Padronização dos Extratos bancários
Desde o dia 8 de julho do ano de 2024, os termos usados em extratos bancários serão padronizados. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa medida busca facilitar o entendimento das informações, especialmente para aqueles que possuem contas em mais de um banco ou que precisam acessar essas contas.
O que é um extrato bancário?
O extrato bancário é um documento fornecido pelas instituições financeiras onde consta um resumo de todas as transações realizadas pelo cliente em sua conta.
Atualmente, as instituições financeiras utilizam mais de 4 mil termos diferentes para descrever operações bancárias. A padronização, que inicialmente abrangerá os termos relacionados a saques e depósitos, será estendida gradualmente a outras operações financeiras.
O que muda?
Inicialmente, a mudança afetará apenas as nomenclaturas relacionadas a saques e depósitos. Posteriormente, a expectativa é que a padronização seja aplicada a outras operações financeiras.
Ao todo, foram padronizados 44 termos: 30 referentes a depósitos e 14 a saques. Por exemplo, a expressão “depósito de cheque no ATM”, usada por alguns bancos quando o cliente realiza um depósito em caixas eletrônicos, passará a ser exibida no extrato como “DEP CHEQUE ATM”. Da mesma forma, saques realizados no caixa convencional da agência, utilizando o cartão da conta, aparecerão como “SAQUE DIN CARTÃO AG”.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, explica que essa iniciativa vai universalizar as informações, tornando as operações bancárias mais compreensíveis para os clientes e ampliando o acesso da população aos serviços bancários.
Fonte: Febraban – Federação Brasileira de Bancos
Coopbank e você, tudo a ver!