Adquirir um seguro de vida não faz parte dos seus planos? Você acredita que suas finanças não comportam uma contratação do tipo? Muitos não sabem, mas o seguro de vida pode ser uma excelente oportunidade. Embora grande parte da população não saiba, esse tipo de apólice não é válida para casos que vão além de falecimento, em si.
Ao contrário do que as pessoas podem pensar, o seguro de vida funciona como um item garantidor de qualidade de vida e de tranquilidade para a família no caso de intercorrências inesperadas.
Mas disso você já sabia, certo? O que provavelmente você ainda não sabia é que o seguro de vida pode ainda ser um investimento excelente que pode oferecer benefícios também em vida.
Você vai ver nesse artigo que já está ultrapassada aquela ideia de que somente dependentes podem se beneficiar do seguro de vida. Rola pra baixo e veja os principais motivos para contratar um seguro de vida ainda hoje.
A partir de agora você conhecerá alguns dos principais motivos para contratar um seguro de vida – segurança para você e sua família!
1. Segurado tranquilo
Quando se contrata um seguro de vida a sensação é, sobretudo, de tranquilidade, pois se tem a certeza de que os dependentes serão amparados caso precisem lidar com sua ausência.
E cá para nós, a tranquilidade é algo que não tem valor, certo? Ter a certeza de que você fez um investimento capaz de reduzir os obstáculos para aqueles que ficarão após uma partida, inesperada ou esperada, com certeza gera paz de espírito.
2. Proteção para os dependentes: financeira
Começando pelo começo sobre a ideia compartilhada por quase todo mundo: mediante a um imprevisto de falecimento, o seguro de vida é auxílio na proteção dos dependentes de dificuldades financeiras imediatas que poderiam recair sobre eles com o óbito do segurado.
Esse é um grande ponto de preocupação especialmente para aqueles que têm filhos, irmãos e outras pessoas que sejam dependentes. Uma situação de falecimento do provedor/provedora certamente poderia deixar em dificuldade financeira aqueles que ficaram e dependiam inteiramente de quem se foi. Os gastos após a partida não incluem somente as despesas comuns do cotidiano que chegarão no mês seguinte, mas também a contratação do serviço fúnebre, por exemplo.
Quando você contrata um seguro de vida, você pode ainda efetuar uma personalização das coberturas, combinando-as com as coberturas de outros produtos, tais como o seguro educacional para a redução das despesas escolares dos filhos, seguro prestamista, que visa a quitação de dívidas do segurado, assim como o seguro habitacional para o pagamento de prestações remanescentes de imóveis.
Essas são algumas vantagens que indicam a necessidade de se investir em proteção financeira – contratando um seguro de vida – para aqueles que você ama.
3. Segurança financeira personalizável garantida.
Caso você seja colaborador de alguma empresa, é possível que já possua um seguro de vida contratado pela própria empresa. É válido saber, porém, que muitas vezes, esse seguro é insuficiente, já que conta com coberturas limitadas e que podem não ser condizentes com suas necessidades específicas.
Quando um seguro de vida individual é contratado, há a garantia de que os valores e cobertura se adequarão ao seu perfil e o de sua família. Uma vez que, cada um sabe daquilo que necessita para que seus entes queridos realmente fiquem protegidos.
4.Cônjuge protegido
De uma forma geral, quem é casado possui as despesas comuns repartidas com seu cônjuge. Dessa forma, caso um deles faleça, o outro pode ter sua renda comprometida de maneira significativa, o que influenciará também em sua qualidade de vida.
Não há nada mais reconfortante que garantir que o seu companheiro(a) não ficará a deriva em termos financeiros nesse momento tão delicado? Pense que, por exemplo, se for necessário contratar alguém para cuidar dos filhos ou recorrer a algum tipo de apoio psicológico, ele precisará de recursos.
Ter conhecimento de que, mesmo vivendo a dor da perda, a pessoa com quem você dividiu a vida terá condições financeiras de seguir adiante e se manter é realmente tranquilizante, não é mesmo? Esse é mais um motivo para contratar seguro de vida!
5. Garantia de cobertura em caso de doenças graves
Muitas apólices incluem a indenização em caso de diagnóstico de doença grave no segurado, porém tal condição deve constar nas especificações do contrato. Como não podemos prever o futuro, é um item que pode ser estudado por você como crucial no momento da assinatura do contrato.
Você sabia que um simples medicamento usado no tratamento de esclerose múltipla tem um custo médio de 6 mil reais em média? É preciso lembrar ainda da dificuldade que existe em conseguir esse tipo de medicação na rede privada, na rede pública então…
Com base nesses gastos, basta fazer o seguinte cálculo: é possível para um aposentado que recebe um teto da previdência (entre 5 e 6 mil reais) conseguir arcar com uma despesa desse tipo? Ao pesar a aquisição desse tipo de apólice deve-se pensar ainda que muitas pessoas perdem a vida em virtude do agravamento de doenças que poderiam ser tratadas se houvesse um preparo financeiro para tal, ao longo da vida.
6. Resgate do valor aplicado
A crise que afeta a economia brasileira há alguns anos e se intensificou no último permite que percebamos que não são poucos os brasileiros em busca de uma alternativa no mercado financeiro que mescle investimento e proteção familiar. O seguro de vida tem justamente essa característica principal do seguro de vida resgatável — o que explica sua grande adesão na atualidade.
Essa modalidade, porém, é pouco conhecida até mesmo por aqueles que entendem de aplicações financeiras. Corresponde a um seguro de vida que possui as mesmas bases de um seguro tradicional, porém que permite a constituição de uma reserva com uma porcentagem dos valores aplicados, e a possibilidade de resgate deste montante no caso de cancelamento do seguro.
Esse resgate pode ser solicitado no final do prazo de carência, que são 24 meses, e precisa respeitar os percentuais autorizados pela regra que rege o produto. Válido ressaltar que o montante da reserva é corrigido pela inflação e por uma taxa de juros atuarial.
Além disso, o valor aplicado segue para um fundo de resgate, que pode gerar excedentes financeiros. Nesse caso, você contará com um rendimento ainda mais elevado o que é certamente mais um grande motivo mais um excelente motivo para contratar seguro de vida.
-
Despesas médico-hospitalares reembolsadas.
Quando o seguro de vida é bom, ele dá a garantia de reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas durante o tratamento médico do segurado — o que se limita, obviamente, ao capital segurado.
As vantagens podem ser maiores que estar vinculado a procedimentos terapêuticos operados por planos de saúde, pois nesses termos, você estará livre para escolher o profissional que irá lhe atender.
8. Isenção de Imposto de Renda
É interessante contratar um seguro de vida em virtude da não incidência de tributos sobre o pagamento da indenização.
Quando é realizado o pagamento de uma indenização, essa precisa ser declarada no IR, mas não há incidência de imposto.
9. Despesas funerárias
Auxílio funeral e assistência nesse momento consistem em outras coberturas de caráter de prevenção que são cruciais nesse seguro. É preciso, porém, conhecer a diferença entre esses termos para entender o que será disponibilizado aos beneficiários em caso de sinistro.
O auxílio funeral consiste no recebimento de reembolso dos gastos relativos ao funeral. Os prestadores podem ser escolhidos pelos beneficiários e as notas fiscais dos serviços precisam ser apresentadas à seguradora para que o reembolso seja concedido.
A assistência, por sua vez, é um serviço complementar para custeio das despesas do funeral. No caso da assistência, a seguradora seleciona os fornecedores e paga diretamente pelas despesas referentes ao funeral e sepultamento do corpo. Nos dois casos há um valor máximo observável em contrato para cobertura dos custos.
Esses são alguns motivos pelos quais o seguro de vida figura como uma apólice que gera segurança, tranquilidade e retorno ao segurado e beneficiários.
O seguro de vida te parece um bom investimento? Que tal buscar uma apólice qeu melhor se encaixe em seu perfil e de sua família?
COOPBANK e você!