Setembro Verde é uma Campanha que assinala a importância da promoção da inclusão e da acessibilidade da pessoa portadora de algum tipo de deficiência.
Recentemente, uma série de diferentes campanhas vêm sendo promovidas ao longo do ano – Fevereiro Roxo, Abril Azul, Junho Vermelho, Agosto Dourado, são apenas alguns poucos exemplos dessas iniciativas que visam conscientizar a sociedade sobre a prevenção de doenças, o acolhimento de determinados grupos e a importância de determinadas ações – como a doação de sangue, a título de exemplo.
É possível que você já tenha ouvido falarem a respeito do Setembro Amarelo, campanha que nasceu com o intuito de alertar as pessoas em relação ao suicídio, mas será que você já conhece o significado do Setembro Verde? Se você não conhece acompanhe esse post e conheça a importância dessa campanha.
O setembro verde nos alerta e relembra a importância de pensarmos sobre a inclusão social de pessoas com deficiência.
Seu objetivo principal é o de reafirmar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é comemorado no dia 21 de setembro. Por esse motivo, o mês de setembro também é inteiramente dedicado à campanha Setembro Verde. Em todos os dias do ano, mas especialmente nesse mês, é reforçada a importância da luta por direitos e por maior inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência, uma vez que muitos dos direitos básicos dessas pessoas continuam sendo ignorados.
Os direitos básicos aos quais nos referimos circundam o acesso à saúde e ao bom atendimento em todas as especificidades, a educação inclusiva, que garante que crianças e adultos sejam atendidos em suas demandas e deficiências e tenham o direito de aprender com qualidade, ao mercado de trabalho, que não abrange e emprega toda a classe e, por fim, mas não menos importante, ao lazer, direito de todos, sem distinção. A falta de atenção a esses direitos somada à intolerância e ao preconceito podem fazer com que a pessoa com deficiência desencadeie depressão, traumas, crises de ansiedade, ou mesmo sintam-se inferiores aos demais membros da sociedade. Nesse sentido, a campanha do Setembro Verde também se relaciona intimamente à campanha do Setembro Amarelo, já que o cuidado com a saúde mental deve ser, igualmente, prioridade no cuidado à causa PCD.
Ao pensarmos nessa causa, devemos nos perguntar se estamos, o quanto estamos e de que forma estamos contribuindo para tornar a sociedade mais inclusiva. É preciso que cobremos aos políticos e dirigentes que façam mais pela classe, além disso, precisamos estar a par dos debates e leis que se relacionam a estas duas campanhas. Precisamos nos posicionar na sociedade e sobre os problemas dela, com a finalidade de criarmos uma sociedade melhor e mais estruturada emocional e psicologicamente.
Por isso, políticas públicas de inclusão e acesso precisam ser acompanhadas de políticas de prevenção e apoio psicológico, já que pessoas com deficiência ainda enfrentam situações constantes de discriminação e preconceito.
A campanha deve estimular que as percepções e os estereótipos sobre as pessoas com deficiência sejam modificados e que o respeito e ampliação de direitos sejam alvo social. Que tal lutar por essa causa justa?
Se você gostou desse conteúdo, lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos para que se torne acessível a todos.
Leiam outros artigos também de grande relevância relacionados ao mês de setembro clicando nos links abaixo:
21 de Setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. – Coopbank
Dia Nacional dos Surdos — Português (Brasil) (www.gov.br)
Suicídio: Um Mal Silencioso – Setembro Amarelo 2020, O Que Podemos Fazer A Respeito? – Coopbank
Setembro vermelho: campanha sobre cuidados com a saúde do coração – Coopbank