e diretores para as inovações que irá adentrar futuramente o mercado de seguros. O conceito explora a necessidade de atentar às novas tendências e tecnologias disponíveis.

  1. Personalização do atendimento

O modelo adotado permite que as demandas dos clientes sejam atendidas com maior exclusividade. Esse pode figurar como um ponto forte para a manutenção da empresa no mercado e reconhecimento dos clientes, que a perceberão como ponto de segurança no mercado.

Um cliente satisfeito não só volta a fazer negócio, mas também indica um bom serviço a seus conhecidos, amigos e familiares.

  1. Facilidades da automação

A automação permite que os processos sejam menos burocráticos, o que maximiza as possibilidades de resolução dos problemas apresentados.

Processos mais ágeis, ferramentas aplicadas e adequadas a cada problema, atendimento focado no cliente e em suas demandas, são determinantes para a boa aceitação da corretora no mercado.

Dentre tantas opções, é interessante para qualquer empresa que ela seja vista e avaliada por seus clientes de forma positiva e diferenciada. Isso é capaz de a manter no mercado por mais tempo e de forma mais confortável dentre seus concorrentes.

A opção de trabalhar com um insurtech pode e é diferenciada para corretoras de seguro, principalmente para que enfrentem de forma mais tranquila todos os desafios que serão postos em um futuro não tão distante.

No Brasil esse modelo já é realidade, e até o último ano aproximadamente 80 empresas já atuavam nesse esquema no país, segundo Santander.

Aqui vai uma lista de 6 insurtechs brasileiras que estão no topo do mercado, também de acordo com o Santander:

1. 88 InsurTech

2. Ciclic

3. Minuto Seguros

4. Segurize

5. Thinkseg

6. Tô Garantido

Gostou desse conteúdo? Comenta aqui embaixo!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas