Quando falamos em protagonismo no mundo corporativo, falamos em um profissional que sabe da responsabilidade que possui na alavancagem de sua própria carreira.
Isso significa que sua evolução e desenvolvimento enquanto profissional não depende exclusivamente da sua empresa, ou mesmo do seu chefe.
É o oposto: você assume responsabilidades, toma decisões com autoconfiança e tem compromisso com suas metas e resultados.
Protagonismo e construção da carreira
A área de gestão de pessoas de uma empresa, também conhecida como Recursos Humanos (RH), é aquela que lida com o material humano que irá compor o time, por isso seu trabalho também consiste em identificar profissionais que possam agregar a empresa e que possuam coincidência de cultura e pensamento com a instituição.
Essa área vem buscando cada vez mais funcionários que saibam atuar em liberdade, porque tem em mente justamente a ideia de protagonismo e autodesenvolvimento.
É ela quem oferece ferramentas adequadas, com um time que investe em um plano de ação no qual será investido tempo.
E aí precisam estar mesclados busca por evolução pessoal e profissional. Essa é a aprendizagem do processo.
Cabe a empresa disponibilizar treinamentos e cursos para seus colaboradores, mas cabe ao colaborador ser um indivíduo ativo e agente capaz de trabalhar em prol de sua própria alavancagem.
A autonomia é, portanto, parte desse processo. O colaborador passa a ter a sua autonomia e gerir as suas decisões, porém é aí que entra a gestão de consequências.
Ou seja, cabe ao indivíduo buscar se aprimorar ao máximo, conhecer o seu trabalho, o seu produto e ser crítico em suas próprias decisões e escolhas, pois caso não o faça, será também o senhor de seus resultados, que se limitados e limitando o crescimento da empresa pode gerar repreensões ou demissão.
Dê uma olhada nesse artigo >> Entrevista de emprego no Mercado Financeiro: Como Se Destacar?
Estou pronto para ser um protagonista da minha própria carreira?
Vamos refletir:
- Você acredita que está pronto para uma conjuntura de
autoaprendizagem? - Você acredita que pode gerir o seu próprio conhecimento?
- Você costuma avaliar as tendências do mercado para saber se seus
conhecimentos estão compatíveis? - Você acha que a empresa deve tomar as rédeas da situação e
mostrar ao empregado o que fazer e como se manter no mercado?
É preciso avaliar a sua postura porque a maneira como as empresas e empregadores se comportam vem mudando vertiginosamente.
Se você procura uma nova posição no mercado ou mesmo uma primeira experiência, faça uma autocrítica, pense sobre você, seu perfil, o quanto você se conhece… Estude e invista em conhecimento
que agregue à função que deseja ocupar e além disso, invista em autodesenvolvimento. Se reconheça!
A aprendizagem tem fim?
A aprendizagem, podemos dizer, é uma jornada sem fim. Nunca poderemos afirmar que já sabemos o suficiente! Até porque todos os dias novas coisas acontecem no mundo e em todas as áreas dele.
Logo, sempre haverá algo novo a se refletir e interiorizar.
A tecnologia também cria novos conhecimentos constantemente.
Enquanto isso, outros caem em obsolescência.
Se você entende isso e reconhece a importância do conhecimento para seu crescimento, você é um profissional Lifelong Learners.
Essa expressão retrata justamente aquele indivíduo que nunca para de buscar novos conhecimentos e novas competências. Afinal, a graduação não deve ser o final de tudo.
Como investir na carreira?
Primeiramente você precisa saber onde está nela. Analisar como está a sua carreira hoje é o primeiro passo para evoluir.
A partir de então, precisa refletir sobre o que deseja alcançar, que metas quer colocar e onde quer chegar.
Você chegará ao gap – lacuna de desenvolvimento – entre o que pode ser real e o que é sonho.
Você pode pedir feedbacks a gestores, colegas de trabalho e mesmo amigos ou familiares, com humildade, é claro, e disposto a ouvir.
A partir de então, com base na análise de tudo o que ouviu, elabore o seu plano de desenvolvimento, com ações que não se foquem somente no estudo formal, mas em segmentos pessoais.
Muitas empresas têm adotado a seguinte metodologia:
- 70/ 20/ 10: nesses termos, a aquisição de conhecimentos se dá da seguinte maneira:
1) 70% é proveniente das experiências de vida do indivíduo
2) 20% é proveniente das trocas com outros indivíduos
3) 10% refere-se à aprendizagem formal - Seu conhecimento precisa ser transformado em performance!
Como se desenvolver profissionalmente?
- Para se desenvolver você precisa estudar e treinar.
- É preciso explorar o seu potencial, sempre! Eduque-se, porque é com essa dica que você alarga suas possibilidades, pensa novas coisas e formas de fazer, aprende e age.
- Esforce-se e alcance os objetivos que almeja.
Você é protagonista da sua própria carreira? Ainda não? Que tal mudar de atitude?