Planejamento Financeiro: 7 dicas para Começar 2020 com o pé direito

Planejamento Financeiro para começar o ano com o pé direito: 7 dicas para aprender a para preparar, organizar e elaborar um 2020 a prova de balas.

O início do ano é sempre uma época a se pensar, não somente na vida pessoal, mas principalmente em relação aos negócios: reflete-se sobre os acertos e tudo o que deve continuar da mesma maneira e também sobre tudo aquilo que não funcionou muito bem e de alguma forma atrapalhou o andamento e os lucros da empresa.

Hoje vamos falar um pouco sobre 7 formas de garantir um bom planejamento financeiro para sua empresa e assim começar o ano de maneira mais leve e menos custosa.

Normalmente é nessa época do ano em que é feito um balanço na empresa entre gestor e colaboradores.

É nesse momento em que são colocados no papel todos os gastos evitáveis e inevitáveis, assim como os investimentos necessários para que a empresa não fique estagnada, mantendo-se nos trilhos de uma projeção de crescimento.

O planejamento financeiro é, portanto, uma parte crucial para que a empresa se mantenha em funcionamento e, principalmente, em crescimento.

Os bons resultados colhidos ao longo do ano estão diretamente relacionados ao plano e metas financeiras colocadas no início dele.

Muitos empreendedores encontram dificuldades na realização de um planejamento correto e saudável, capaz de ser mantenedor de uma realidade igualmente saudável aos lucros de sua empresa.

A dificuldade se encontra justamente na administração de ganhos e gastos e a falta de balanço entre esses dois pontos interfere no capital de giro, nos pagamentos dos colaboradores e fornecedores e em possíveis investimentos, por exemplo.

A COOPBANK preparou 7 dicas para te auxiliar no planejamento financeiro do seu negócio. As coisas estão difíceis ou parecem difíceis? Rola o feed e fica aqui com a gente porque essas dicas podem descomplicar a sua vida!

1. Você tem dívidas? Quais são? Faça um levantamento!

Imagem mostrando uma pessoa cortando uma bola de ferro no pé, que representa como se ela estivesse saindo da prisão das dívidas - Perfeito para um excelente Planejamento Financeiro

Geralmente quando se está começando um negócio é comum que dívidas sejam contraídas.

O grande erro dessa equação é não saber administrá-las e assim tornar impossível gerir o seu negócio de forma saudável.

Acredite, não saber administrar contas a pagar é um grande erro que pode se tornar uma grande bola de neve, que como se sabe só tende a crescer.

Por isso, custos, receitas e despesas devem ser cuidadosamente listados em um orçamento o máximo detalhado possível. E isso de todos os meses do ano, tá?

Dessa forma você terá um controle sobre o que de fato entra e sai da sua empresa e tendo conhecimento total das despesas e dívidas, pode se organizar e terá ciência caso em algum mês a sua receita não cubra os gastos de forma satisfatória.

É nesse momento que talvez seja melhor segurar investimentos não tão urgentes ou reduzir o número de contratações por um tempo.

Me enrolei nas dívidas, e agora?

Nesse caso, a dica é ficar atento às taxas de juros de cada dívida e em caso de não poder pagar todas de uma única vez, priorize aquelas com maiores taxas por atraso e aquelas mais urgentes.

Outra dica importante é perceber o quanto dívidas são danosas aos lucros, por isso busque liquidá-las o mais rápido possível, com um controle mês a mês.

Invista também em uma boa reserva sempre que possível, isso evitará a tomada de empréstimos desnecessários e um possível endividamento.

2. Estabeleça e respeite as metas do seu Planejamento Financeiro

estabeleça e respeite as metas
Estabeleça e Respeite suas metas.

É inútil ter um bom planejamento financeiro sem que existam metas definidas.

As metas, é claro, só podem existir mediante a uma avaliação completa sobre o momento financeiro atravessado pela empresa. As condições financeiras da empresa apresentarão as prioridades da mesma.

Por isso, antes de alinhar o planejamento financeiro de sua empresa, se atenha a quais metas precisa e deseja alcançar no ano que entra.

O planejamento deve se também composto de além das metas, prazos e colaboradores responsáveis por cada etapa que levará ao seu alcance.

O registro garante que o progresso poderá ser monitorado e cobrado.

3. Preveja cenários diferentes

preveja cenários diferentes - Imagem mostrando setas antecipando a tomada de decisão da pessoa
Preveja Cenários Diferentes Antecipadamente.

Quando estiver elaborando o seu planejamento, lembre-se de projetar cenários econômicos diferentes. Isso pode ser feito a partir de dados atuais que cruzados permitem algumas projeções.

Saiba porém que não é possível projetar tudo, mas o máximo possível te auxiliará possíveis imprevistos e gastos extras.

4. Fique de olho no planejamento

fique de olho no planejamento - imagem mostra uma pessoa escrevendo e capturando dados para analise
Fique de Olho no Seu Planejamento

Você precisa acompanhar os resultados do seu planejamento. Não adianta só fazer um planejamento e larga-lo na gaveta, não é?

Falta de tempo ou esquecimento não devem ser desculpas. É o seu negócio, o seu dinheiro e o seu investimento.

Acompanhando o seu planejamento você pode perceber falhas e reorganizar os passos de acordo com os resultados obtidos até então.

5. Mensure sempre o planejamento

mensure seus resultados para um bom panejamento financeiro - imagem mostrando uma pessoa analisando os números

Mensurando o planejamento você saberá se suas metas e resultados estão sendo alcançados.

Verifique a performance da empresa através da elaboração semanal de relatórios e indicadores de projeção. Fique atendo aos números!

Registre e monitore os lançamentos e recursos. Esteja ligado no bom funcionamento geral da empresa.

6. Invista em um plano de ação

Invista em um plano de ação para que seu planejamento financeiro esteja alinhado com suas metas
Invista Em Um Plano De Ação

Para tudo em nossas vidas é crucial que tenhamos um plano de ação, em um planejamento financeiro não é diferente.

Inclua tarefas necessárias ao melhor funcionamento da empresa.

Recomende: as recomendações do plano de ação são importantes. Mostram como agir em determinados situações já previstas. Lembre-se que não devem ser regra, pois cada situação é particular e a prática nem sempre segue a teoria.

7. Invista em gestão financeira

invista em Gestão Financeira -

Um sistema de gestão financeira organiza as suas finanças. Acompanha a evolução do seu negócio mês após mês.
Organiza contas a pagar, saldos e recebíveis.

Um software de gestão financeira facilita a sua vida e evita que você fique comparando dados com mil janelas de gráficos e números abertas no Windows.

Uma outra alternativa muito usada e extremamente eficiente é o Microsoft Excel, se você não sabe usar o Excel para criar um sistema básico de Gestão Financeira, dê uma olhada no nosso Curso de Excel para Iniciantes que em 1 dia você consegue dominar o Excel de forma prática e eficiente.

Além disso, não dá mais para viver com um monte de papéis coloridos colados na mesa, agenda, computador.
A tecnologia é a nossa maior aliada!

Gostou das nossas dicas? Como anda a sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Você adotou alguma dessas dicas? Deu certo? Tem alguma outra para nos contar?

Deixe sua mensagem aqui embaixo! Vamos adorar saber um pouco sobre a sua experiência!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas