Protagonismo: o que a empresa espera de seus colaboradores

Quando falamos em protagonismo no mundo corporativo, falamos em um profissional que sabe da responsabilidade que possui na alavancagem de sua própria carreira.

Isso significa que sua evolução e desenvolvimento enquanto profissional não depende exclusivamente da sua empresa, ou mesmo do seu chefe.

É o oposto: você assume responsabilidades, toma decisões com autoconfiança e tem compromisso com suas metas e resultados.

Protagonismo e construção da carreira

A área de gestão de pessoas de uma empresa, também conhecida como Recursos Humanos (RH), é aquela que lida com o material humano que irá compor o time, por isso seu trabalho também consiste em identificar profissionais que possam agregar a empresa e que possuam coincidência de cultura e pensamento com a instituição.

Essa área vem buscando cada vez mais funcionários que saibam atuar em liberdade, porque tem em mente justamente a ideia de protagonismo e autodesenvolvimento.

É ela quem oferece ferramentas adequadas, com um time que investe em um plano de ação no qual será investido tempo.

E aí precisam estar mesclados busca por evolução pessoal e profissional. Essa é a aprendizagem do processo.

Cabe a empresa disponibilizar treinamentos e cursos para seus colaboradores, mas cabe ao colaborador ser um indivíduo ativo e agente capaz de trabalhar em prol de sua própria alavancagem.

A autonomia é, portanto, parte desse processo. O colaborador passa a ter a sua autonomia e gerir as suas decisões, porém é aí que entra a gestão de consequências.

Ou seja, cabe ao indivíduo buscar se aprimorar ao máximo, conhecer o seu trabalho, o seu produto e ser crítico em suas próprias decisões e escolhas, pois caso não o faça, será também o senhor de seus resultados, que se limitados e limitando o crescimento da empresa pode gerar repreensões ou demissão.

Dê uma olhada nesse artigo >> Entrevista de emprego no Mercado Financeiro: Como Se Destacar?

Estou pronto para ser um protagonista da minha própria carreira?

imagem mostrando o protagonismo através de um personagem

Vamos refletir:

  • Você acredita que está pronto para uma conjuntura de
    autoaprendizagem?
  • Você acredita que pode gerir o seu próprio conhecimento?
  • Você costuma avaliar as tendências do mercado para saber se seus
    conhecimentos estão compatíveis?
  • Você acha que a empresa deve tomar as rédeas da situação e
    mostrar ao empregado o que fazer e como se manter no mercado?

É preciso avaliar a sua postura porque a maneira como as empresas e empregadores se comportam vem mudando vertiginosamente.

Se você procura uma nova posição no mercado ou mesmo uma primeira experiência, faça uma autocrítica, pense sobre você, seu perfil, o quanto você se conhece… Estude e invista em conhecimento

que agregue à função que deseja ocupar e além disso, invista em autodesenvolvimento. Se reconheça!

A aprendizagem tem fim?

A aprendizagem, podemos dizer, é uma jornada sem fim. Nunca poderemos afirmar que já sabemos o suficiente! Até porque todos os dias novas coisas acontecem no mundo e em todas as áreas dele.

Logo, sempre haverá algo novo a se refletir e interiorizar.

A tecnologia também cria novos conhecimentos constantemente.

Enquanto isso, outros caem em obsolescência.

Se você entende isso e reconhece a importância do conhecimento para seu crescimento, você é um profissional Lifelong Learners.

Essa expressão retrata justamente aquele indivíduo que nunca para de buscar novos conhecimentos e novas competências. Afinal, a graduação não deve ser o final de tudo.

Como investir na carreira?

Primeiramente você precisa saber onde está nela. Analisar como está a sua carreira hoje é o primeiro passo para evoluir.

A partir de então, precisa refletir sobre o que deseja alcançar, que metas quer colocar e onde quer chegar.

Você chegará ao gap – lacuna de desenvolvimento – entre o que pode ser real e o que é sonho.

Você pode pedir feedbacks a gestores, colegas de trabalho e mesmo amigos ou familiares, com humildade, é claro, e disposto a ouvir.

A partir de então, com base na análise de tudo o que ouviu, elabore o seu plano de desenvolvimento, com ações que não se foquem somente no estudo formal, mas em segmentos pessoais.

Muitas empresas têm adotado a seguinte metodologia:

  • 70/ 20/ 10: nesses termos, a aquisição de conhecimentos se dá da seguinte maneira:

    1) 70% é proveniente das experiências de vida do indivíduo
    2) 20% é proveniente das trocas com outros indivíduos
    3) 10% refere-se à aprendizagem formal

  • Seu conhecimento precisa ser transformado em performance!

    Como se desenvolver profissionalmente?

  • Para se desenvolver você precisa estudar e treinar.
  • É preciso explorar o seu potencial, sempre! Eduque-se, porque é com essa dica que você alarga suas possibilidades, pensa novas coisas e formas de fazer, aprende e age.
  • Esforce-se e alcance os objetivos que almeja.

Você é protagonista da sua própria carreira? Ainda não? Que tal mudar de atitude?

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