Verdades e mentiras sobre o crédito consignado

aqueles indivíduos que estão em busca de uma opção de empréstimo mais saudável, com taxas que não se apresentam como nocivas à saúde financeira, tais como o empréstimo pessoal, ou o cheque especial, por exemplo.

Enquanto o cheque especial tem em média 322% de taxa de juros/ano e o empréstimo pessoal 120%/ano, o consignado atinge uma média atual de 23% aproximadamente.

A oferta dessa modalidade de empréstimo pode ser feita tanto por bancos quanto por instituições financeiras ou fintechs.

Quem pode ter acesso a esse tipo de empréstimo?

• Funcionários do setor privado
• Funcionários do setor público
• Beneficiários do INSS

Por que essa modalidade é mais barata para quem usufrui?

Quando se opta pelo empréstimo consignado é posto que aquele indivíduo que irá usufruir do mesmo é pertencente a um dos três grupos mencionados acima.

Por esse motivo, ao buscar o consignado, o cliente aceita que a instituição concedente opere o desconto das parcelas mensais que quitam o seu empréstimo direto de sua folha de pagamento.

Essa maneira e operar o empréstimo o torna mais seguro para a instituição, pois reduz a taxa de inadimplência.

Além disso, na modalidade do crédito consignado, há uma análise anterior operada pela instituição, que com base na fonte pagadora e na conta-salário do cliente, consegue perceber de forma mais apurada o comportamento financeiro do mesmo, evitando futuros problemas.

Ainda que seja uma modalidade atrativa e procurada, muito ainda se questiona sobre ela, por isso vamos as verdades e mentiras sobre seu funcionamento.

É verdade que preciso ser CLT ou funcionário público para ter acesso a esse tipo de empréstimo?

SIM. É VERDADE!

Como já falamos anteriormente, esse tipo de crédito é concedido apenas a trabalhadores com algum tipo e vínculo empregatício, seja ele da esfera pública ou privada, além dos beneficiários do INSS.

Isso se deve ao fato de ser um empréstimo baseado na segurança do desconto direto da folha de pagamento, o que o torna mais atrativo.

O salário que recebo é uma garantia?

VERDADE!

Ele é a garantia para que o crédito seja liberado, pois o vínculo empregatício garante o desconto mensal na folha.

Posso realizar a solicitação de qualquer valor?

MENTIRA!

Todo indivíduo que possui direito ao empréstimo tem a possibilidade de comprometer apenas 30% de sua renda líquida referente a cada mês com um consignado.

A regra está disposta na lei 10.820/2003.

A finalidade da mesma é a de proteger o consumidor em relação aos seus próprios gastos, assim como evitar a inadimplência, permitindo que eles façam empréstimos que possam ser quitados.

A solicitação do empréstimo consignado deve ser feita apenas no banco em que o indivíduo é correntista.

MENTIRA!

Indivíduos do setor privado e do setor público podem efetuar seus empréstimos em qualquer instituição. Além disso, caso ele efetue o empréstimo em instituição x e queira mudar para y, também é possível.

Não é necessária análise de crédito em caso de empréstimo consignado

MENTIRA!

A análise de crédito é indispensável para a determinação do valor a ser liberado.

Sua liberação só é realizada após análise completa das informações bancárias do cliente, o que torna essa modalidade até mais criteriosa que outras disponíveis no mercado financeiro.

A análise interfere, inclusive, na determinação das taxas de juros para cada cliente, considerando a forma como se comporta a instituição a qual o tomador de empréstimo está vinculado.

Caso eu seja demitido, meu empréstimo será suspenso.

MENTIRA!

Existem cláusulas contratuais que respondem a esse tipo de situação no contrato sobre o empréstimo consignado.
Parte do valor que responde pelo acerto demissional é direcionado para a quitação das parcelas, desde que não ultrapasse 30% do montante.

Por isso, é necessário que o tomador esteja atento a essa questão para que não seja pego desprevenido.

Posso ter mais do que um empréstimo consignado

VERDADE!

Como o empréstimo consignado está diretamente ligado ao comprometimento da renda, o cliente pode solicitar mais do que um empréstimo.

Novamente, salientamos que é necessário que a renda comprometida não ultrapasse os 30%.

Dessa maneira, não importa quantos contratos o cliente tem, mas sim quanto de sua renda eles comprometem.

Porém, é preciso que o cliente se atente ao fato de que cada análise empreendida e empréstimo tomado torna as chances de usufruir de melhores condições relativas a taxas menores.

Isso ocorre porque a instituição financeira irá considerar todo o comportamento e movimentação financeira do cliente.

Gostou dessas informações sobre crédito consignado? Tem mais alguma verdade ou mito sobre essa modalidade que queira compartilhar?

Arrasta pra cima e comenta aqui!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas