Transações financeiras duvidosas e fraudes? Nunca mais!

É certo que se há transações financeiras em meio a Instituições de crédito e finanças há sempre espaço e tentativas de fraudes. Por isso, essas corporações devem estar a todo o tempo pronto para lidar com essas tentativas, principalmente no contexto em que se encontram atualmente: em um mundo especialmente digital e que, por esse motivo, têm a cada dia um aumento significativo de transações digitais.

O sucesso do mundo digital e a popularização do internet banking pelos usuários de serviços financeiros abriu espaço para um crescente aumento de registros de fraudes. Estima-se que em média 80% dos correntistas façam uso de aplicativos de bancos como forma de facilitação da rotina diária, sem precisarem recorrer às assustadores filas das agências bancárias.

A grande utilização dos meios digitais para rápidos acessos à conta bancária, aos extratos e realização de transações é também causa direta para o aumento das fraudes verificadas. Ao passo que as fraudes crescem, aumenta paralelamente a preocupação com os prejuízos causados por elas às Instituições financeiras.

Nesse contexto, investimento e prevenção passaram a fazer parte de uma mesma linha de raciocínio, com o intuito de reduzir os prejuízos, proteger as empresas, assim como os clientes.

Pensando nesse problema que parece cada vez mais atual se considerarmos a quantidade de golpes que surgem a cada dia, a Coopbank preparou um post bem legal que trata um pouco sobre essas práticas no meio financeiro e algumas propostas pensadas e adotadas para vencer esse problema!

  • Corporações financeiras e fraudes: dados

No ano de 2011, dados da Polícia Federal apontavam a ocorrência diária de 2,4 mil fraudes contra instituições financeiras e de ordem virtual. Entre os anos de 2014 e 2015, somente três anos depois, o CERT alertava que esses números haviam se expandido, e já eram cinco vezes maiores.

O uso alargado do home banking pelos clientes vem em conjunto a  números bastante chocantes, que parecem crescer quando se recorre às reclamações realizadas ao Banco Central – BACEN – sobre quebra do sigilo e segurança desses canais ofertados pelas instituições financeiras via rede. Os anos de 2016 e 2017, por exemplo, apontaram um expressivo aumento de 297% de reclamações.

  • A importância da prevenção de fraudes nas instituições financeiras

Fraudes são extremamente danosas e sempre constituem prejuízos. Em determinados casos, como naqueles das instituições bancárias, por exemplo, os déficits em dinheiro podem bater milhões, em cifras. Os prejuízos resultantes das mesmas e o excelente e seguro atendimento a seu cliente são, dessa forma, motivos suficientes para que essas corporações permaneçam alertas as melhores e mais eficazes formas de prevenção a esse tipo de prática.

Pensando nisso, os bancos e startups vêm se preparando para enfrentar essa situação. Criam e implementam mecanismos de combate às fraudes.

Além disso, vale ressaltar que quando uma instituição não é considerada segura pelo seu cliente ou grande público os prejuízos no que diz respeito a sua marca e a sua credibilidade no mercado podem ser ainda maiores do que episódios de fraudes, em si.

Nesse sentido, a falta de segurança, além de gerar uma série de fraudes passíveis de indenização e processos judiciais, poderá queimar a empresa no mercado, o que afastará não só possíveis clientes, mas aqueles que já fazem parte das carteiras do banco ou instituição.

As pessoas buscam segurança em qualquer compra ou transação que fazem!

Por isso, soluções de prevenção são sempre ótimas apostas, pois representam segurança frente aos clientes e futuros clientes, estabilidade a imagem e economia no quesito finanças.

  • Algumas formas de prevenção:

  • Clientes conscientes

Você sabia que a expressiva maioria das fraudes que acontecem através de transações via internet banking se dão em virtude de falha humana?

Sim, é isso mesmo! Por esse motivo, é importantíssimo que exista um trabalho de conscientização e de orientação do cliente sobre o uso dessa via.

É importante manter a comunicação com o cliente, refrescando sua memória sobre a possibilidade de fraudes. Para tal, vale emitir constantes alertas contra ofensivas de invasores que quando conectados ao aparelho do cliente, a partir de um SMS falso ou de um link infectado, podem acessar todos os seus dados digitados na página ou aplicativo do banco…

  • Big Data

Essa ferramenta se tornou uma aliada das instituições financeiras, pois reúne várias informações, que quando cruzadas, identificam padrões e tendências. O Big Data é crucial porque possibilita uma análise mais completa das informações que se dão em transações virtuais. Uma análise acertada dá conta de uma maior assertividade na identificação de fraudes e quanto mais cedo são identificadas, menos prejuízos causam.

  • Cartões Virtuais

Os cartões virtuais também são uma nova tendência que funciona como uma ótima forma de combate a fraudes. Como isso ocorre? Esses cartões possuem uma validade garantida por um curto prazo de tempo e só podem ser utilizados em uma compra, ou seja, após essa compra o cartão está automaticamente invalidado. Essa prática impossibilita sucessivas compras posteriores em uma situação de roubo de dados do cliente. Caso o cliente opte por adquirir um outro produto na Internet, ele precisará gerar um novo cartão, fazendo o lançamento de seus dados novamente.

  • Biometria

Essa é uma outra modalidade de proteção e identificação bastante segura para operações financeiras. A biometria é utilizada como complementar às soluções de fraude. Com o uso da identificação digital, clientes sem autorização e não clientes ficam impossibilitados de acessarem a conta de outros correntistas.

  • TI em evolução

A evolução da Tecnologia da informação vê ganhando muito espaço no mundo financeiro e promete que as transações se tornarão ainda mais seguras nos aplicativos dos bancos. Esse método vêm sendo aos poucos empregados nos sistemas bancários.

  • Camadas de segurança

As ‘camadas’ de segurança são múltiplas e vêm sendo aplicadas como novas formas de fazer valer a segurança das transações de seus clientes. Biometria, criptografia de dados, identificação da localização de quem solicita a transação, mensagens e códigos de segurança enviados por mensagem para número cadastrado, dentre outras opções. Afinal, somente senha numérica e aplicativo da instituição já não são, sozinhos, garantia de segurança.

Quando o assunto é transação financeira é sempre preciso prevenir e é pensando nisso que instituições comprometidas com seus clientes e com sua imagem frente ao mercado vêm trabalhando. É por esse motivo que essas corporações se preocupam e valorizam cada vez mais possibilidades que os auxiliem no combate a operações fraudulentas.

Esteja sempre atento:

  • segurança dos sites que acessa na rede
  • símbolo do cadeado situado no URL da página
  • links e mensagens suspeitas de promoções

Lembre-se também de nunca fornecer seus dados para desconhecidos!

Em caso de mensagem ou contato suspeito, contate o seu gerente ou banco e caso acredite ou tenha certeza de que está sendo vítima de algum tipo de fraude ou golpe, entre o mais rápido possível em contato com a sua instituição.

Ajude a sua instituição bancária na prevenção de fraudes!

 

 

 

 

 

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