Trabalhar em um banco: cargos, ocupações e suas exigências.

Você gostaria de trabalhar em um banco, mas não sabe bem como tornar esse sonho realidade? Então esse artigo é pra você! Nós queremos te ajudar nesse percurso para alcançar a tão sonhada vaga de emprego em uma instituição financeira!

Em primeiro lugar, é fundamental entender que o primeiro passo para ocupar uma vaga em instituições bancárias é conquistar sua certificação financeira, seja ela CPA-10, CPA-20 ou CEA. Elas são decisivas para um currículo atrativo quando o assunto é a entrevista de emprego. Além disso, as certificações são cruciais também para promoções, já que alguns cargos têm como exigência a certificação CPA-20 ou mesmo a CEA.

Além das certificações e do conhecimento técnico, é necessário também desenvoltura, carisma e boa condição de trabalho com o público. Isso acontece porque em alguns cargos, você precisará lidar diretamente com o atendimento ao público, bem como com a comercialização de produtos bancários, sempre com o nível de competitividade e pressão bem altos. As metas serão seu foco e medirão sua produtividade.

Você deve saber que há três tipos de bancos com características diferentes:

bancos comerciais, que buscam obter recursos à prazo ou à vista.

bancos de investimento, que captam recursos à prazo, apenas.

bancos múltiplos, que fazem operações em carteiras múltiplas.

Com ênfase nas características dos três bancos, fica mais fácil escolher aquele que melhor se adequa ao seu perfil profissional.

Como é o trabalho do bancário?

A função do bancário passou por uma grande diversificação com os recentes avanços tecnológicos e vêm se resignificando após o contexto de pandemia, enfrentado desde o ano de 2020. Desde o ano de 2017 mudanças no mercado financeiro também impactaram a função e vimos a ascensão e fortalecimento de atividades dessa categoria no mundo digital e, principalmente após o Covid-19, na forma de trabalho Home Office.

O bancário é o profissional que cuida das rotinas de saques, pagamentos e atendimento ao cliente, análise de investimentos, concessão de empréstimos e crédito e, além disso, trabalha com a comercialização de produtos bancários, tais quais os planos de capitalização, os próprios investimentos, seguros em geral e consórcios para bens diversos.

Nas agências físicas efetuam aberturas de contas, operações gerais relativas a cartões cartão de crédito e débito, fechamento de caixa e resoluções de problemas gerais que possam ser apresentadas por clientes ou seus procuradores. É possível perceber que as funções do trabalho do bancário são diversas.

Essa diversidade exigida por instituições financeiras na busca por profissionais a ocuparem essas vagas requer dos futuros bancários versatilidade e domínio de determinadas ferramentas e, principalmente, certificações, que os habilitam a crescer no mercado financeiro. A necessária versatilidade do bancário e as múltiplas funções que deve desempenhar nos levam a compreender a existência também de uma diversidade de cargos, por isso é importante conhece-los, assim como alguns requisitos para acessá-los se você deseja trabalhar em um banco.

Os cargos em um banco

Primeiramente é importante explicar que os bancos podem possuir nomenclaturas diferentes para cargos que exercem funções semelhantes ou iguais e nem todos os bancos possuem todas as funções abaixo, já que  muitas dessas instituições vêm passando por resstruturações dos modelos de carreira. Por isso, ao buscar vagas, foque sempre nas atribuições da cada cargo e no plano de carreiras de cada banco.

1. Estagiário

Esse é o cargo ideal para que ainda está cursando alguma graduação, ou seja, é um cargo muito válido a quem busca uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. A depender do processo seletivo e de quem o gerencia, podem ser estagiários estudantes de graduações diversas e não somente da área de finança, como, por exemplo, Gestão de RH, Direito, TI, Direito e Administração. Os estagiários prestam auxílio aos clientes nos terminais, efetuam pré-vendas de alguns produtos e direcionam clientes ao atendimento que necessitam. Eles podem ainda verificar os documentos que o cliente possui em mãos para apontar a falta de algum que seja necessário para o atendimento. Uma dica valiosa é investir em certificações, pois elas são diferenciais mesmo na concorrência de uma vaga ao estágio, em algumas ocasiões podem ser pedidas como pré-requisito. Um pontapé é apostar na CPA-10, porém, a CPA-20 pode ser o diferencial entre você e outro candidato.

2. Caixa

No caixa os operadores são responsáveis por realizar o atendimento ao público, operam saques, cuidam dos depósitos e também possuem metas para venda de determinados produtos bancários. Em alguns casos, auxiliam os clientes a fazerem transferências e operações nos caixas eletrônicos. Aos profissionais que ocupam esse cargo é exigida a certificação CPA-10, no mínimo. Também é necessário cursar ou ter cursado alguma graduação.

3. Atendente comercial/ Agente de negócios

O Atendente comercial fica responsável por captar clientes e atendê-los, apresentando-lhes produtos do banco. Eles possuem metas, assim como os demais funcionários. A certificação CPA-10 pode ser também uma exigência para preencher a vaga e cursar ou ter cursado uma graduação é regra.

4. Agente comercial

Todos os colaboradores do banco devem ter conhecimento em comercialização de produtos bancários, por isso todas as funções no banco considera a importância de possuir conhecimento em vendas.  Esse é o caso do agente comercial, que faz com que o cliente evolua no banco e encontre o melhor produto. Esse cargo exige a certificação CPA-20 e estar cursando ou ter cursado graduação.

5. Gerente

É um cargo de confiança e alto na carreira bancária. Há vários tipos de gerentes níveis de gerência em um banco, e cada profissional se responsabiliza por um setor ou equipe dentro da empresa. Para se tornar um gerente é necessário, além das certificações, possuir graduação, desejável pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento e, sobretudo, experiência, muita experiência. O gerente precisa construir uma carreira sólida no banco, passando por cargos anteriores à função e precisa dominar determinadas soft skills.

Para se tornar um bancário é preciso esforço e conhecimento prévio do que deseja para si e sua carreira, por isso, estude as instituições pelas quais mais se interessa, busque opiniões de funcionários e escolha lutar por aquilo que melhor se adequa ao ser perfil profissional.

Coopbank e você, para você!

 

 

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas